28/09/2010

Lisboa alarga sistema de recolha selectiva porta a porta

In Público (28/9/2010)
Por Marisa Soares

«São já 35 as freguesias de Lisboa abrangidas, embora não na totalidade, pelo método de recolha selectiva de lixo porta a porta. O sistema abarca cerca de 25 por cento das habitações da capital, às quais se juntaram ontem as de São Sebastião da Pedreira. O objectivo da autarquia é alargar este método de recolha a toda a cidade até 2014.

Com o novo sistema, são atribuídos a cada edifício e a cada loja um contentor de tampa azul (para o papel) e outro de tampa amarela (para embalagens). A excepção vai para os edifícios sem espaço para acolher contentores, nos quais é permitida a deposição do lixo em sacos, pagos pelos munícipes. Os contentores têm de ser postos na rua entre as 19h e as 23h, respeitando os dias definidos para cada fracção.

A recolha tem início às 23h e é repartida: três dias para o lixo indiferenciado (terça-feira, quinta e sábado), dois dias para as embalagens (segunda e sexta) e um dia para o papel (quarta). Os recipientes têm de ser postos no interior dos edifícios até às 10h do dia seguinte. Na rua ficam apenas os vidrões (vidro) e pilhões (pilhas).

Em comunicado, a Câmara de Lisboa revela que o sistema abrange 4800 habitações e 955 lojas em São Sebastião da Pedreira. Com a aposta no alargamento do sistema, Lisboa diferencia-se do município vizinho, Oeiras, onde a câmara decidiu abandonar, em Maio de 2009, a solução que tinha em vigor há 14 anos. Apesar de ter sido pioneira a nível nacional na recolha selectiva porta a porta, a autarquia de Oeiras decidiu recuar e enterrar os contentores na via pública, alegando problemas de gestão e viabilidade económica do anterior sistema. Na altura, esta decisão mereceu críticas por parte de alguns moradores e também da Quercus.

Agora, esta associação ambientalista congratula-se pelo início da recolha selectiva porta a porta em São Sebastião da Pedreira. "A Câmara Municipal de Lisboa tem sido um exemplo para todo o país", ao reconhecer "as inquestionáveis vantagens" deste método, sustenta a Quercus, num comunicado de ontem. Desde o início de Setembro que a autarquia tem realizado acções de sensibilização e informação junto da comunidade local.»

8 comentários:

Anónimo disse...

Aconselho a QUERCUS a visitar as freguesias da Graça e Socorro, onde foi implantada esta ideia peregrina da recolha selectiva. Se tiverem um minimo de senso sobre o que é qualidade de vida e normas de higiene, talvez mudem a sua opinião.

Anónimo disse...

Não percebi o que a recolha selectiva pode obstar à higiene. Em todos os países da Europa civilizada esse é o método de recolha do lixo e ainda mais restrito porque não há recolha de lixo indiferenciado todos os dias e o lixo é fiscalizado. Uma amiga na Suiça recebeu uma pesada multa por não ter separado o lixo!
Está na altura de acabar com os vidrões e papelões e todos os outros ões que mais não são que uma desculpa para deixar lixo na rua!

Anónimo disse...

na rua ficam apenas os vidrões... e aí é que está o problema. o lixo continua a amontoar-se junto dos vidrões. no fundo pouco mudou.

Pedro Carteiro disse...

Bom dia,

a recolha selectiva porta-a-porta é uma ferramenta, já utilizada em alguns países (algumas regiões de Espanha e em países mais desenvolvidos), que quando bem aplicada e adaptada às características especificas urbanas, sociais, culturais da região a aplicar permite:
- reduzir os custos globais com a recolha e destinos finais;
- aumentar drasticamente as quantidades de resíduos recolhidos e enviados para reciclagem;
- possibilidade de implementação da chamada taxa diferenciada de resíduos. Com a implementação da taxa diferenciada de resíduos dá-se a possibilidade do cidadão pagar menos pelos resíduos produzidos se estes forem separados para a recolha selectiva;
- maior salubridade porque há menos resíduos indiferenciados a circular;

Sugiro a leitura dos seguintes documentos:
Ecopontos versus porta-a-porta:
http://residuos.quercus.pt/scid/subquercus/defaultarticleViewOne.asp?categorySiteID=165&articleSiteID=296

Manual de Recolha Selectiva Porta-a-porta da Catalunha
http://residuos.quercus.pt/xFiles/scContentDeployer_pt/docs/DocSite1106.pdf

Recolha selectiva porta-a-porta no Município da Maia
http://residuos.quercus.pt/xFiles/scContentDeployer_pt/docs/DocSite2378.zip

Estudo Comparativo de Custos de Soluções de Tratamento e Destino Final de Resíduos Sólidos Urbanos
http://residuos.quercus.pt/xFiles/scContentDeployer_pt/docs/DocSite945.zip

Pedro Carteiro

Pedro Carteiro disse...

Olá novamente,

deixo aqui o meu email: pedrocarteiro@quercus.pt

e agradecia que o Sr. Carlos Leite de Sousa entrasse em contacto para podermos recolher informações sobre a situação referida. Essas informações são muito úteis nos contactos que vamos desenvolvendo com os serviços da CM Lisboa, no sentido de se caminhar para uma melhoria continua.

Obrigado,

Pedro

Anónimo disse...

ESTE ESQUEMA PORTA A PORTA É UM VERDADEIRO INIMIGO. Ok, eliminam-se os ecopontos e desaparece esse mau cheiro, mas termos que saber quando podemos ir deixar o plastico ou o papel ao caixote e termos que ficar com os sacos com esses materiais em casa até dia x é um obvio obstaculo a reciclar. A maioria das pessoas nao esta paa guardar o papel até ao dia da sua recolha, por exemplo..

Era tao mais facil ir logo ao ecoponto.
Não percebo como a QUERCUS defende isto? Será que nao percebe a complicação que é??

Infelizmente já há vezes em que nao reciclo.

Seria este o objectivo?

Anónimo disse...

Um exemplo : Um casal com filhos bébes que ainda usem fralda. Na Sexta-feira à noite colocam no caixote ou na rua, o saco do lixo comum. Só passado 3 dias o poderão voltar a fazer. Vão ficar no Sábado, Domingo e Segunda-feira, com fraldas sujas num caixote dentro de casa, tendo filhos bébes. Acham lógico, higiénico e saudável ?

Xico205 disse...

E no meu predio que tem quase 200 moradores? Vamos ter uma lixeira à porta? Se nos tirarem os 14 caixotes que temos!