22/09/2010

Conta da reconstrução do relvado de Belém será enviada a Sócrates

In Público (22/9/2010)
Por Carlos Filipe

«Quase um ano depois da cerimónia dos chefes de Estado e de Governo no âmbito da Cimeira Ibero-Americana, o que era verde é agora um deserto

Hoteleiros contra taxa de entrada e dormida a cobrar a turistas

A Assembleia Municipal de Lisboa votou, ontem, favoravelmente um pedido de explicações ao executivo camarário e uma eventual assunção de responsabilidade do gabinete do primeiro-ministro José Sócrates pelo pagamento das obras de requalificação do jardim e relvado fronteiros à Torre de Belém, em Lisboa. Aquele espaço ficou irremediavelmente danificado na sequência da cerimónia nocturna realizada numa tenda gigante que ali acolheu os chefes de Estado e de Governo, durante a Cimeira Ibero-Americana, a 1 de Dezembro de 2009.

A recomendação do Grupo Municipal do CDS-PP, que invoca a notoriedade do espaço fronteiro ao monumento classificado pela UNESCO como património mundial, expressa também "estupefacção" por a Câmara Municipal de Lisboa (CML) pretender levar a concurso a requalificação do espaço, sem que esteja definido se o Governo respeitou todas as normas de utilização do espaço público.

Aos centristas juntaram-se os deputados municipais do PSD, que, numa moção, manifestaram desagrado pelo "estado de degradação e abandono a que a CML votou os jardins da Torre de Belém", exigindo ao mesmo tempo uma intervenção urgente. O próprio Grupo Municipal do PS votou favoravelmente os dois documentos.

Não foi a primeira vez que foram pedidas explicações ao executivo camarário sobre esta questão. Em reuniões realizadas em Fevereiro, Maio e Setembro, o vereador centrista António Carlos Monteiro já tinha interpelado José Sá Fernandes, responsável do Espaço Público, para o estado de degradação ali patente. "Pantanal", "batatal" e "deserto" foram as sucessivas expressões utilizadas por Monteiro para classificar o estado do relvado. Sá Fernandes invocou os rigores do Inverno e alegou que não havia milagres para uma resolução célere do problema. Já a 8 de Setembro admitiu que o seu gabinete tem insistido junto de São Bento para o acerto de contas, pois já existe projecto de requalificação, estando para breve o lançamento do concurso da obra. [...]»

3 comentários:

A.lourenço disse...

Posso estar enganado no que vou dizer ,mas não me parece.O governo usou e abusou de parte do relvado da Torre de Belém.Danificou e não reparou, mostrou um enorme desprezo pelo local e pela cidade.Mas o governo utilizou apenas uma parcela do relvado , o restante relvado , a sua grande maioria foi deliberadamente abandonado pelos resposáveis pelo mesmo.Uma questão , embora interligada, nada tem a ver com a outra.Primeiro: se o Governo não fazia a reparação a CML deveria tê-la feito num prazo razoável e apresentado a conta a quem estragou o pedaço de terreno.Segundo : nunca deveria ter deixado morrer e degrado todo aquele grande relvado, que se degradou por desmazelo e não devido á cimeira do Governo ,que apesar de responsável pela degradação de uma parte,tem agora tem as costas largas e é acusado de tudo.O que se passa naquele terreno é o mesmo que se passa em tantas zonas verdes da cidade.Passou quase um ano, todas as estações do ano,que ao que parece foram, a par do Governo as responsáveis pela degradação criminosa do relvado.Agora vai gastar-se ,desnecessariamente, dinheiro na requalificação, muito mais que se gastaria na manutenção, que dará uma bonita e magnifica inauguração!
Não há responsáveis por este "crime" contra a cidade e desbaratar do dinheiro e do bem público?

Xico205 disse...

Tasse mm a ver que o Socrates paga. LOL
Ele até é serio e tudo.
Quanto muito manda uns Magalhães (que o Chavez não quis na Venezuela nem o Eduardo dos Santos em Angola) para a câmara, para os funcionarios e os filhos dos funcionarios brincarem com o e-escolinhas, e considerem-se com a divida paga.

Anónimo disse...

COMO NÃO FOI PUBLICADO, A VER SE AGORA VAI....


Claro que há responsáveis:

1º o tal gabinete que autorizou a montagem do "circo" sem prévia reunião com quem percebia da coisa.(a gente faz e depois alguém repara!!!).
quem assistiu a montagem deve-se recordar dos sulcos dos rodados dos trailers que por ali passaram e repassaram...crateras de quase meio metro de fundo, que claro arrebentaram com todo o sistema de rega!!!

2º depois veio o Turismo de lisboa a dizer que se tinha que fazer ali a passagem de ano, com o inerente atamancar do terreno, pela urgência de montar palcos e quejandos.
mais uns sulcozinhos nos relvados, bem como colocação de uma plataforma estavel para os palcos. Lembram-se das chuvadas que antecederam a passagem de ano? imaginem o impacto ao relvado para secar e drenar....
Depois o pisotear das pessoas que por ali fizeram a passagem de ano. E não foram poucas!!!!

3º e depois o s. pedro, que se calhar lixado com isto tudo, alagou todo o relvado com chuvas torrenciais e que acabaram com o resto.

NESTA ALTURA JÁ ESTAVA À MUITO TEMPO COMPROMETIDA QUALQUER REABILITAÇÃO DO RELVADO.

4º por ultimo, e já com o sistema de rega danificado - lembram-se?? - aparece outra vez o s. pedro com os calores estivais que acabaram com o resto que ainda estava verde.

ora já temos culpados!!!

aos primeiros e segundos ainda podemos apresentar a factura da requalificação que ai vem e que seria +/- barata se houvesse previsão daquilo que se ia fazer ao escolher aquele local para montar as tendas e o circo.

agora se paga o socrates ou o costa, isso é o menos importante.
O IMPORTANTE É QUE VAMOS PAGAR TODOS NÓS.

aquele que ainda continua anónim