25/02/2010

Ampliação do TCA tem um prazo limitado

Um dos aspectos que, a meu ver, não tem sido suficientemente mencionado quando se fala da ampliação do TCA é até quando será esta ampliação operacional; isto é, quando estará o novo terminal saturado?

Repesco aqui partes de um post de Janeiro de 2009 que é bastante elucidativo:

"...
"Mesmo com as obras de alargamento, a capacidade do terminal de contentores de Alcântara ficará esgotada em 2018, admitiu hoje Manuel Frasquilho, presidente da Administração do Porto de Lisboa (APL), na Comissão Parlamentar de Obras Públicas."
..."

O relatório do Tribunal de Contas criticava por um lado a concessão sem concurso público; e por outro a validade das projecções sobre o qual se baseava a "necessidade" de ampliar o terminal (hoje sabemos que não são válidas por causa da crise). Mas suponhamos que a retoma é fulgurante e que as projecções ficam de novo válidas: daqui a sete anos o terminal estará de novo saturado, segundo o antigo Administrador do Porto de Lisboa.

Dado que as obras vão demorar teoricamente seis anos - ou seja, vão ficar prontas em 2016 / 17 - a pergunta é: vale a pena ampliar o terminal por um ano ou dois? E se as projecções não forem válidas - para quê ampliar o TCA?

5 comentários:

Xico disse...

Pelo menos enquanto o TCA durar dá lucro ao país e baixa o preço dos produtos importados.
Por dia actualmente o Porto de Lisboa factura 500 mil euros ao dia, com o alargamento passa a facturar ainda mais.
Está aqui a prova numa reportagem da SIC:

http://www.youtube.com/watch?v=OJ-U-Fc6apE

Anónimo disse...

isso deve vir do mesmo tipo que fez o estudo do novo aeroporto. façam a ampliação que não vai ficar esgotado tão cedo

Anónimo disse...

O Serpa na sua cegueira fundamentalista já utiliza todos os argumentos, mesmo os que lhe tiram a razão!

Anónimo disse...

Um dos aspectos que, a meu ver, não tem sido suficientemente mencionado quando se fala da ampliação do TCA é a falta de formação das pessoas deste blog, nomeadamente o Serpa, que vêem para aqui falar do que desconhecem e só dizem asneiras que confundem quem lê estes posts e julga que foram escritos por alguém que entende alguma coisa do assunto!

Anónimo disse...

quando será que este assunto por uma vez se deixa de se comentar está na altura de os senhores perceberem que a negociata está feita e que todos comem o movimento do porto não justifica ampliações só nos negócios escuros e das oportunidades que não se podem perder