25/04/2010

Jardim da Paiva Couceiro vai ter quiosque com esplanada

O jardim da Praça Paiva Couceiro vai reabrir, hoje à tarde, depois de ter beneficiado de obras de requalificação, que incluíram a instalação de novo mobiliário urbano e de um quiosque com esplanada que permitirá dinamizar o espaço.

Segundo informou a Câmara de Lisboa, em comunicado, as obras no jardim, que divide as freguesias de São João e da Penha de França, incidiram na replantação das áreas verdes, "instalação de equipamento urbano de estadia para a terceira idade e equipamento lúdico-infantil, renovação da iluminação pública" e montagem de sistema de rega automatizado. O projecto contemplou ainda o reforço da iluminação pública e a repavimentação das vias envolventes ao jardim.

A exploração do quiosque municipal, com uma esplanada e destinado a serviço de cafetaria, foi objecto de um concurso público, tendo o prazo de entrega de propostas terminado no início deste mês. O presidente da autarquia lisboeta, António Costa, e o vereador do Ambiente e Espaços Verdes, José Sá Fernandes, visitam hoje o local por ocasião da sua reabertura ao público. A conclusão da obra, de acordo com a nota camarária, insere-se na "política de recuperação e dinamização dos espaços verdes e miradouros da cidade, iniciada em 2007". Desde então, foram concluídas as obras de requalificação nos miradouros de São Pedro de Alcântara, Penha de França, Monte Agudo, Senhora do Monte, miradouros e jardins Botto Machado e do Torel.

Entretanto, a câmara anunciou que o chamado jardim móvel das oliveiras - inicialmente instalado no Terreiro do Paço e depois deslocado, com as obras, para próximo da estação Sul e Sueste - foi ontem transferido para o Cais do Sodré, junto ao rio. A câmara efectuou um arranjo do espaço entre a Agência Europeia para a Segurança Marítima/Observatório Europeu da Droga e da Toxidodependência e a estação fluvial, que era diariamente alvo de estacionamento abusivo. Os trabalhos consistiram na colocação de pavimento novo, pilaretes e da limpeza de grafitos. A obra, segundo a autarquia, "permite à cidade e aos cidadãos ganhar mais um espaço junto ao rio.
In Público

1 comentário:

Maxwell disse...

'renovação da iluminação publica' mais uns candeeiros quase centenários para a sucata. 'reforço da iluminação publica'? ainda não chegaram a conclusão que a iluminação superior não faz muito mais que poluição luminosa?

Se o quiosque for tão caro como o do Terreiro de São Pedro de Alcantara acho que não vou consumir lá também.