12/02/2010

Turistas escolhem Lisboa por causa do preço

In Público (12/2/2010)
Por Ana Rita Faria

«A crise fez com que o custo se tornasse o principal factor para os estrangeiros decidirem conhecer a capital. Além disso, está a torná-los menos fiéis

Um turista mais atraído pelo preço do que pela imagem de cidade "bonita e histórica" e um turista menos fiel ao destino e cujo regresso à capital é cada vez menos provável. A crise económica parece estar a ditar uma alteração no perfil do visitante de Lisboa, revela o inquérito ao grau de satisfação dos turistas estrangeiros realizado pelo Observatório do Turismo de Lisboa (TL).

O estudo reporta-se aos meses de Abril, Junho, Agosto e Outubro de 2009 e foi realizado com base em inquéritos a mais de 3000 turistas estrangeiros na região de Lisboa e outros 2000 que se ficaram só pela capital. Ao contrário dos anos anteriores, o preço tornou-se o principal factor a ter em consideração na escolha, o que pode querer dizer que, em época de crise e contenção de gastos, a capital se posicionou como uma alternativa mais económica a outros destinos turísticos.

"De 2007 para 2009 o preço passou de pouco revelante para o factor mais importante na tomada de decisão de visitar Lisboa", revela o inquérito. No ano passado, quase metade (46,6 por cento) dos turistas lisboetas escolheram a cidade sobretudo em função do custo, uma percentagem que era apenas de 27 por cento em 2008 e de 16 por cento em 2007. Nos últimos anos, a decisão era sobretudo influenciada pelo conselho de familiares e amigos e pela imagem que os estrangeiros têm de Lisboa.

Em consonância com o peso do preço parece estar a "fidelidade" que os turistas dedicam a Lisboa. Apesar de quase dois terços ainda consideraram provável ou mesmo muito provável o seu regresso à capital, houve uma quebra significativa desta probabilidade no inquérito de 2009 face aos anos anteriores, quando a percentagem de regressos prováveis rondava os 90 por cento.

Para o Observatório do Turismo de Lisboa, "a concorrência de outros destinos e a presente crise económica, que poderá levar à redução do número de viagens anuais, podem ser uma explicação para o menor grau de fidelização quer a Lisboa, quer a qualquer outro destino".

Com um orçamento mais limitado, os estrangeiros parecem preferir a novidade à repetição. Uma tendência que pode explicar também o facto de os turistas lisboetas serem, cada vez mais, estreantes.

O inquérito de 2009 mostra que quase 70 por cento dos entrevistados visitou Lisboa pela primeira vez, ao contrário do que se verificou nos anos anteriores, em que a percentagem de repetentes era superior. No ano passado, só pouco mais de um terço dos turistas já tinha estado na capital, enquanto em anos anteriores ultrapassavam 50 e 60 por cento.

Em mudança está também a faixa etária dos turistas. Face a 2008 e 2007, o grupo dos 25 aos 34 anos ganhou peso e representa a maioria dos turistas da capital. A perder terreno está o segmento sénior, que se reduziu para metade entre 2008 e 2009, representando agora só um quarto dos visitantes de Lisboa.»

...

Bem me parecia que seria o preço, e sobretudo a partir do momento em que as low cost passaram a ter voos para cá. Por esta ordem de razões, então quando estivermos bem, bem, bem em baixo ainda teremos mais turistas. Genial, esta nossa vantagem comparativa.

10 comentários:

Anónimo disse...

No meu modesto entendimento, os turistas que demandam Lisboa devem vir é à procura de desleixo e confusão de qualidade, o que são gostos como outros quaisquer.

Xico disse...

É preciso é que venham, os motivos eles lá sabem, se cá deixarem dinheirinho, já cumpriram a missão deles.

Anónimo disse...

Infelizmente, não são os turistas das faixas etárias mais baixas que deixam cá muito dinheirinho, como muito bem sabem, por exemplo, a hotelaria e os lojistas.

Xico disse...

Ai não? Então aconselho-o a sair à noite e a ver. São centenas de euros gastos em bares e discotecas. O que mais ajuda o turismo é o futebol europeu. Sem ser em alturas de jogos nunca se vê as esplanadas todas do centro de Lisboa a servir cervejas ás 9 da manhã e a esgotarem o stock ao meio dia apesar de previamente esse stock já ter sido reforçado.

Estou farto de ver europeus do centro e sobretudo do norte a esfarraparem o dinheiro que a maioria dos portugueses demoram quase um mês a ganhar, numas duas horas no Cais Sodré.
Além disso são esses mesmos turistas jovens que salva o negócio aos taxistas da noite que estão a viver uma crise nunca antes vista, e alguns já andam na roda à mais de 30 anos.

Salvador, disse...

Turismo de "pé descalço" para Lisboa; os turistas que cá vêm, estão proporcionalmente iguais a nós quando vamos a Marrocos!

Xico disse...

Melhor que nada. Os turistas prejuizo não dão de certeza, a partir daí tudo o que vier é lucro.

Mais um comuna que acha que o turismo é a prostituição do país!

Anónimo disse...

Eh, Eh, Eh, em bares e discotecas ajuda-se à beça a economia nacional...

Só em Licor Beirão é um vê-se-te-avias.

Xico disse...

Sabe lá você o dinheiro que a diversão nocturna movimenta. Só os seguranças que ganham à comissão chegam a ganhar milhares de euros por mês. Podem não declarar, mas gastam-no e aí estão a ajudar a economia nacional. A economia paralela faz parte da economia real.

Anónimo disse...

o que interessa as razoes? interessa é que eles venham
com sorte fazem publicidade e os amigos tambem vêm!

Xico disse...

Isso mesmo coment das 1:28AM, mas há sempre uns tacanhos que não chegam lá, é preciso explicar-lhes ao pormenor.