04/06/2010

Esquema de circulação da Baixa revisto para resolver casos de congestionamento

In Público (4/6/2010)
Por Inês Boaventura


«Autarquia quer mudar gradualmente o acesso às colinas e a distribuição de tráfego na Baixa, bem como a circulação dos transportes públicos. A proposta é discutida segunda-feira

Tráfego de atravessamento teve "reduções significativas"

O vereador da Mobilidade da Câmara de Lisboa afirma que o novo esquema de circulação da Baixa e frente ribeirinha, que contempla "algumas alterações importantes" em relação ao actual, deverá estar operacional no fim de 2011. A proposta, que vai ser discutida segunda-feira, pretende "proceder a uma optimização ao nível da gestão das circulações".

No corpo da proposta, o vereador Nunes da Silva salienta que o esquema introduzido em 2009 permitiu obter "inquestionáveis benefícios em termos de qualidade dos espaços públicos", além de "um pequeno acréscimo do número de utilizadores de transporte colectivo". Ainda assim, explica o especialista em transportes, "detectou-se ser possível e desejável" introduzir algumas modificações.

No essencial, diz-se no documento, trata-se de fazer a "correcção do funcionamento de alguns cruzamentos" e de "garantir uma maior clareza em relação a alguns itinerários", para "resolver as situações onde se verificam índices de congestionamento elevados". A nova solução deverá ser gradualmente levada à prática, à medida que forem avançando no terreno as intervenções previstas pela sociedade Frente Tejo.

Nunes da Silva explicou ao PÚBLICO que haverá "algumas alterações importantes", desde logo para acabar com as "sucessivas viragens" à direita entre as ruas da Conceição, de S. Julião e do Comércio, que "entopem a Rua dos Fanqueiros e da Prata". Com o novo esquema, a Rua da Conceição será afecta à ligação entre colinas, evitando que quem queira deslocar-se do Chiado para a Sé ande em "ziguezague". Já a distribuição de tráfego para as várias direcções será feita pelas ruas do Comércio e de S. Julião, com um sentido cada.

Segundo o vereador, as modificações a introduzir vão também permitir "uma clara separação" entre os transportes individuais e colectivos. Para os últimos haverá desde logo "uma melhoria da circulação no topo norte do Terreiro do Paço", já que vai ser criada uma via própria para os autocarros que querem virar à esquerda para entrar na Rua da Prata, evitando conflitos com os eléctricos.

Na Avenida Infante Dom Henrique, junto à Estação Sul e Sueste, também haverá alterações, com o objectivo de desviar para aqui alguns dos autocarros que hoje seguem pela Rua da Alfândega. Do outro lado da Praça do Comércio a ideia é também que parte do fluxo de transportes públicos deixe de se fazer pelas ruas Bernardino Costa e do Arsenal, a partir do Cais do Sodré. Para isso será prolongado o corredor bus da Av. 24 de Julho e os autocarros já só terão que entrar na Rua do Arsenal, junto ao Largo do Corpo Santo.

No Cais do Sodré será criada uma nova geometria de circulação, por forma a que este espaço passe a funcionar como "uma grande rotunda", eliminando-se o problemático cruzamento junto à Rua do Alecrim.»

...

Lá vai a Rua da Conceição voltar ao que era. Nesta coisa do condicionamento ao trânsito na Baixa é como na velha cançoneta: un pasito adelante, dos pasitos atras.

3 comentários:

Anónimo disse...

Vamos lá ver a bosta que vão fazer desta vez. Cada intervenção que fazem é para pior!

Maxwell disse...

Cais do Sodré a funcionar como uma grande rotunda? Vai ser mais uma Praça de Espanha-- De resto nem vejo propriamente muito mal. Talvez haja maneiras melhores (e que tal comessar a fechar ruas ao transito automovel e restringir horarios de carga-descarga?) mas ao menos estão a fazer algo (mais uma vez à 'tapa-buracos').

Jose S. Clara disse...

Já percebi que uem actualmente vem da Zona Ribeirinha Ocidental e quer cometer o crime "lesa-ambiental" de chegar de carro ao Parque da Praça da Figueira, vai atravessar o Terreiro do Paço, para lá do Campo das Cebolas, dar a volta para trás...
Eu sei que o que se faz agora, via Chiado e Vítor Cordon não é bonito, mas estou para ver o que vai o corte rodoviário no Chiado...