24/06/2010

Carris altera sete percursos e frequência de seis carreiras

Sete percursos da rede de autocarros da Carris, em Lisboa, vão sofrer mudanças a partir de sábado, enquanto seis outras carreiras vão ser alteradas ao nível da frequência de passagem dos veículos, anunciou hoje a transportadora.

As modificações, que envolvem também a alteração da numeração ou da cor de mais 13 carreiras, constituem a terceira fase da Rede 7, concretizada na sequência do prolongamento da linha vermelha do Metro até São Sebastião.

"Ao contrário da extensão da linha azul até Santa Apolónia, que foi um simples prolongamento, na linha vermelha há novas estações, é um prolongamento que provoca um efeito de rede que não tínhamos antes", explicou o director da unidade de controlo operacional da Carris, José Maia, justificando a necessidade de melhorar a articulação e de reduzir a sobreposição com a rede do Metropolitano.

Segundo o responsável, que falava numa conferência de imprensa, para o ano está prevista uma quarta fase da Rede 7 na sequência da extensão da linha vermelha até ao Aeroporto da Portela.

Por agora, as carreiras 16, 40, 49, 78, 106, 713 e 718 são as que sofrem alterações de percurso, com algumas a ter uma nova numeração.

A carreira 16, entre a Praça do Chile e Benfica, passa a chamar-se 716, fica com o percurso encurtado a São Sebastião e deixa de ir à Praça do Chile.

A 40 (Cais do Sodré - Olaias) passa a 740, é encurtada até à Praça de Londres e deixa de ir às Olaias, enquanto a 49 (ISEL - Saldanha) passa a circular apenas entre o estabelecimento universitário e Entrecampos, com funcionamento apenas nos dias úteis.

O novo percurso 778 (antigo 78) continua a ligar o Campo Grande ao Paço do Lumiar, mas com um acrescento no Alto da Faia, e o novo 796 (antigo 106, entre Campo Grande e Galinheiras) sofre uma alteração na zona das Galinheiras.

O 713 (Marquês de Pombal -- Campolide) deixa de ir ao Marquês de Pombal e passa a incluir as Avenidas Novas e a terminar no Arco do Cego, enquanto o 718 (ISEL -- Amoreiras) fica encurtado à Alameda Dom Afonso Henriques, deixando de ir às Amoreiras.

Quanto à frequência, vão ser reforçadas as periodicidades de passagem do 723, do 738 e do 758.

Já as carreiras 21, 39 e 53 (que se transforma em 753) vão sofrer uma redução a este nível, devido à procura ser menor do que a esperada.

Para comunicar todas as mudanças, a Carris está a distribuir folhetos e cartazes, além de disponibilizar informação na sua página na Internet (www.carris.pt), por e-mail (linha.aberta@carris.pt) e por telefone (808 201 777).

Segundo José Maia, esta terceira fase não implica a alteração de meios humanos e materiais e poderá gerar alguma discordância dos utentes, "como é natural em situações de mudança", mas a empresa não é "insensível às críticas e às reclamações".

A Rede 7 nasceu em 2006 (ano em que a procura pelo serviço parou de diminuir) no âmbito de uma reestruturação da rede da Carris e desde então o índice de satisfação do cliente aumentou de 60 para 65,1 por cento, segundo a empresa.

In DN

Informação detalhada no site da Carris

Folheto Informativo

15 comentários:

Xico disse...

As alterações do 16 e 718 vão dar muito que falar! Ai vão vão.

Anónimo disse...

A quem vai isto trazer vantagens? Aos utentes de certeza que nao!!!
Uma grande parte da populacao está envelhecida e tem dificuldades em se movimentar mas, a quem isso importa? É preciso pô-los a caminhar ou seja mudar 2 ou 3 vezes de transporte para chegarem ao seu destino. Uma vergonha!!!! Os slogans da Carris sao só para vista, porque a Carris só afasta em vez de aproximar os utentes, dela!!!!!!!!!

Anónimo disse...

QUASE SÓ SE VÊ: DEIXA DE IR A...
E DEIXA DE IR A..

Os prolongamentos são muito menores que os sitios onde deixa de haver autocarro.

Mais 1 PASSO PARA A DESERTIFICAÇÃO DO CENTRO DA CIDADE?

Anónimo disse...

Quantas vezes terá o percurso da antiga 13 e acual 713 mudado nos últimos anos?

Anónimo disse...

Querer reduzir a antiga 13, hoje em dia dispersa maioritariamente por outras carreiras, à carreira 713 cuja principal missão foi substituir a c.ª 27, é a mesma coisa que dizer que um alho é igual a um bugalho só porque não tem um "bug" inicial! =D

Anónimo disse...

Olhameste! A carreira 27 não foi substituida pela 713 mas pela 727!!!

Vem para aqui dar lições e afinal...

Anónimo disse...

Estas alterações só vem piorar as desolações dentro da cidade, a pior delas é a zona de Benfica encurtar a carreira a 16 S. Sebastião é ridículo uma pessoa mora na estrada de Benfica e quer ir para a p. Chile e faz o trajecto que a carris diz apanha o autocarro até sete – rios, depois apanha o metro até s. Sebastião (linha azul), depois a linha vermelha até a alameda e depois a linha verde até Arroios no final da viagem apanhamos 1 carreira de autocarro e 3 linhas de metro isto é ridículo quando tínhamos um autocarro directo, e o tempo que perdemos.
Apelo a todos que vão o ficar afectados com estas alterações para encherem o mail da carris o provedor do cliente, quanto mais unidos estivermos conseguimos que não façam pouco de nós.
A carris só mente o objectivo é tirar autocarros das ruas os reforços que eles afirmam que vão haver são mentira porquê já existem o 738 e 758 já tem reforço as horas de ponta.
Se for preciso manifestarmos como aconteceu no porto acho que devemos avançar , porquê as pessoas do norte ganharam por isso nos também vamos ganhar.
E depos fazem publiciade na tv para andarmos de autocarro com estas alterações só pode andar de autocarro quem não tem carro porquê quem tem não vai abdicar

Anónimo disse...

A 727 substituiu a 49 que agora foi encurtada.
A 713 faz a ligação Alcantara-Lapa-Largo do Rato que a 27 deixou de fazer aquando da sua supressão.

Xico disse...

O Anónimo que diz que a 27 foi substituida pela 713 até tem razão, porque o percurso suprimido na Lapa da Cª 27 passou a ser feito pela 713. Quem substituiu a antiga 13 foi a 773 na Estrela e Prazeres. A 713 substituiu a 13 de Alcantara a Campolide. O percurso da 713 entre a Estrela e Amoreiras/Arco Cego é inovador e trouxe beneficios à rede da Carris.

A 727 veio substituir a 49 no troço Saldanha - Restelo.

Xico disse...

Anónimo disse...
A quem vai isto trazer vantagens? Aos utentes de certeza que nao!!!
Uma grande parte da populacao está envelhecida e tem dificuldades em se movimentar mas, a quem isso importa? É preciso pô-los a caminhar ou seja mudar 2 ou 3 vezes de transporte para chegarem ao seu destino. Uma vergonha!!!! Os slogans da Carris sao só para vista, porque a Carris só afasta em vez de aproximar os utentes, dela!!!!!!!!!

9:13 AM



Aos utentes vai prejudicar muito os cortes nas 16 e 718, mas o objectivo é reduzir o numero de autocarros nestas carreiras para fazer reforço nas 723, 738 e 758.

Se a Carris vir nos proximos tempos que esta alteração implica aumentar a frequencia da Cª 742, devem voltar a pôr a 16 até à Pç. Chile.

Xico disse...

Já me tinha lembrado de fazer uma petição aos residentes de Benfica e Arroios para uma manifestação na Segunda Feira em Miraflores em frente ao conselho de admnistração da Carris.
E um corte de estrada que afecte a carreira 742 na Avenida Rovisco Pais ou na Rua Visconde de Santarem caso seja necessário. Lembrei-me precisamente do que aconteceu no Porto e resultou. Mas o pessoal do Norte tem sangue na guelra, não são como em Lisboa que qualquer um vê a pessoa do lado a ser assaltada ou agredida e ninguem faz nada.
À uns anos a população do Bº Padre Cruz manifestou-se em frente à estação da Pontinha contra os cortes nas carreiras que servem aquele bairro por mais um motorista do 68 ter sido agredido. O serviço ao Bº Padre Cruz voltou a ser feito. A Carris ameaçou os motoristas com processos disciplinares caso continuassem com o boicote aquele bairro. Se a Carris prefere continuar a servir uma população que se farta de agredir funcionarios da empresa e vandalisar os autocarros, porque não repor o 16 para a Praça do Chile?

Mas duvido que resulte. Os lisboetas querem lá saber disso. Preferem ficar prejudicados e descarregar a furia em cima dos motoristas que não têm culpa nenhuma, do que fazerem algo de util. Tenho muita pena dos motoristas que na segunda feira vão andar nas 16, 718, 726, 742 e 797! Desejo-lhes uma dose redobrada de paciência e que não levem nenhuma bengalada como cada vez mais é hábito.

Anónimo disse...

Deixo aqui o link provedor.cliente@carris.pt
Reclamem

Xico disse...

Não vai servir de nada. Ainda antes de a terceira fase da rede 7 já estar operacional, já o provedor do cliente tinha a frase de resposta feita. Eles proprios já disseram nos jornais que é normal as pessoas reclamarem e estão à espera, mas que as pessoas com o tempo vão-se habituar.

Mas se quiserem ter a experiencia de muitas pessoas diferentes terem exactamente a mesma resposta, escrevam.
Para eles não dá trabalho nenhum a responder, é só copiar e colar.

Filipe disse...

Xico eu ja reclamei por causa do encurtamento da carreira 16 a resposta foi
Agradecemos a comunicação que nos endereçou, que foi objecto da nossa melhor atenção.


Voltaremos brevemente ao seu contacto, depois de uma análise da questão colocada.


Com os melhores cumprimentos

filipe disse...

Uma semana depois da Rede 7 3 Fase:
- existem carreiras fantasma, não documentadas no site ou nas paragens (724, 760)
- horários incorrectos disponíveis nas paragens e no site