21/04/2010

Mais uma ex-lisboeta

Chegado por e-mail:


Boa tarde. Para o caso de vos interessar, aqui fica a ligação para um artigo que é uma espécie de «carta de despedida» de Lisboa, escrita por alguém que viveu em Lisboa desde que nasceu:

http://anossaterrinha.blogspot.com/2010/04/adeus-lisboa-as-melhoras.html

Joana Ortigão

18 comentários:

Anónimo disse...

penso fazer um copy paste no dia em que também eu abandonar a cidade...

AC

A.lourenço disse...

Vale a pena ler e reflectir.sobretudo deveria fazer reflectir que tem responsabilidades de governação.mas se calhar isso já é pedir demais...

Anónimo disse...

Apesar de se tratar de uma análise/visão muito pessoal, acho que consegue tocar bem nos principais defeitos da cidade e, apesar das críticas, acho a carta extremamente construtiva.
Em quase todas as questões concordo com a autora e tenho a certeza que a maioria também sente o mesmo.
Espero que o Sr. Presidente da CML e restantes Vereadores leiam bem a carta e percebam o caracter construtivo da mesma, e actuem.
Luís Alexandre

Anónimo disse...

Como compreendo Joana...eu estou ainda muito apaixonado! não consigo deixá-la, bem sei que não é perfeita e que lhe fazem as maiores tropelias, mas é a minha cidade.

Helena disse...

Um belíssimo texto e que dá muito para pensar.
Eu adoro a minha cidade mas tenho que ser totalmente sincera: a Joana tem toda a razão no que escreveu, infelizmente!

Rodrigo disse...

está interessante, mas penso que não falou do problema da habitação e depois tem uma passgem em que diz que posso estacionar o meu carro à vontade quando passa metade do texto a criticar onde se estaciona em lisboa.

Pedro Lopes Costa disse...

Rodrigo, penso que percebo a ideia da Joana: as pessoas primeiro compram o carro / casa, sem pensar se têm lugar para o estacionar. Se não tiverem lugar, é a política do facto consumado: estacionam nos passeios com o argumento de que há alternativa ou reclamam da câmara mais lugares de estacionamento. Tomáramos nós que toda a gente pensasse nisso antes de comprar o carro ou a casa! Penso por isso, que a crítica é injusta. O que está errado é pulverizar a cidade de lugares de estacionamento para tentar responder à procura.

Xico disse...

Se ela arranjasse uma casa boa em Lisboa ao preço da que vai adquirir, ficava, e com estacionamento claro, e de preferencia à borla.

Julio Amorim disse...

"BE (PSR e UDP), CDS, PCP, PEV, PS e PSD. Todos fizeram coisas positivas por Lisboa (uns muito mais do que outros, é certo). Mas todos pioraram Lisboa."

Pois é....não é com a cantiguinha politica que algo vai mudar! E disso....já levamos algumas décadas de prova.

Anónimo disse...

Rodrigo, ela não disse que pode estacionar à vontade, diz que assegurou um lugar para o carro, o que é bem diferente (possivelmente numa garagem, depreendo eu).
E parece-me que ela critica não o facto de haver estacionamento em Lx, mas o facto de haver estacionamento excessivo em tudo quanto é sítio (legal ou ilegalmente).

Anónimo disse...

Rodrigo, não querendo estar aqui a defender ninguém, mas do que leio no blogue, parece-me que a Joana Ortigão falou da questão do estacionamento do seu carro, para frisar que antes de se mudar assegurou que tinha estacionamento para ele (em contraponto com o comportamento de muita gente que compra a casa e depois logo vê onde mete o carro).

Pelo menos foi isso que me deu a entender.

Anónimo disse...

the grass is always green on the other side...

eu não nasci nem cresci em Lisboa mas vim para cá depois de adulto. já faz 8 anos. claro que há muitos problemas na cidade (tenho a minha Sent Mail Box cheia de mensagens para a CML...) mas é uma ilusão pensar que as coisas vão ser necessariamente melhores do outro lado.

mas eu compreendo a jovem. eu também saí do pais com a idade dela e voltei 10 anos mais tarde...

Nuno disse...

Mas será que não percebem que o mal é nacional... Tudo o que a Joana menciona como a razão para a sua saida de Lisboa estará à sua espera na nova casa.
Podemos fugir mas não podemos esconder os problemas por isso o melhor a fazer é lutar pelos nossos ideais e fazê-los vêr ao maior número de pessoas possível...

Anónimo disse...

Concordo com tudo que a Joana descreve, no entanto espero nunca chegar ao ponto de deixar de querer saber e de abandonar a cidade. Mas é muito provável que isso aconteça a mim também... É uma cidade muito desmoralizante.

No entanto, saindo de Lisboa, para onde se vai? Existem cidades melhores? É que os problemas de Lisboa são os problemas de qualquer cidade portuguesa só que numa escala maior. É tudo relativo ao tamanho da cidade, mas os mesmos problemas encontram-se também no Porto, Coimbra, Viana do Castelo, Faro, e todas as outras cidades portuguesas. A única solução é mudar de país, e been there, done that.

A Nossa Terrinha disse...

Anónimo das 9:51, é, de facto, uma questão de escala. Mas a escala... faz toda a diferença. Não há uma única capital de distrito neste país que esteja tão mal como Lisboa (e eu conheço todas). Para já, vou viver para um sítio melhor. Se esse sítio se vier a transformar numa Lisboa, há sempre a opção de sair do país.

Anónimo disse...

Eu gostava de saber onde é que em Lisboa há estacionamento excessivo, se na maioria dos sitios não há lugares para estacionar!!!

Anónimo disse...

Na "maioria dos sítios" não há lugares para estacionar? Vive na mesma cidade que eu ou anda na cidade de olhos vendados?!

Anónimo disse...

Eu também desconheço que Lisboa é essa que esse senhor fala. Eu sempre que vou de carro a Lisboa o que não me falta são lugares. Parques de estacionamento (que é onde eu costumo deixar o carro) são aos montes e quase nunca os vejo bem compostos, e mesmo na rua muitas vezes existem montes de lugares (legais) livres.