14/02/2010

Av. Fontes Pereira de Melo



Alguém me sabe dizer porque é que este edifício, numa das zonas nobres da cidade, está a degradar-se desta forma há anos?

11 comentários:

Xico disse...

Está à espera que dêm os milhões que o proprietario quer por ele ou então à espera que a CML aprove a construção do novo edificio para se começar a deitar esse abaixo.

Anónimo disse...

Porque a empresa que o ocupava faliu?

Anónimo disse...

Porque vivemos numa república e não numa monarquia.

Julio Amorim disse...

Caro Luís Serpa....

Está no eixo de "desbarato":
Liberdade - Pereira de Melo - Republica

Portanto....na lista de espera!

Anónimo disse...

E outros edifícios da Fontes Pereira de Melo, um em frente desse e outros junto ao Sheraton, porque estão há décadas como estão?

E as lajes que continuam supostamente a caír e obrigam à "vedação" do passeio há anos antes (para quem sobe) do entrocamento com a Rua Engº Vieira da Silva?

Cá para mim, são tudo atracções da cedade que provocam a admiração da marca da D. Michelle Obama e outros visitantes ilustres, como a Monocle.

A Nossa Terrinha disse...

A resposta correcta será: este edifício já está desenquadrado, há que integrá-lo no processo de "destruição" contínua desta avenida e, portanto, não há qualquer interesse em preservá-lo. Aposto que não terão faltado projectos "lindos" para o local, nós é que ainda não os conhecemos. Entretanto, é um bom sítio para a proliferação de ratos, que se dão muito bem com estas coisas.

A Nossa Terrinha disse...

A resposta correcta será esta: este edifício já está desenquadrado e há que integrá-lo no processo de "destruição" contínua da Fontes Pereira de Melo e, portanto, já não há qualquer interesse na sua preservação. Projectos para ele não devem ter faltado, nós é que ainda não os conhecemos. É uma questão de tempo. Entretanto, é um excelente local para a proliferação de ratos, que se dão muito bem nestes sítios. Um pouco de natureza na cidade, no fundo.

Susana Neves disse...

Embora não se veja, do lado direito, há ainda uma linda buganvílea que importava preservar.
Outra buganvílea pela qual temo é uma enorme, verdadeiramente espectacular, que tomba para um espaço vazio da Rua de S.Bento.
Essa buganvílea devia ser classificada, é neste momento uma relíquia, uma memória das Descobertas, e o vazio, onde se prevê construção, deveria ser um espaço de lazer onde ela pudesse ser admirada e estimada.
Atenção, Lisboa outrora cidade de bunganvíleas, já só tem neste momento alguns exemplares, dos quais este é o mais belo.

Paulo Ferrero disse...

Caro Luís, a resposta é a seguinte:
A CML aprovou a demolição deste edifício para ali se construir um corpo novo para o digníssimo hotel que lhe está ao lado. Escusado será dizer que o interesse do promotor reside no corpo das traseiras, cuja volumetria lhe permitirá construir o respectivo mono da paxe. Património de Lisboa? Que se dane esse edifício, por sinal único em Lisboa, com um passadiço interessantíssimo e toda uma escala herdeira do que era a Fontes Pereira de Melo, antes do betão e da especulação a terem tomado de assalto, perante a indiferença dos poderes instituídos. Esse edi´fício há muito que recebeu a extrema unção...

Xico disse...

No tempo em que Lisboa tinha 200 mil habitantes era possivel ter um tipo de edificios que hoje não é.

Não são contra a fuga da população e serviços para zonas perifericas? Então punha-se toda a gente a viver e trabalhar numa moradia ao colo uns dos outros?!!!

Se querem que o centro seja ocupado deixem haver edificios adaptados a uma avenida principal duma área metropolitana com 3 milhões de habitantes!!!!!!

Qualquer cidade grande do Mundo no passado teve a avenida principal com moradias, hoje tem predios.
Casas dessas com passadeiras de ferro continua a te-las em Sintra vá lá passear.

Luís Serpa disse...

Paulo, obrigado pelo seu esclarecimento. É preocupante, lamentável. Não sou de modo algum sistematicamente contra novas construções, mas acho que alguns edifícios deviam ser preservados.

Este é um deles.