21/04/2010

«Incêndio causa alarme na Baixa»


Bombeiros controlaram chamas no quarteirão da Casa da Sorte e da Pastelaria Suíça em 50 minutos.

Ainda causou alarme, mas a rápida acção dos bombeiros evitou males maiores, circunscrevendo em menos de uma hora um incêndio num prédio parcialmente devoluto na Praça Figueira, ontem à noite. O alarme foi dado por volta das 23.15 e pela meia-noite já o incêndio, num andar situado por cima da conhecida Casa da Sorte, na Baixa lisboeta, estava extinto.

"Estava a passar por aqui quando reparei que as águas furtadas estavam a inchar. Liguei imediatamente para o 112 e os bombeiros não demoraram mais de cinco a sete minutos a chegar aqui. Fiquei com a impressão de ter visto alguém a acenar à janela, mas não tenho a certeza", contou ao DN Luís Malacho, um dos primeiros a dar o alarme para os Sapadores de Lisboa. Contudo, o receio de existirem vítimas na sequência do incêndio não se viria a confirmar.

António Costa, presidente da Câmara de Lisboa, deslocou-se ao local, onde assistiu já à fase de rescaldo do incêndio e elogiou o trabalho dos bombeiros. O autarca disse que será aberto um inquérito. No quarteirão existem várias lojas nos pisos térreos.

Ao sinistro acorreram 12 viaturas com 30 homens dos Sapadores e dos Voluntários de Lisboa. "Em principio os danos foram só na cobertura do edifício, mas de manhã iremos avaliar se a água causou estragos nas lojas em baixo. Acreditamos que não", disse já hoje de madrugada o comandante dos Sapadores Bombeiros, Joaquim Leitão, sem avançar qualquer causa para o fogo.

O quarteirão, onde está instalada a Pastelaria Suíça, tem o projecto para um hotel de cinco estrelas aprovado pela autarquia há um ano. Na altura, António Costa afirmou que a unidade hoteleira iria dar um "grande contributo à reabilitação e revitalização da zona central da cidade". O quarteirão encontra-se "há muito abandonado", sobretudo ao nível dos pisos superiores, referiu.

O incêndio de ontem volta a chamar a atenção para os problemas com os prédios devolutos na Baixa lisboeta.

(in Diário de Notícias)

Foto: a vítima, vista da Praça da Figueira

5 comentários:

Manel disse...

um incêndiozinho, um cartaz "aprovado"... lá vem mais um por aí abaixo hehehe

Anónimo disse...

Há alguns anos atrás, julgo em 1989, fui fazer o levantamento de um edificio classificado no concelho de Cascais.
Eram cerca das 10horas da manhã, qual não é o nosso espanto que no ultimo piso acondicionado junto ao telhado do lado esconço, umas telhas afastadas, deixavam a estrutura de madeira, no chão estavam várias bolas de jornal. Tinham tentado pegar fogo mas por sorte apagou-se sozinho.
Algo me despertou a curiosidade, o jornal CM era desse mesmo dia!
É claro que passado uns tempos o edificio foi vendido!

Anónimo disse...

É um "empurrãozinho" que dá sempre muito jeito !!!
Luís Alexandre

Anónimo disse...

Incêndio a incêndio Lisboa é objecto de eutanásia...

Anónimo disse...

Bombeiros controlam chamas na baixa lisboeta, tendo demorado cinco a sete minutos a chegar ao local do sinistro.

Pergunto quanto tempo demorariam a controlar o mesmo sinistro se os Sapadores Bombeiros estivessem já instalados no Restaurante Panorâmico no Parque Florestal de Monsanto, como pretende a CML.

Pinto Soares