09/05/2010

Planos de pormenor no Terreiro do Paço


Grelhas quadradas completamente dissonantes aplicadas nos cruzamentos das bordaduras em lioz dos losangos. Como é possível esta situação?! Por que não mandaram fazer grelhas à medida, de modo a que o alinhamento fosse perfeito? Assim parece obra feita por empresa de vão-de-escada, em roda livre.


Cimento a rematar a aplicação da pedra junto ao plinto da estátua?!!



Pedra mal cortada nos remates da placa central junto aos cantos desta no enfiamento do Cais das Colunas e dos torreões (por que não mandaram cortar a pedra de modo a evitar-se esta coisa inacreditável? director de obra, existe ou faz que existe?)


Métrica mal calculada na aplicação das placas de lioz junto aos arcos, que permite que haja coluna sim, coluna não, completamente desalinhada com a linha de pedra lioz. Como é possível?

Espero que tudo isto seja remediado mais tarde, caso contrário é uma anedota, tratando-se, como se trata, de uma obra supostamente feita "com todos os matadores".

...

Assim como espero que a intervenção, que agora prosseguir, tratará de recuperar, por exemplo:



Os pináculos ao cimo dos cantos das fachadas com a Rua do Arsenal (lado da placa ao assassinato a D.Carlos) e com a Rua do Ouro (lado do STJ), que continuam presos por cabos...




Estas lombas no asfalto, no cruzamento com a Rua do Ouro, totalmente absurdas, e que demonstram a total dissonância entre CML, Carris e, agora, Frente Tejo.

9 comentários:

Anónimo disse...

E aqueles degraus do lado do rio, onde qualquer pessoa, acreditando estar numa praça plana, corre seriíssimos riscos de não dar por eles e se estatelar indo parar em plena faixa de rodagem?

Julio Amorim disse...

Geometria plana em 2010...? Puhhh, que trabalheira!

Filipe Melo Sousa disse...

de facto, acabamentos medíocres. E uma total falta de brio profissional

Anónimo disse...

Paulo, foi transmissão de pensamentos estive para te enviar essa 1ª imagem. Estava-se mesmo a ver que iria suceder, quando se manipula imagens que não se controla dá isto.
Esta geração desamparada tem vindo a fazer experiências sucessivas à custa de nós todos.
Este é o resultado de se fazerem experiencias com o dinheiro do outros.
É da responsabilidade dos "arquitectos urbanistas" e para que não haja duvidas estou a falar de Bruno Soares e Manuel Salgado, têm um enorme falta de visão espacial.
Se tivessem utilisado a calçada à portuguesa facilmente teriam acertado com a geometria irregular da praça.
Mas podes observar melhor, o passeio lateral, interrompido nos torreões, os degraus com aresta e sem nariz envolta da estátua.
O preenchemento dos losangos mal feito com "custura", o desenho monumental dos losangos acentua os desniveis, a estupida sinalética, os pináculos, e canteiros de flores, enfim esta gente não tem sensibilidade para intervir no centro histórico. Já chega!

Maxwell disse...

Sloppy. Seja a culpa do Arquitecto, do Engenheiro de Obra ou do Empreiteiro erros desses são de amador. Alguum deles terá tirado o curso?

Já agora, alguém me sabe dizer se a rua da prata, rua do ouro, rua aurea e augusta ainda mantêm os carris do eléctrico por baixo do asfalto/calçada?

Xico disse...

Sim estão. Com as falhas de alcatrão eles de vez enquando aparecem à superficie. Mas não podem ser recuperados a não ser para a sucata.

Rui Silva disse...

Maxwell,

na rua do Ouro/Aurea mantêm-se. São visiveis em vários troços.
Na Rua Augusta diria que não, mas não punha uma mão no fogo.

Anónimo disse...

EXCELENTE "REPORTAGEM".
É A VITÓRIA DO MAU GOSTO CHIQUE E DA FALTA DE QUALIDADE DOS CONSTRUTORES E DIRECTORES DE OBRA.
NC

Anónimo disse...

Isto é o que dá quando se antecipa seis meses a conclusão de uma obra, para inaugurar à pressa espaço público com a visita de um papa. Francamente...