20/06/2010

Marina do Parque das Nações ganha primeira Bandeira Azul

A marina do Parque das Nações, em Lisboa, tem pela primeira vez direito a hastear a Bandeira Azul, reconhecimento de um projecto no valor de 12 milhões de euros com "grandes preocupações ambientais".

“Desde a fase de planeamento até à de construção tivemos sempre uma grande preocupação ambiental. Fizemos um estudo de impacto ambiental e o projeto, apesar de ser complexo, previa coisas interessantes como a renovação das águas, a recuperação das águas fluviais ou a recolha das águas negras e das águas oleosas”, explicou à Lusa, José Vilar Filipe, administrador da Marina do Parque das Nações.

“A marina conseguiu bandeira porque cumpriu critérios de gestão ambiental, divulgação do ambiente circundante, das especificidades ecológicas, critérios de segurança e de conforto dos utentes, critérios de qualidade da água, sistemas de segurança, explicou, por seu lado, o director da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Manuel Maltez.

Do ponto de vista do administrador da marina, o projecto entra agora na sua fase “mais interessante”. “O complicado vai ser envolver as pessoas e fazer com que elas cumpram as regras, mas esta é uma marina de residentes e isso é uma vantagem porque eles sabem que estão aqui amanhã e vão querer preservar o sítio onde vão estar no dia seguinte”, adiantou.

O investimento global das obras na marina, como adiantou José Vilar Filipe, ultrapassa os 12 milhões de euros, mas o administrador entende que se trata de um valor “insignificante”.

“O valor do acréscimo por se cumprir os critérios é muito pouco relativo ao investimento na globalidade porque o que interessa é que é benéfico desde o início ter feito o projecto de acordo com os critérios”, apontou.

In JN

Sem comentários: