29/03/2010

Lixeiras de Lisboa: Rua Dr. António Cândido

ECOPORCO
Imagens e denúncia enviada por uma munícipe identificada.

28 comentários:

Anónimo disse...

uma cidade ocupada por selvagens

Anónimo disse...

É isto que faz os turistas voltarem over and over again.

Rodrigo disse...

a culpa é das pessoas, somos PORCOS. Bastava ver como está a cidade à segunda de manhã. Só lixo. Continuamos a atirar lixo para a Rua. Não evoluimos quase nada, em termos cívicos, nos últimos anos e depois queixamo-nos dos políticos...

HOMOSAPIENS disse...

Uma solução simples é que desde a escola infantaria/primaria, se ensine o que é cívismo aos mais novos. Que passa por actos simples, mostrar por exemplo como se recicla e os benefícios desse acto para a natureza e nós todos, não enviar lixo para o chão mas nos caixotes para esse efeito, etc,etc,etc...

Cumpts.

Anónimo disse...

Estou de acordo com o HOMOSAPIENS, acho que a salvação está nas crianças.
Aliás, muitas entidades do sector fazem frequentemente acções de sensibilização junto das escolas, porque acreditam que a mensagem chega melhor aos pais, se for passada pelas crianças.
Estas fotos são do mais deprimente e vergonhoso que pode haver.
Luís Alexandre

Xico disse...

Como se na escola não ensinassem isso tudo! Por acaso é na escola que se vê mais vandalismo. Está-me a parecer que aqui ninguem andou na escola para dizer tais coisas!
A teoria toda a gente a sabe.

HOMOSAPIENS disse...

Xico-Não vou falar da minha vida privada mas essa do "está-me a parecer que aqui ninguém andou na escola para dizer tais coisas" é falsa, visto que quando estive na escola primaria nem tão pouco se falou de salvaguarda do ambiente. Simplesmente faziamos as tipicas lições de geografia do continente e ilhas, mais nada.

Vandalismo não diria, mas sim violência pelos tempos que correm.
O único vandalismo que podemos ver é aquelas renovações feitas por ditos profissionais encarregados pelos municípios e ao abrigo do programa de renovação das escolas, que depois passadas algumas semanas já entre água nas salas de curso quando chove ou então os alunos e professores morrerem de frio por a escola estar mal isolada ou pedaços de tecto caírem em cima das pessoas, etc,etc,etc...

E para a violência suggeria também cursos desde a infantaria/primaria.

"Estas fotos são do mais deprimente e vergonhoso que pode haver."
É bem verdade Luís Alexandre, tal como o estacionamento selvagem ou as centenas de casas ao abandono, entre outras.


Cumpts.

Xico disse...

Tambem era melhor que logo na primaria ja começassem a partir tudo. Nem tinham força para tal.

Tem que me dizer que escola não está vandalizada. Todas as que passei estavam.
Numa parede duma duma escola em que andei até estava escrito: "A escola é de todos, destroi a tua parte".
Em todas as escolas onde andei havia degradação dos edificios, portas partidas a pontapé, vidros partidos, casas de banho onde as sanitas eram constantemente partidas a pontapé quando era moda usar botas Jimmy Doly, fogueiras nos caixotes de lixo, tegs...

Essa do ser um fenómeno novo... nos anos 80 qual a escola em que não havia alunos a injectarem-se? Os poucos dos que ficaram agarrados e ainda são vivos têm hoje 40 e tal anos e arrumam carros e fazem pequenos furtos ou estão na prisão.

As escolas hoje estão muito melhores do que eram nos anos 80 e 90, a todos os niveis, principalmente docentes porque antigamente qualquer individuo com o antigo 7º ano era professor desde que tivesse umas noções de qualquer materia.

Quando a escola deixou de ser um luxo e passou a ser para todos, obviamente não havia professores no país para tanta escola.

HOMOSAPIENS disse...

Xico você pode estar a falar pelo nome das escolas que frequentou, a isso diria que fez umas 4 sem tomar nota de infantario.
Tomo como conta:
-Escola primária
-Ciclo
-Liceu
-Faculdade

Neste caso não pode fazer dessas escolas que frequentou uma generalidade. Eu por exemplo durante toda a minha formação de vida só a partir da Faculdade é que comecei a ver vandalismo e esse vandalismo era ocasional ou até raro.

Agora nas pequenas e grandes cidades vê-se muito mais desse dito vandalismo e por uma razão. Antigamente havia a dita palmada ou puxão de orelhas o que ocasionava o medo do professor, nos nossos tempos esse medo não existe e vê-se o que dá (agressões verbais/fisícas) etc...
Cuidado que não faço a apología do regresso da bofetada e até estou totalmente contra.

Mas temos de ter nas nossas escolas cursos de cívismo que devem ser transmitidos já desde o infantário/primária, tal como disse anteriormente seria a melhor solução para parar de ver casos como os apresentados no link, ou um travão a esses mesmos.

Cumpts.

Xico disse...

Em qualquer escola secundaria/basica da grande Lisboa acontece o que eu disse, no resto de Portugal não sei porque não andei lá mas tive um colega do Porto que disse que as escolas de Lisboa eram um mimo ao lado das do Porto. Por acaso frequentei 4 escolas basica/secundarias e nas 4 era tudo identico. Faz parte dos miudos personalizar tudo. As paredes, as mochilas, a roupa, a escola, os bancos vidros e tecto dos autocarros, etc... Na escola quanto mais estragado melhor. Qual o miudo que não se sente importante por andar na escola que tem fama de ser a pior? Só os betos e a maioria fazia uma tentativa de não ter fama de beto. É assim que os miudos conquistam o respeito perante os outros. Eu posso dizer que alguns dos alunos das escolas onde eu andei iam para a porta de outras c fama de ser só betos roubar à saida e lá dentro quando conseguiam entrar o que não era dificil.

Anónimo disse...

Ericeira tem junto aos ecopontos umas espécies de gaiolas de arame forte com ca. 2,5 por 2,5 m para se colocarem as caixas de cartão e resíduos sólidos e outra para garrafões de plástico, etc. Não é uma beleza, mas dá um ar de arrumado sem o aspecto de lixeira.
Quem pede ao presidente da CML para ir à Ericeira ver e copiar. Aquilo é de construção muito simples.

Xico disse...

O monhé é muito fino. Não vai a terras saloias.

HOMOSAPIENS disse...

Xico, eu não falo do que era ou é o estado das nossas escolas, simplesmente dei uma solução para o futuro que acho ser boa. Agora uma boa educação também não é só da responsabilidade da escola, mas também dos pais. Para isso poderia sugerir que fosse obrigatória a presença desses mesmos nas reuniões de classe e os professores do aluno.

Como diz o ditado "de pequenino é que se torce o pepino"LOOOOOOL, por isso toca a tomar medidas.

Cumpts.

Xico disse...

E quantos são os pais que se podem dar a esse luxo? A maioria tem trabalhos precarios e os patroes querem lá saber da reunião dos filhos dos colaboradores, dizem para as marcarem para a meia noite. Faltam ao trabalho são despedidos e mais nada.

Filipe Melo Sousa disse...

Falta de civismo não. Falta de serviços de recolha de lixo. Quando os contentores estão cheios, querem que as pessoas guardem o lixo em casa?

HOMOSAPIENS disse...

Xico- As reuniões podem ser marcadas as 18:00H, não me diga que nem o pai nem a mãe podem a essa hora?!?

Filipe-É verdade, mas eu falava em termos gerais, não só apenas neste caso mas sim do que se vê em todo o país. Basta ver o site www.limparportugal.org para se ter noção do quanto porcos são alguns portugueses, relembro que muitos destes casos apresentados no site são de lixeiras feitas ao longos dos anos na natureza por gente ignorante.

No caso apresentado no link, se os contentores estão cheios basta procurar qual é o mais próximo e ir meter o lixo.


Cumpts.

Rodrigo disse...

Sim Filipe, aliás como é na Alemanha. E isto não é lixo que cheire mal. Cheira porque a malta usa os contentores de reciclagem como depósitos de lixo orgânico. Mas concordo que a recolha tem falhas.

Xico disse...

Até em Luanda já instalaram chips nos caixotes que avisam quando estão cheios. A CML só gasta dinheiro em obra que seja visivel.

Xico disse...

Homosapiens, a maioria dos pais não são funcionarios publicos. Quanto muito ás 18H estão a sair dos empregos, até chegarem ás escolas apanham transito e chegam tarde.
Os meus pais sempre trabalharam até ás 20H e o meu pai ás vezes fica até de madrugada.

Rodrigo disse...

mas estes até dá a sensação que não estão muito cheios. mas custava alguma coisa à malta dobrar os cartões e por dentro do ecoponto. E as caixas de madeira? e os sacos com aspecto de lixo orgânico? Há culpas de todos. Nossa e dos serviços da Câmara.
Mais uma vez é o problema da responsabilidade, se funciona mal, temos de adaptar, é como na AE eu posso ir a 120, mas se há condiocionante tenho de me adaptar. E escola? mas as pessoas não são capazes de aprender por elas. no meu tempo nunca se falou destas coisas e eu aprendi, tenho cabecita para pensar. Sempre a tirar responsabilidade das pessoas. é como o bullying querem criminar, responsabilizem as crianças, ponham-nas de castigo a apanhar as folhas das árvores, ou a correr, passa logo a vontade. RESPONSILIDADE é o que faz falta. Para quando eu cidadão tenho de ser responsável pelas minhas acções?

Xico disse...

~Muitas vezes quem põe os cartões são idosos, e não têm força para os dobrar.
Há tambem muita gente que tem duvidas onde por certas coisas e deixa no passeio por ter medo de não acertar o ecoponto.

Eu quando ponho caixas de detergente da roupa normalmente ficam entaladas, tenho que mandar muitas peras até elas entrarem. Caso os ecopontos não estivessem presos com correntes eles viravam-se. LOL

HOMOSAPIENS disse...

Xico:

"Homosapiens, a maioria dos pais não são funcionarios publicos. Quanto muito ás 18H estão a sair dos empregos, até chegarem ás escolas apanham transito e chegam tarde."


E a maioria dos pais não trabalham até as tantas da noite. Muita da população portuguesa começa o trabalho as 7/8 horas, ora se tomámos conta que se trabalha 8 horas mais 1 hora de pausa para o almoço, a maioria acaba as 16/17 horas. E mesmo podemos chegar um bocadinho mais tarde, basta é advertir.

Agora se existem pais que trabalham ao negro e fazem 2, 3 ou mais trabalhos, isso já é outro assunto.


"Há tambem muita gente que tem duvidas onde por certas coisas e deixa no passeio por ter medo de não acertar o ecoponto."

Xico, isso é fazer dos portugueses analfabetos profundos, afinal basta ler simplesmente o que está assinalado nos caixotes ou simplesmente ver a core que caba a cada material e que está assinalado nos pacotes/botelhas/etc...


Cumpts.

Xico disse...

Adjective os portugueses como quiser. Muitos não sabem. Para os idosos isto são tudo novidades e modernices, além disso vêm mal.

Xico disse...

O meu pai trabalhou com um velho que não sabia levantar dinheiro dum multibanco, essa coisa tão basica que qualquer um de nós sabe. Os meus avós não sabem ligar um computador, quanto mais aceder à net, e não acreditam em muitas das funcionalidades da net, dizem que são impossiveis.

HOMOSAPIENS disse...

XICO-esses exemplos todos que você deu até compreendo, mas sinceramente não conseguir ler PAPEL/CARTÃO(entre outros) em grande no caixote do lixo é preciso ser um grande analfabeto.
E mesmo para aquele que não sabe ler( afinal ainda existe pessoas que não sabem) basta referir-se ao código das cores nos objectos. Até crianças de 6 anos sabem fazer isso, porque não os adultos?!?!

Cumpts.

Xico disse...

Quem disse que as crianças são burras? Mais burros são muitos adultos que se deixam enganar por elas.
Essa ideia que os miudos não percebem...

Rodrigo disse...

Xico, muito bom a cena dos murros ao detegente. Tn já fiz cenas, tipo aos saltos em cima dos cartões. De facto temos de reconhecer que o sistema não é dos melhores, tb não sei até que ponto a recolha selectiva porta a porta será mais eficiente, pois a malta não gosta de ter lixo em casa, é como aquela cena varre-se o lixo de casa para a rua, mas a solução tem de passar por um esforço de todos, que obriga a uma mudança de comportamentos e hábitos. Abraço

HOMOSAPIENS disse...

XICO,"Quem disse que as crianças são burras? Mais burros são muitos adultos que se deixam enganar por elas.
Essa ideia que os miudos não percebem..."

Esse comentário é inútil. Quem disse que as crianças eram burras?!?!

Simplesmente dei um exemplo. Se crianças sabem reciclar porque então os adultos não!!! Mais nada.

Cumpts.