24/03/2010

Ano da Biodiversidade e guia de caminhos pedestres em Monsanto.



"O presidente da autarquia, António Costa, confessou-se surpreendido com alguns dos números apresentados no programa, que entre outros dados, revelam que existem em Lisboa cerca de 100 espécies de aves e 123 espécies de plantas. “Afinal não somos os únicos seres vivos que há na cidade”, disse, afirmando que “é decisivo que os cidadãos conheçam e respeitem essa biodiversidade".
in site CML
"Sabia que em Lisboa existem mais de 140 espécies animais e 123 vegetais, grande parte das quais no Parque Florestal de Monsanto? O socialista António Costa admitiu ontem, no dia em que a autarquia lisboeta assumiu o compromisso de aumentar a biodiversidade do concelho em 20 por cento até 2020, que aqueles números constituíram "uma surpresa" para si.
(...)
Entre Novembro e Dezembro, a Câmara de Lisboa prepara-se para lançar um guia de Monsanto com cerca de 150 páginas, dando conta de todos os percursos possíveis no interior do parque florestal, seja a pé ou de bicicleta. "
in público
...
É com satisfação que vejo estas notícias e que leio estas declarações do Sr. Presidente da CML. Prevejo que, ao inteirar-se da realidade, o Sr.Presidente vai obrigar a CML a mudar de Rumo.Penso que agora será mais fácil para o Sr. Presidente António Costa concretizar a intenção que tinha de retirar o campo de tiro (projecto altamente incompatível e incoerente com o que se anuncia) do PF de Monsanto e indeferir outros projectos que se apresentam tão prejudiciais para esta zona reconhecidamente fundamental para a Cidade de Lisboa. Penso que agora será mais fácil e terá mais apoios para a vontade de transformar Monsanto num pólo de educação ambiental, de atracção das pessoas na busca pelo bem estar e como um grande exemplo do que uma cidade pode e deve fazer pela qualidade de vida dos cidadãos e dos outros seres vivos que nela habitam. Tenho esperança que agora a diversidade e a importância ambiental de Monsanto venham ,finalmente ,a ser respeitadas. A concretizarem-se estas notícias serão um exemplo para todo o País.

(Nas fotografias em cima dão-se dois exemplos de caminhos que, entre outros naquela zona, terão obrigatoriamente de figurar no referido Guia. Mas nestes caminhos (junto ao espaço Monsanto e que contornam todo o campo de tiro) não se pode passear em segurança devido ao enorme ruído provocado pela actividade ali realizada e á queda constante do chumbo nos solos e em cima das pessoas. Obviamente não se irá aconselhar os visitantes a ir passear nestas condições.Obviamente as coisas irão mudar).

2 comentários:

Anónimo disse...

A. Lourenço tem toda a razão. O Sr. Presidente não pode manter o Tiro a Chumbo em Monsanto. Os seus amigos do ps terão que ir dar uns tirinhos para outras bandas.

Anónimo disse...

caro A. lourenço,para que tudo isto não seja hipocrisia , como diz em baixo, é mesmo bom que isto mude e que antónio Costa abra os olhos enquanto é tempo senão ficará na história como um dos que mais mal fez a Monsanto.Santana lopes soube recuar a tempo e pelo menos no que a Monsanto diz respeito ninguém lhe pode apontar nada. outros andaram anos a cantar de galo e a aproveitar-se dos movimentos de cidadãos e agora é o que se vê.