06/08/2010

Enquanto isso, no Terreiro do Paço continua-se a semear lixo:


Acabou-se o Terreiro do Paço aos Domingos, mas temos o Terreiro do Paço durante o Verão.




Retiraramn o quiosque lindo junto à Rua do Arsenal, que tapa inclusive a placa alusiva ao regicídio, não para o retirarem de vez do T.Paço, mas para o oficializarem por mais uma dezena de anos





Arrancaram as colunas de iluminação final séc. XIX do muro junto ao rio, para colocarem candeeiros LINDOS, dignos de auto-estrada



Caixotes acabados de colocar um pouco por toda a moldura
(exterior e interior) da praça


...

Decididamente, a Frente Tejo é uma frente de mau gosto. Não contentes com os novos candeeiros do Terreiro do Paço, já apelidados, e bem, de periscópios, continuam a poluir a praça a seu bel-prazer. Não dá para acreditar que o Presidente da CML concorde com este lixo!!

15 comentários:

Anónimo disse...

O Terreiro do Paço está desesperante! Cada vez pior! O que se pode fazer para parar todo este processo de transvestismo desta praça que deveria ter sido mexida com pinças por ser a mais nobre praça de Portugal!
O que diz o IGESPAR? Exijam uma posição!
O que diz o Presidente da CML? Exijam uma explicação!

pvb disse...

Para além de ser uma praça continuamente ocupada com espectáculos e feiras. Hoje vésperas de fim de semana o acesso ao cais das colunas está vedado para nele colocarem mais um conjunto de fios e lâmpadas, impedindo assim o acesso aos turistas que nos visitam. Não há meio de deixarem a praça em paz e sossego.

Anónimo disse...

esse caixote está ao nivel dos candeeiros..

João Garcia disse...

e acho que ainda não viram os novos candeeiros na fronteira da placa central com o cais das colunas... Qualquer habitante do Parque das Nações fica roído de inveja com tanta pós-modernidade nos mobiliario urbano do Terreiro do Paço...

incrível, esta Frente Tejo é incrível... é tudo uma cambada de pacóvios sem qualquer tipo de respeito pela bonita história da nossa cidade...

Anónimo disse...

A praça da comercio está muito melhor do que estava, e por isso, qualquer lisboeta só pode dar os parabéns ao que tem sido feito.

Vocês são realmente uns grandes saudosistas. Vejam só que o terreiro do paço deixo de se chamar assim no séc. XVIII, e ainda não houve ninguém - comentadores e artigo - que a tenha chamado pelo seu nome, Praça do Comércio...

Anónimo disse...

Puxa aqueles candeeiros vão ficar assim?

Que ME##A!!!

Anónimo disse...

Anónimo das 3:25,

cada macaco no seu galho! quer realmente que a principal praça deste país seja mais uma, de entre tantas por este país fora, onde não bate a bota com a perdigota, onde não se respeita a sua génese e historicidade. É que esta coisa de juntar moderno com o antigo já foi inventado há muito tempo, já está batido, foi usado à exaustão e mesmo onde não deveria ter sido feito. Todos os presidentes das Câmaras queriam ter uma dessas coisas, último grito da moda, e sem qualquer critério de qualidade desde que fosse moderno e pseudo-design e desde que a praça, edifício ou espaço fosse antigo, então era líquido que funcionavam juntas. É o que dá ter esta gente de origens mais duvidosas que os seus diplomas a gerirem os destinos dos nosso país. Nem quero ver as suas casas a demonstrar pelo gosto das coisas que aprovam: deve ser como o castelo do presumível assassino em série mas... em versão design moderno!

Anónimo disse...

Tem gente que é lacaia ou cega!

Acham bem toda a porcaria que desfeia e maltrata o Terreiro do Paço.

Que salazarismo fora de época!

Jose S. Clara disse...

Mais uma opinião - a requalificação foi boa ideia, que precisava de se substituir o pavimento do João Soares; o resultado moderno é duvidoso, mas nem desgosto dos periscópios.
Agora o arraial permanente, não consigo concordar...
E já agora, notaram o nojo em que já está o lioz do pavimento. Passo lá de biciclete todos os dias e só me apetece juntar o meu vómito aos anteriores...

FJorge disse...

Ainda estamos no rescaldo dessa bem intencionada mas desastrosa ideia da CML que foi "Aos Domingos o Terreiro do Paço é das Pessoas". Triste, revoltante, ver esta magnífica praça sistematicamente transformada em terreiro de feira (e nem sequer é uma boa feira!)

Francisco Sande Lemos disse...

Quem não sabe é como quem não vê. Não há (ou se há estão escondidos) nem no IGESPAR nem na Câmara de Lisboa, técnicos habilitados a tratar espaços urbanos. E em particular deviam ter o cuidado de discutir com os "nativos" os projectos. Lisboa melhorava muito se houvesse uma outra política de arranjo dos espaços. O que eu ignorava era a estratigrafia de pisos. Houve o "piso João Soares" e este agora será o "piso António Costa"? Deve haver outros anteriores. Arqueologia Contemporânea é o nome técnico para estas "camadas" de intervenção.

Anónimo disse...

O Terreiro do Bimbo...

Anónimo disse...

Continuamos à espera das árvores.

Pinto Soares

Anónimo disse...

Desculpem lá, mas árvores na Praça do Comércio é que não! Ou achariam bonita uma Praça onde se deixasse de ver os seus emblemáticos edifícios que a compõem e fazem desta Praça a mais bonita de Lisboa?

Eu cá acho que a requalificação da Praça está muito bonita e para que serve se não se podem programar eventos nela? A Praça tem definitivamente de ser Vivida e não apenas vista.

Desde o parque para autmomóveis até aos dias de hoje, muito se passou, mas penso que finalmente estamos no bom caminho!

Cristina

Anónimo disse...

Anónimo disse...
Tem gente que é lacaia ou cega!

Acham bem toda a porcaria que desfeia e maltrata o Terreiro do Paço.

Que salazarismo fora de época!

6:25 PM





Não, isto é o 25 de abril dentro da epoca.