22/04/2010

Duas perguntas dirigidas às chefias da C.M.L.








Caros Amigos (as)
Como sempre, um factor externo veio impôr disciplina, e assim a visita do Papa veio definir uma "death line" para a conclusão do pavimento do Terreiro do Paço.
Os trabalhos continuam a bom ritmo e pode concluir-se que o resultado final é digno, agora que o bom senso prevaleceu e que os clamores e protestos externos foram ouvidos, neutralizando "cartas de marear", "gatafunhos" e "mikados" nos passeios laterais, "verdetes" e "tartan" na placa central e "plataformas" no Cais das Colunas ... Ficaram-nos os degraus agora aparentemente integrados ... Mas em relação a isto há desde já um aviso a fazer ... Reparem que os degraus já estão enegrecidos pelos rodados das pranchas de "skate" e as arestas fendidas e afectadas.
Tendo em conta o facto de que a obra ainda não está concluida teme-se o pior .... Comparem com a situação na Praça da Figueira que podem avaliar nas fotos seguintes ... daí poder-se-á concluir o que irá acontecer se medidas não forem tomadas.
O seguinte conjunto de duas imagens referem-se à loja à esquina da Praça da Figueira, a antiga Manteigaria "União", que apresenta interessantes interiores intactos ... tendo em conta que se encontra no edifício do futuro Hotel de qualidade que pretendem instalar neste bloco, a pergunta fundamental é ... Será este importante interior preservado e integrado no Hotel ? .... ou vamos ter mais uma história parecida com o Correeiro ?
Saudações de António Sérgio Rosa de Carvalho

13 comentários:

Julio Amorim disse...

Que admirado que fiquei que os palerminhas do skate já andam a estragar:

http://cidadanialx.blogspot.com/2008/11/soluesdoutras-paragens.html

Se bem que esses degraus não fazem ali falta absolutamente nenhuma...

Xico disse...

Palerminhas porquê?!!! Há alternativas para andar de skate, com excepção à Casa Pia de Belem que até é privada!!?

Anónimo disse...

Mal posso esperar para ver aqueles supérfluos e idiotas degraus no Terreiro do Paço todos escaqueirados.

É muito, muito bem feito.

Anónimo disse...

solução, podiam por umas placas de metal nas bordas dos degraus aí na praça da figueira. assim os skates já não partiam as pedras e podiam continuar a usá-las. Ou então proibir mas fazer mas skateparks com equipamentos para street, e não só halfpipes

Anónimo disse...

Xico:
Há uma alternativa no Parque das Nações, mesmo ao pé/por baixo da Ponte Vasco da Gama. Um "skate park."

Xico disse...

skating is not a crime...

mas concordo que skating danifica os degraus. a solução passa por fazer degraus que ou não permitem skating ou resistem ao mesmo.

Anónimo disse...

Skating is not a crime mas estragar equipamentos urbanos é !

Anónimo disse...

Chiça. Há sempre alguma coisa que está mal. Primeiro é a baixa que está a morrer.
Depois chegam os putos com as suas modas (hoje é o skate, amanhã é outra coisa qualquer), que dão vida àquela zona sem prejudicar ninguém e os polícias da moral e bons costumes vêem logo apontar o dedo.
Deixem a cidade viver.
(Acho que não vale a pena postar aqui imagens de outras cidades mundiais onde as pessoas são livres de fazer skate, andar de bicicleta, estarem sentadas no chão e, até, pasme-se, jogar à bola).

Maxwell disse...

Não conhecendo bem pergunto, qual é o skate park mais próximo da Praça da Figueira que não seja privado? Achei brutal este artigo: passa do Terreiro do R. Paço para a Praça da Figueira para o hotel a construir nesse quarteirão para a preservação dos interiores. Mudanças subtis de assunto, han?

Anónimo disse...

O que está mal são os inenarráveis degraus do Terreiro do Paço, para quem ainda não tenha conseguido perceber.

Anónimo disse...

qual o preconceito que têm contra os rapazes de skate? preferem os actuais mitras que vivem debaixo das arcadas?

Anónimo disse...

Não sou grande conhecedor de skate parks, mas diria que o mais próximo deve ser aquele perto do parque do Alvito (que por acaso até é bastante bom).

É normal que não existam skate parks enormes nas zonas históricas. A não ser que se queira destruir uma praça histórica......nunca vão haver ali skate parks.

De qualquer maneira, a escolha daquele local não se deve só a uma questão de proximidade aos skaters.

Duvido MUITO que todos vivam na baixa (ou na zona histórica). Se um ou outro morar, já é muito. São de toda a Lisboa (e arredores). Eles escolhem aquela zona conscientemente. Basta pensar que não se vêm tantos skaters em outros lados da cidade. Se fosse meramente uma questão de proximidade, a zona norte de Lisboa (que têm proporcionalmente muitos jovens) devia ter skaters por todo o lado e não tem. Tem alguns, mas definitivamente não se vêm com a mesma frequência que na Pr. da Figueira.

Anónimo disse...

O problema é na zona Norte não haver locais para andar onde ninguem chateie.

Os skaters que conheço são de: Graça, Alvalade, Olivais, Camarate, odivelas, Queluz, Mem Martins, Amadora, Alto S. Joao, etc...