16/04/2010

Dispositivo de publicidade desrespeitadora do Património: carta à MEO e JCDecaux



Exmos Senhores,


O Fórum Cidadania Lx vem por este meio denunciar a falta de sensibilidade pelo Património de Lisboa manifestada pelas práticas de publicidade adoptadas pelas vossas empresas.

A instalação pela JCDecaux de um telão de publicidade para a MEO na fachada de um edifício na Av. Fontes Pereira de Melo, 17-19 (torneja R. Martens Ferrão, 24-26) é um exemplo de desrespeito pelo Património classificado da nossa cidade.

O telão de publicidade está dentro da zona de protecção do Palácio Sotto Mayor homologado IIP-Imóvel de Interesse Público (Despacho de 29-04-1997 e Despacho de 29-11-1988).

Estas telas gigantes interferem negativamente com a paisagem urbana da nossa cidade, particularmente quando estão envolvidos imóveis de especial interesse patrimonial.

O Fórum Cidadania Lx dá nota negativa ao MEO e JCDECAUX por mais este exemplo de más práticas de publicidade, não compreendendo, aliás, a aparente indiferença da CML e do IGESPAR que as autorizam.

Apelamos a uma mudança de atitude no futuro próximo para que a estética e o património da Cidade não continuem a sofrer este tipo de atropelos.


Com os nossos cumprimentos,


Fernando Jorge, Paulo Ferrero e Júlio Amorim

5 comentários:

Filipe Melo Sousa disse...

é impressionante como se acham no direito de interferir com o uso do património dos outros. agora, com o mero argumento de existir um "palácio" (leia-se antes, uma agência do barclays) nas proximidades

Anónimo disse...

Nota negativa que deveria ser extensível a quem licencia, a quem deveria fiscalizar e a quem deveria actuar (CML e IGESPAR).
A CML tem um regulamento municipal sobre publicidade, que muitas vezes parece ser uma novidade para os serviços de licenciamento e fiscalização.
Tenho uma reclamação em curso contra a CML por esta ter licenciado a instalação de um painel publicitário em total desrespeito pelo seu próprio regulamento municipal (regulamento que não foi feito por mim). Tive de ser eu (um mero cidadão) a chamar a atenção dos serviços para esse facto.
Posto isto, não me admirava nada que o referido telão não tivesse passado pelo mesmo crivo de rigor.
Luís Alexandre

Anónimo disse...

Então e o sr. João Soares já sabe como é que as árvores centenárias que rodeavam o Palácio foram abaixo ou ainda não lhe fizeram um desenho?

Rui Silva disse...

E ainda bem que se acham no direito de interferir com o uso dos patrimonio dos outros, muito bem!

Sandra disse...

É uma grande vergonha para a cidade. E uma vergonha para todos nós que toleramos isto.

Quanto à Zon, e outras empresas como a Meo, aproveitam-se da República de Bananas a que estamos reduzidos!

E a Jcdecaux vai fazendo por aqui o que nem se atreveria a pensar em França ou Itália...