20/08/2010

CALÇADA PORTUGUESA



"Calçada portuguesa", direitinha, sem buracos nem irregularidades, existente numa rua do Porto desde 2001... Já lá vão quase 10 anos.
E porquê? Porque foi bem executada, por profissionais e empresa competente e, sobretudo, porque não tem carros em cima.

25 comentários:

Chas. disse...

Detecto essa qualidade de construção sempre que viajo para o norte de Portugal.

Ainda há dias estive em Viseu, e a cidade está igualmente magnifica a nível de arruamentos.

Parece que as construções são realmente bem feitas... Se olharem bem para os passeios a diferença de qualidade nos materiais e acabamentos é muito superior... e possivelmente saiu mais barato do que fazer em Lisboa...

Raul Nobre disse...

Dá gosto ver aquela calçada. Serei parolo, tacanho e antiquado? Evidentemente que não. E não podemos permitir, a coberto das "liberdades individuais", que se cometam as obscenidades a que temos assistido. Há critérios, há normas, há disciplina, há bom senso. O argumento da subjectividade e de que "cada um gosta do que gosta" não pode servir de capa à estupidez.

Julio Amorim disse...

Hummm...um gosto para a vista. Sem dúvidas algumas: quando no seu melhor....a calçada mais bela deste planeta.

Xico205 disse...

Está mal feita. As pedras colocam-se na diagonal.

Quanto ás calçadas de Viseu, é normal que durem mais, são feitas em granito e não em calcário. Já agora acrescento que Viseu é Centro, não é Norte.

Se querem calçadas bonitas feitas sob a tradição portuguesa vão ao Barreiro.

Maxwell disse...

Xico, não me parece que a calçada da foto seja em granito. Alias, tanto as pedras claras como escuras parecem iguais as de lisboa.
E, não sendo um entendido na matéria, que eu saiba a calçada portuguesa não seria, não em linha recta (horisontal ou diagonal) mas em arco, como as cobbled streets da frança e londres ou simplesmente ao acaso mas com pedras pequenas e irregulares (e não cubicas, como ainda se ve nos passeios mais velhos e que ainda apresentam um bom estado)

Chas. disse...

Coloca-se na diagonal consoante o padrão...

Sim Viseu é no Centro... referia-me que a qualidade no ordenamento das ruas melhora qdo viajamos para o NORTE do país.


Há muitos bons exemplos de calçadas Portuguesa por este país fora... mas em Lisboa ela está muito maltratada.
Seja por serem rochas calcáricas, ou de não serem de granito, o que seja. Nas outras cidades aguentam-se bonitas mais tempo, que sigam esses exemplos!

Salvador, disse...

Estas calçadas, não duram mais nem menos, por serem feitas em calcário ou em granito;
estas calçadas, não duram mais nem menos, por serem no Norte , no Centro, no Sul ou no Barreiro;
estas calçadas, não duram nais pelo facto da pedra ser colocada na diagonal ou na transversal.
Estas calçadas duram porque o traço é bem feito; porque são bem batidas com o maço e porque, não têm carros em cima delas a estragá~las...

Raul Nobre disse...

Embora o comentarista Chas. não me tenha encomendado o sermão, sempre vou dizendo que aquilo que ele escreveu foi "sempre que viajo PARA o norte de Portugal" e não que Viseu fica no norte.
Além de se saber escrever, tem que se saber ler.
Mas que interesse tem agora isso? Não será mais importante elogiarmos o estado dos arruamentos de Viseu?

Xico205 disse...

Senhor Salvador, o senhor pode perceber muito de telenovelas ou de agricultura, mas não percebe de geologia nomeadamente do indice de dureza das rochas. É que dizer que calcário dura tanto como granito...

Ninguem disse que duram mais por estarem na diagonal, apenas disse que a tradição portuguesa é colocá-las na diagonal e fazer desenhos entremeando uma rocha clara com uma escura (na maioria das vezes basalto).

Veja o que é uma calçada bonita e bem tratada:

http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&geocode=&q=Avenida+Alfredo+da+Silva,+Barreiro&sll=38.652991,-9.065952&sspn=0.008529,0.019205&ie=UTF8&hq=&hnear=Av.+Alfredo+da+Silva,+Barreiro&ll=38.661638,-9.076939&spn=0,0.019205&z=16&layer=c&cbll=38.661719,-9.076777&panoid=ofcnz4cYarl9h2ohe-0w2g&cbp=12,55.23,,0,17.81

Chas. disse...

Raul Nobre, foi isso mesmo que quis dizer.

Moro em Lisboa há quase 30 anos, e conheço muitas cidades e vilas Portugal. O meu comentário foi uma comparação entre a minha cidade de residência (e de origem), com outras cidades que tive o prazer de conhecer no nosso País.

A questão da diagonal, depende do padrão que se quer fazer. A qualidade das pedras acho que é secundário, o problema é mesmo a execução e as bases.

Olhem para a base das árvores nessa imagem, é um pormenor simples mas que evita o acumular de lixo e os tropeções dos peões.

Cumprimentos

Rodrigo disse...

a claçada é muito bonita, mas muito pouco pratica para caminhar com sapatos de trabalho (homens e senhoras). talvez se deve-se pensar em soluções mais criativas.

Raul Nobre disse...

Para quem se mete a falar de geologia: É preciso termos um certo cuidado quando falamos de assuntos técnicos que não dominamos. Vem isto a propósito do desgaste de calçadas em granito ou em calcário.
Sobre este assunto, há um trabalho (além de muitos outros) da autoria de Eduardo Quitete e de Henrique Kahn intitulado “A dureza Knoop em rochas para revestimento: correlação com o desgaste abrasivo Amsler”.
Aqui se mostra que os minerais de dureza mais baixa são os principais condicionadores da resistência ao desgaste abrasivo porque os minerais de dureza mais alta serão arrancados no decorrer dos ensaios. E por isso os valores de dureza Knoop devido à presença de quartzo não reflectirão, necessariamente, uma maior resistência ao desgaste. Isto significa que o estudo petrográfico não deve cingir-se apenas à percentagem dos minerais presentes. É preciso entrar em linha de conta com outros factores como o grau de alteração dos minerais, o microfissuramento, a textura das rochas, etc.
Enfim, cada macaco no seu galho.

Xico205 disse...

O sr. Raul Nobre tem que me dizer onde já viu granito polido ou em avançado estado de desgaste por excesso de uso(mais que em rochas calcárias) em calçadas!!!

Fala muito para dar ar que percebe de geologia mas diz pouco.

Anónimo disse...

Mas que conversa mais patetica. O problema da calçada de Lisboa não tem a ver com a boa ou a má execução mas sim com a pouca vergonha permitida pela Policia(que é a quem cabe fiscalizar) de cada um por os carros onde lhe apetece principalmente em cima dos passeios. Em Lisboa só não há carros sobre os passeios qd ha pilaretes e mesmo assim as vezes nem estes resistem. Estaciona-se sobre os passeios no proprio dia em que eles sao arranjados. Assim naturamente nao há calçada que se mantenha direita seja ela de granito, de basalto ou de peitas de ouro. Noutras cidades do pais nao se ve esta selvajaria automobilistica.

Raul Nobre disse...

Eu não sou geólogo, limito-me a referir o que dizem aqueles que o são.
Mas neste tipo de “conversas”, como diz um ditado português, “tão burro é o que zurra como aquele que dá pinotes” e eu acabo por estar para aqui a fazer figura de burro ao “dar troco” a disparates. Vou passar a ter mais juízo.

Xico205 disse...

Então conforme disse, não opine sobre o que não sabe!

Julio Amorim disse...

Anónimo das 3:51:
Tem razão que a calçada é na maior das partes destruída por automóveis mas, há execução e... execução!

A calçada portuguesa no seu melhor requer trabalho de mestre (não me estou a referir a desenho, mas colocação de pedras, alinhamento, nivelamento, etc).
Depois existem muitos exemplos de calçadas executadas por "calceteiros do dia" e, nessas, talvez um "soprar de vento" lhes provoque desajustamentos.

Infelizmente a profissão de calceteiro nunca recebeu os louvores devidos. A sociedade portuguesa olhou sempre quem trabalha de fato de macaco com um certo desprezo....como que se as belas coisas que nos rodeiam, tivessem caído do céu.

Rodrigo disse...

De certo que vcs não andam a pé km pela calçada. Ontem vim a pé do Saldanha aos anjos e escorreguei 4 ou 5 vezes. declives enormes nos passeios, pedras altamente polidas e pequenas. Se calhar devíamos pensar noutras formas. Não são apenas os carros em cima do passeio (não vi um único no caminho), é o próprio material que a torna difícil de manter, cria buracos (afundamentos), etc. Eu gosto, dá um ar claro à cidade, mas não é de todo prática e se queremos cidades sustentáveis temos de pensar no conforto de quem anda a pé.

Anónimo disse...

Eu acho a calçada confortavel. Quem não gosta de calçada pode sempre ir viver para um bairro onde ela não existe.

Xico205 disse...

Rodrigo, experimenta mudar de sapatos para outro tipo de solas. Acredita que resulta.

Rodrigo disse...

Xico205, já mudei, tenho solas da borracha e mesmo assim escorrega.

Maxwell disse...

Olha que não Xico. Eu uso ténis, sola macia, com 'suspenções', palmilha e, mesmo assim, cada vez que fasso uma caminhada pela calçada é uma dor de pés. Não, não tenho problemas de pés. Tenho problemas de calçada.

Maxwell disse...

Anónimo, ultimo.
Não me recordo de, alguma vez na AML ter visto um bairro sem calçada. Apenas em Alges, perto da estação. Por isso não ha muito como fugir dela. Alias, até há: andar 1,20m para a esquerda/direita e andar no asfalta dos carros. Ve lá se pôe calçada ai!

Maxwell disse...

Rodrigo:
Nope, a borracha vai derrapar na calçada. É uma garantia. Mas se queres aderencia pisa uma pastilha elastica que o tuga tanto adora mandar para o chão (nem vou falar do que outras coisas deixa o tuga nos passeios). Vais ver que o problema se resolve.

Xico205 disse...

Eu uso tenis adidas com sola da good year e não escorrega nada e a sola tambem não se gasta. Mas os meus tenis Puma escorregam em piso molhado por acaso.

É consoante a qualidade da borracha. Mudem de sapatos.