14/04/2010

Passivo global da Câmara de Lisboa é 400 milhões acima do anunciado há dois meses

In Público (14/4/2010)
Por João d"Espiney

«Buraco financeiro acumulado da autarquia atingiu quase os 2000 milhões de euros no final de 2009 e não os 1550 milhões anunciados em Fevereiro

O passivo global da Câmara Municipal de Lisboa ascendeu a 1952 milhões de euros no final de 2009 e não a 1550 milhões de euros como afirmou a vereadora com o pelouro das Finanças na apresentação da proposta de Orçamento para 2010, no dia 17 de Fevereiro. O PÚBLICO tentou obter uma explicação para esta diferença tão significativa em menos de dois meses, mas não obteve resposta dos responsáveis da câmara até à hora de fecho desta edição.

De acordo com o relatório de gestão de 2009, que hoje será discutido em reunião de câmara, o passivo acumulado registado no final do ano passado representa um agravamento de 456 milhões de euros (mais 30,5 por cento) relativamente ao registado no final de 2008. No documento a que o PÚBLICO teve acesso, a câmara justifica a variação fundamentalmente com "o aumento das provisões para riscos e encargos (mais 395,4 milhões de euros) e da dívida a terceiros (mais 52,5 milhões de euros)".[...]»

5 comentários:

Anónimo disse...

Atão mas o Costa não arrumou a casa???

Rodrigo disse...

e o dinheiro foi aplicado em quê? mas é divida de médio e longo prazo, se calhar pagou-se aos fornecedores através de divida de médio e longo prazo. Provisões não representa dinheiro, é um movimento contabilistico. li o original e não explica muito.

mig disse...

O Costa disse que foi uma mudança contabilistica, que passaram a contar os custos judiciais.

Não sei quem tem razão mas inclino-me para o Costa porque esta oposição parece uma anedota.

É ver o relatório de contas

Luís Alexandre disse...

De facto, as provisões para riscos e encargos são registadas no passivo. É esperar para ver o relatório de gestão, que por agora não está à disposição do cidadão comum.

Anónimo disse...

E obviamente o passivo anunciado é inferior ao real. LOL