25/02/2010

Chuvas condena à morte Igreja de S. José

O mau tempo dos últimos dias agravou o estado de degradação em que se encontra a Igreja de S. José, em Lisboa. Temendo o pior, o grupo de amigos daquele templo vai hoje, quinta-feira, tentar apear a imagem Senhora da Fé. Dizem que as quedas de talha já são diárias.

Há muito que a imagem de Nossa Senhora da Fé tinha a seus pés vários baldes de plástico para amparar a água que entra pela Igreja de S. José dos Carpinteiros. Mas a degradação atingiu tal dimensão que a Senhora da Fé passou enfrentar outros perigos, entre os quais o da queda de pedaços de talha.

Também hoje, alguns técnicos dos museus Nacional do Azulejo e Nacional de Arte Antiga, deslocam-se à Igreja construída no século XVI, de estilo barroco e pombalino, para avaliar os "estragos" patrimoniais causados por anos a fio de abandono.

"Também convidámos o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, para que veja o estado em que está a Igreja. Esperamos que possa vir e que accione os mecanismos necessários para a colocação, tão rápido quanto possível, de andaimes e cobertura temporária sobre o conjunto da igreja e edifícios anexos", avançou ao JN Paulo Ferrero, do Grupo de Amigos da Igreja de S. José dos Carpinteiros

O grupo de amigos foi constituído no mês passado e inclui dezenas de pessoas, entre as quais Gonçalo Ribeiro Telles, que preside à Irmandade de S. José. O objectivo é reunir fundos para a recuperação daquele templo que, apesar de estar classificado como Imóvel de Interesse Público, parecia condenado à "morte".

No próximo dia 8, representantes da Comissão de Acompanhamento da Cultura da Assembleia Municipal de Lisboa vão visitar a Igreja durante a tarde.

O Grupo de Amigos conta ainda realizar uma missa no dia 19 e um concerto de música barroca para angariar fundos para a recuperação da Igreja e anexos. O grupo pretende ainda envolver os comerciantes locais no esforço de restauro daquele templo.

In JN

3 comentários:

Filipe Melo Sousa disse...

O termo "à morte" aplica-se a pessoas, não a edifícios.

Xico disse...

Pelos vistos ninguem é Catolico aqui. Ninguem liga nenhuma. Quando for noticiado que uma igreja evangelica ou pentecostal ou geová ou maná está em risco de cair pode ser que cause mais impacto.

A Igreja Catolica já deu o que tinha a dar em Portugal.

Maxwell disse...

Quantos milhões se vão gastar naquele ridículo palco para o papa no Terreiro do Paço? Porque é que o patriarcado de lisboa não mete a pata quando é para desembolsar?