18/02/2010

C.M.L. ameaça interiores históricos do comércio tradicional






Caros Amigos (as)


Algo de extremamente grave se está a passar na intervenção para a construção do famoso terraço-jardim na Rua do Carmo.

Depois de até agora este Executivo da C.M.L. ter demonstrado total indiferença pela Protecção, Preservação e Estímulo dos Estabelecimentos de Comércio Tradicional com Valor Patrimonial (Interiores) e Tradição Histórica (e com o importantissimo Valor Turístico inerente) ... não tendo desenvolvido qualquer estratégia através do seu instrumento de Urbanismo Comercial, tornou-se agora na principal e directa ameaça para o troço da Rua do Carmo, onde se encontram estabelecimentos com a importância da Luvaria Ulisses, da Ourivesaria do Carmo, do estabelecimento da Ana Salazar (cujo interior original já tinha sido destruído por projecto arquitectónico insensível) mas que ainda mantém a sua magnifica fachada.

O facto destes estabelecimentos se encontrarem no Inventário Municipal do Património, não chega e pelos vistos não serve de nada.

Eu próprio, verifiquei isto, quando há uns anos, através da C.M.L. e do Núcleo de Estudos do Património, tentei uma classificação mais "forte" dos interiores da Ourivesaria Aliança (fotos abaixo), e recebi como resposta do então IPPAR que cabia a esta instituição a sua classificação (!?!)

Leiam o meu texto "As Lojas tradicionais da Baixa, desafios presentes e futuros" aqui.


Saudações Lisboetas e Preocupadas, António Sérgio Rosa de Carvalho






Texto editado

2 comentários:

Anónimo disse...

se o título não fosse tão tendencioso eu até lia o post mas assim nem me dou ao trabalho...

a imparcialidade ainda é apreciada por quem lê...

Ai - a - Tola disse...

Caro anónimo das 4:30,

este texto pecará por defeito, e não por excesso. A CML tem sido conivente com a destruição de património da cidade, quer por não ter a sensibilidade que se esperaria na sua protecção, quer por não ter a autoridade e diligência para fiscalizar, punir, dar exemplo e exigir a reposição, quer por se colocar do lado daqueles que têm cifrões no lugar de olhos.
Caso o título fosse: "CML salvaguardou importante património" leria o artigo de cabo a rabo, suponho. Parece-me que não tem problemas com a imparcialidade mas com a verdade!