09/08/2010

Isto é um quiosque de gelados ou um dispositivo de publicidade?

No ano passado uma marca de gelados castigou Lisboa com estes novos quiosques na forma do logo da própria marca (como a CML é permissiva!). Foi um ponto alto da Lisboa enquanto «PUBLI-CIDADE». Estas feias e intrusivas barracas foram implantadas sem qualquer critério de respeito pelo património da cidade (na Baixa, Chiado, na zona monumental de Belém e até dentro do Jardim da Estrela!). Este ano, após protestos da sociedade civil, a CML, EGEAC/Festas de Lisboa fizeram uma pequena alteração, à maneira de um muito tímido pedido de desculpa: numa das faces aparece uma imagem de arquivo do local onde se implanta o quiosque. Enfim, é uma mudança tão patética que por essa razão não se pode considerar um melhoramento. É, aliás, "um tiro no pé" porque ao exigir uma imagem de arquivo a CML assume que está perante um espaço urbano já interiorizado nos munícipes como de "referência", "histórico" e portanto com valor patrimónial. Não é por acaso que, por exemplo, a Alameda (na imagem), está na Carta Municipal do Património.
O Fórum Cidadania LX voltará este ano a insistir que o Pelouro do Ambiente Urbano promova o design e construção de quiosques adequados para evitar que as marcas façam do espaço público seu campo de batalha. Os novos quiosques - que devem ter uma área restrita e específica para a publicidade como vemos noutras cidades da Europa - seriam depois disponibilizados para aluguer pelas diferentes marcas que pretendem vender bebidas ou gelados no espaço público da capital.

Foto: reparar na ironia da fotografia de arquivo neste quiosque mostrar a Fonte Luminosa na Alameda em pleno funcionamento, jorrando água que assim humidificava o ambiente seco dos verões lisboetas. Actualmente está abandonada pela CML, sem água e sem data para restauro.

12 comentários:

Anónimo disse...

É um quiosque de gelados. Devia haver mais.

Filipe Melo Sousa disse...

"quiosques adequados"

estao a competir com a policia dos costumes da republica islamica do irao para ver quem eh o despota repressor mais iluminado?

Anónimo disse...

É um dispositivo de publicidade. Devia ser interdito.

Anónimo disse...

Um simples quiosque de gelados? Ou é viciado em gelados, ou trabalha para a Olá!

Anónimo disse...

Trabalho para a Frigo uma vez que vivo em Espanha.

Por acaso gosto dos nossos gelados.

Anónimo disse...

"É um quiosque de gelados."

Ainda bem que nos avisou, é que ninguém tinha reparado.


"estao a competir com a policia dos costumes da republica islamica do irao"

Vá ver em todos os países do mundo onde a Unilever comercializa a Heartbrand (e olhe que são muitos, mas infelizmente o Irão não é um deles) e veja lá em quantos deles é que eles metem quiosques destes.
Basta um.

Sandra disse...

Envie fotos de quiosques iguais a este se os conseguir encontrar no Reino Unido (no centro de Londres, por exemplo) terra de origem desta marca de gelados que em Portugal se chamam OLA! ( WALLS ).

Xico205 disse...

Portugal é mesmo importante. A Ola ate faz um modelo de quiosques próprio para um dos países mais pequenos onde vende=)))

Estou mesmo feliz com tamanha consideração.

Anónimo disse...

Não se sinta feliz, sinta-se envergonhado e ofendido!!!!

Xico205 disse...

Sinto-me importante. =)
Tenciono ser cliente destes quiosques em modo de agradecimento.

Anónimo disse...

Caro Xico,

Passeie nas ruas de Lisboa com um chapeuzinho na forma do logo da OLA!

Bon voyage!

Sandra disse...

Espero que estes barracos desaparecem, para sempre, com o final deste verao!