13/08/2010

Este candeeiro está a ser colocado na Av. do Restelo para substituir um que foi "vítima" de um acidente rodoviário. Creio que não é perceptível pois a qualidade da imagem deixa um pouco a desejar mas esta torre de iluminação é feita de metal tal como todas os que prestam serviço nas várias autoestradas espalhadas pelo país fora. Acontece que o candeeiro acidentado, tal como todos os que povoam o resto do bairro, era de betão. A torre era um modelo muito usado em Lisboa à data da execução do P.U. da Encosta da Ajuda e consequentemente da edificação do Bairro do Restelo, sendo que a luminária, tal como todas as outras no bairro, já não era a original.
Este novo candeeiro, portanto, não se enquadra de forma nenhuma na identidade estética do bairro e surge como um elemento anormal e espúrio nesta área urbana consolidada.

Nota: Foi enviado um pedido de informação sobre este assunto à CML

5 comentários:

NA disse...

A nata da incompetência no seu mais forte, a cada dia que passa, nos serviços camarários deste país.
Já nem falo da tendência lusa do pé fugir sempre para o chinelo, para o barato e mais rasca possível, sem olhar a estéticas coisa nenhuma.

Xico205 disse...

Ainda se fazem candeeiros de betão?

A UE não os proibiu?

Unknown disse...

Caro Xico205, a CAVAN ainda os produz (e rapara), e tendo em conta que o faz de acordo com normas europeias deduzo que a UE não os tenha proibido.

Xico205 disse...

À uns tempos li neste blog que estavam fora do regulamento Europeu.

Jose S. Clara disse...

A CML tem em depósito bastantes candeeiros em betão. Se não cumprem normas europeias (presumo que pela facilidade de acesso à caixa de ligação na base) que os adaptem...