06/06/2010

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL E SENSIBILIDADE PATRIMONIAL

Isolada no oceano de híbrido e decadência em que a Rua da Prata se tornou, qual fortim sitiado ostentando orgulhosamente o seu estandarte de resistência à decrepitude que se instala, a farmácia Normal ousa existir agora em plena glória, depois de um restauro exemplar da sua fachada e dos seus INTERIORES ...
Foi em 2004 que a jovem farmacêutica decidiu assumir a herança do seu pai, e desde logo, percebeu da urgência das obras tão necessárias.
No entanto a sua intenção foi desde o início, consciente do valor do património que tinha em mãos, "desempoeirar" e assegurar uma maior funcionalidade e efectividade comercial, mas mantendo e respeitando ao máximo os seus magníficos interiores.
Tive o prazer de falar com ela no início do processo com a Unidade de Projecto da Baixa Chiado, e de aconselhar o arquitecto entretanto contratado pela senhora, apoiando a preservação integral do mobiliário...
Depois seguiu-se a consulta do então IPPAAR e a ajuda e o acompanhamento permanente do Museu da Farmácia.
O resultado está à vista .... Sr Vereador Manuel Salgado ... Para quando um reconhecimento público deste casos, através de uma merecida atribuição de Prémio-Louvor com respectiva placa em bronze na fachada ?
P.S. A qualidade também se estende aos "Bastidores" do estabelecimento ... aos laboratórios e zonas administrativas ... e ... também ao 'famoso' saguão pombalino.
Saudações de António Sérgio Rosa de Carvalho














7 comentários:

Filipe Melo Sousa disse...

Mas que raio é isto? Agora temos neste blog os guardiões do "bem", promotores dos bons costumes e responsáveis pela prevenção do vício? Que juízos de valor é que vocês têm a tecer sobre a decoração do estabelecimento dos OUTROS? Nem toda a gente tem de gostar de décors antiquados. Que tal meterem-se na vossa vida, e aprenderem a ser um pouco mais liberais?

Julio Amorim disse...

De acordo ! É urgentíssimo reconhecer e divulgar os bons exemplos de Lisboa ! Porque os maus (exemplos) são uma esmagadora maioria !?

Rui Silva disse...

Muito bem

Paulo Lopes disse...

E para quando um guia das lojas históricas da cidade.
Das que foram recuperadas, como esta farmácia e a recentemente aqui comentada Lourenço e Santos?
A CML tem aqui uma palavra a dizer.
Por toda a cidade existem lojas, farmácias, restaurantes, quer antigos quer mesmo modernos dignos de um roteiro, que promova neste campo o que de bom a nossa cidade tem.

Julio Amorim disse...

"mais liberais"....hahaha, essa nem o Raul Solnado ! Bolas Filipe...já me salvou o dia !!!!

Anónimo disse...

Bem, a última foto retrata um detalhe medonho... ou bem que guardam a cantaria ou bem que a retiram agora isto???

Anónimo disse...

Realmente a CML ja devia ter instituido um premio para o comercio de qualidade, com placa de metal a colocar na fachada, editar um roteiro e eventualmente criar um premio anual.