27/06/2010

TUDO ISTO EXISTE, TUDO ISTO É FADO ... Na Baixa ...

Em 2005 a Laurinda, jurista na C.M.L., e o António, arquitecto, decidiram mudar de vida e, ao surgir a oportunidade de adquirirem um grande e tipicamente ancestral espaço pombalino, na Baixa, tomaram o risco e iniciaram um projecto de Super-Mercado ( tão necessário na Baixa, visto que o único em funcionamento permanente é o "Bronx"-Pingo Doce da 1º de Dezembro) e de cafetaria.
As características patrimoniais do espaço ofereciam grande potencial de calibre ancestral, e a sua sensibilidade patrimonial e a actividade do António, levaram a uma intervenção exemplar e conseguida, com o acompanhamento do IPPAR.
Depois de dois anos de espera ansiosa pelos licenciamentos da C.M.L., em 2007 o espaço "Vossemecê" finalmente abriu na Rua de Santo António à Sé, 14-20.
A ideia era servir o bairro com o super-mercado e o eixo estratégico de passagem turística, com a cafetaria.
O projecto do Super-mercado, por inexperiência do casal e inaptidão do pessoal .... falhou com muitas preocupações e prejuizos ... e em 2009 decidiram manter apenas o espaço restaurante e cafetaria a funcionar durante o dia para o fluxo turístico e à noite como espaço "alternativo" para jovens talentos do fado ...
Assistimos portanto ao início de uma nova "casa de fados" com preços normais de restaurante ... num espaço interessante que se tornou um simbolo de resistência à adversidade e à decrepitude da Baixa ... e embora sirva de palco para novos talentos do fado ... resiste heróicamente à fatalidade ...
Saudações 'alfacinhas' e encorajantes de António Sérgio Rosa de Carvalho











Sem comentários: