14/12/2009

Presente de Natal para Sá Fernandes

Sinto-me francamente tentada a enviar este Natal um presente para o Gabinete do Vereador José Sá Fernandes. Para quem não se lembra, ou para quem não está a ver quem é este cãozinho adorável com um osso de javali na boca, trata-se de Ideafix, o inseparável companheiro de Obelix.

Há uma característica muito importante neste personagem criado por Uderzo, que motiva esta minha escolha: Ideafix é contra o abate de árvores; e sempre que uma árvore é cortada ele chora e entra num desespero e cólera sem controlo.

Já a minha santa mãe é um pouco mais radical e defende que todos os lisboetas se unam e reclamem, junto da Divisão de Espaços Verdes e Jardins, que Sá Fernandes está podre por dentro e que, por isso mesmo, deve ser abatido como as centenas de árvores que Lisboa perdeu este ano injustificadamente.

32 comentários:

Pedro disse...

Bem escolhido.


Já tinha falado dos canteiros junto à Torre do Tombo, que foram encurtados. Desta vez foram já 3 eucaliptos à vida. Depois não digam que não avisei.

Anónimo disse...

Nem mais!!!

RF disse...

Eu lamento este post e lamento o caminho que este blog está a querer seguir. Para este peditório "anti-zé" já não dou mais. É um post bem escolhido por quem bata palminhas cada vez que alguém, a troco do que quer que seja, resolva atacar o José Sá Fernandes. É um Ideafix com raiva, a precisar de vacinação urgente. Os Lisboetas foram às urnas há 2 meses e tiveram oportunidade de ceifar quem entenderam ceifar. E quem foi ceifado sabemos bem quem foi. Depois das últimas eleições começou uma nova etapa: as contestações permanentes a tudo o que se faça (e não se faça). O mal é que posts destes deixam cair a "máscara" de quem os põe e começam a clarificar os intuitos de algumas contestações. Haverá os que, de forma legítima, contestem com seriedade mas com Posts destes é possivel que vá o essencial e o acessório com a água do banho.

Anónimo disse...

Mas que bom post! Útil, cheio de humor, nada rancoroso, sim senhora. Cara Srª, apareça mais vezes por aqui, está cheia de energia e boa disposição, é uma pena não a aplicar a discutir os verdadeiros problemas da cidade. Saudações

Anónimo disse...

Acho uma vergonha permitiram estas mensagens e ataques pessoais, sem qualquer lógica e valor informativo, no vosso blog. Se este é o vosso exemplo de cidadania, merece o meu maior repúdio. Só de pensar que esta sra. já foi jornalista até me dá arrepios.

Fosse eu o visado e garanto-lhe que a processava. Vergonhoso!

Luís Serpa disse...

Confesso-lhe que prefiro a opção da sua santa mãe.

Luís Serpa disse...

Caro RF,

se bem perceba a sua reacção não a partilho de todo. Quem personalizou a acção política deste forma foi Sá Fernandes. Que eu saiba, António Costa não se faz tratar por Toino, nem helena Roseta por Lenita.

Ao querer aproximar-se do cidadão com o slogan da "falta" Sá Fernandes fez uma escolha cujos riscos tem experiência suficiente para medir.

Por outro lado, Sá Fernandes, que se quer "próximo" do cidadão com o diminutivo e o slogan "popularucho" age como se fosse dono da cidade, da verdade e da inteligência - coisa que suscita, nas vítimas dessa atitude, uma mais do que compreensível rejeição.

Não acha?

Diana Ralha disse...

Aos leitores a quem muito ofendeu este post, devo talvez responder singelamente com o disclaimer do cabeçalho deste blogue: "Um blogue do Movimento Fórum Cidadania Lisboa, que se destina a aplaudir, apupar, acusar, propor e dissertar sobre tudo quanto se passe de bom e de mau na nossa capital, tendo como única preocupação uma Lisboa pelos lisboetas e para os lisboetas. Prometemos não gastar um cêntimo do erário público em campanhas, nem dizer mal por dizer."

Não digo mal por dizer. Há razões espelhadas um pouco por este blogue, em posts muitíssimo recentes.

Seria a primeira a aplaudir qualquer vereador, de que cor político fosse, que tornasse Lisboa uma cidade melhor, mais verde, com melhor qualidade de vida.

Sou a primeira a apupar aquele que, dois meses depois de ser eleito, com ou sem o meu voto, destrói jardins e espaços verdes a eito (só assim de repente, os últimos: Monsanto, Torel, Príncipe Real, Cesário Verde, José Fontana, Constantino...)

É só ver o antes e o depois.

O ideafix já teria tombado de desgosto...

Unknown disse...

o post é irónico?é, claro.é ofensivo? nem por isso.
Parece que não se pode criticar Sá Fernandes.Pode-se cascar em toda a gente, ele podia cascar em toda a gente, mas cascar agora em quem está a fazer tanta asneira é que não.É tabu. São uns que querem vingança, são outros que não o gramam.Para alguns não existe uma única critica que se faça ao senhor que seja válida.É o dono da razão e da verdade, está num pedestal onde não pode ser tocado. Mesmo que esteja virado do avesso e a contradizer tudo o que sempre defendeu, mesmo que tenha enganado uma data de gente, e nesses me incluo, mesmo que constantemente se ponha a jeito para que,com razão o critiquem, como ele mesmo, com razão criticava os outros. Não se pode tocar, criticar é um deus.Já não é o Zé, deu jeito nas campanhas, agora é o José.De resto Luis Serpa já disse o essencial.E de uma coisa não há duvida , se o Ideafix o visse dava-lhe uma bela de uma dentada nas canelas. Nas duas que não merece menos.E ainda mais uma no rabo.

RF disse...

Caro Luis Serpa,
Essa do Zé Faz falta foi na outra campanha, não foi? Entretanto ele já foi outra vez eleito.
Os riscos do José Sá Fernandes são da sua responsabilidade, e a mim não me preocupam. O chocante é chegar a este blog, que visito com regularidade porque consigo acompanhar num instante tudo o que se passa em Lisboa e vêr um post deste nível intelectual, que nada denúncia e que faz perder tempo a quem cá vem. Não acha? Já viu a diferença para os outros posts que são aqui colocados? Este post parece um comentário de um arruaceiro! Ele em sim mesmo nada diz a não ser que uma senhora tem muita pena que Sá Fernandes tenha acabado de ser eleito. Isto no blog de Diana Ralha tudo bem, agora aqui é que parece muito desbabido. Concordará comigo neste ponto?

Anónimo disse...

Pedro , tambem ja lhe disseram que a razao de terem encortado o canteiro junto à torre do tombo foi para prolongar a ciclovia que passa na FCUL até à alameda da universidade que foi recentemente requalificada, e ficou bastante bem por sinal.

Quanto ao abate de arvores obviamente nao concordo, mas este blog poderia lembrar-se tambem das coisas que se fazem bem,e nao apenas das más.

a alameda universitária é um bom exemplo. antes era um descampado para automoveis, agora é uma zona verde :)

Hã? disse...

ENCORTADO?

Luís Serpa disse...

Caro RF,

e se fôssemos à substância da coisa, em vez de nos ficarmos pelos acessórios?

Que pensa V. das atitudes e do modus faciendi de piccolo Bonaparte do senhor Vereador Sá Fernandes?

Acha que os habitantes de Lisboa foram avisados do que se ia fazer no Príncipe Real, para citar apenas este, que conheço bem?

Acha que as modificações no túnel do Marquês justificam os 15 milhões de euros que a CML tem de pagar em compensaç~oes totalmente dispensáveis, e - sobretudo, sobretudo - os incalculáveis prejuízos que os comerciantes da zona sofreram com o embargo?

Pessoalmente, penso que não. E o facto de o senhor Vereador Sá Fernandes ter sido reeleito após o erro monumental do Túnel não me faz pensar de outra forma; mas sim que muitos dos meus concidadãos não pensam como eu - o que não lhes dá o direito de me calar nem a mim a obrigação.

rec disse...

concordo com o anónimo anterior e em grande medida com RF - aplaudo muito o trabalho deste blog, mas infelizmente nos últimos tempos parece que se perderam na crítica acérrima a tudo o que Sá Fernandes faça. Em alguns casos sente-se que - acima dos projectos em causa - se pretende sobretudo criticar a pessoa (que não conheço e não sei é arrogante, interessado ou calculista).

Na minha opinião, todos os jardins requalificados que tive oportunidade de ver ficaram bem melhor depois da intervenção (em relação ao Príncipe Real não me pronuncio por ainda não ter ido lá).

No que diz respeito à requalificação da Alameda da Universidade, parece-me que ainda não perderam qualquer post a dizer bem do resulto - e todos nos lembramos do estado anterior daquela zona. Também o esforço feito para construir ciclovias tem sido meritório (há alguns erros, é certo, mas apenas erra quem faz alguma coisa). Aos poucos, as pessoas que não andam de bicicleta porque têm medo vão tendo cada vez mais oportunidades de dar os seus passeios, quer seja até à universidade ou para fazer compras no Colombo - e isso é de louvar.

Ah, e também está a ser construído um novo parque junto ao Colombo.

Portanto, que tal deixar de personalizar as críticas e aplaudir de vez em quando, mesmo que digam respeito à mesma pessoa?

(um exemplo notório diz respeito aos cartazes no Marquês: todos os colocaram lá, mas o único criticado foi o Sá Fernandes)

p.s. penso que o facto de não haver críticas aos outros vereadores apenas está relacionado com o facto de estes, ultimamente, nada terem produzido. Preferem estar sentados a ser criticados.

Anónimo disse...

ÀS VEZES ESTE BLOGUE NÃO PASSA DE UM SITIO QUE SO CRITIC E QUE NUNCA MOSTRA O QUE DE BOM SE FAZ OU SOLUÇOES PARA MELHORAR.

Vejam isto, sff: http://lisboaemuitagente.blogspot.com/2009/12/sobre-o-principe-real.html

RF disse...

Caro Luís Serpa: este seu post foi clarificador para mim! Obrigado! Eu referia-me à questão da essência desta mensagem de Diana Ralha, você vem com o Túnel do Marquês. Muito bem, já percebi, ou é cidadão de Oeiras e Cascais ou é daqueles que BigAlface diz que querem vingança. Em ambos os casos não me interessa mas pelo que percebo pertencerá aos 2ºs e esses têm tanta legitimidade para dizer que Sá Fernandes faz tudo mal como os outros que o põem no pedestral. Mais uns quantos posts destes e o nome deste blog poderia quem sabe mudar de nome. Caiu a máscara. Fique bem

L.Faria Nunes disse...

Novas árvores em Lisboa? Uma zona verde onde antes havia um descampado? Não pode ser!! Aqui o Cidadania não tem qualquer post sobre isso é porque não é assim! Mas de certeza que vai ter quando, após a inauguração, houver um papel no chão ao lado da papeleira ou um sinal que esteja torto. Continuem, que estão no bom caminho! Busca Ideafix, Busca, Busca

Luís Serpa disse...

Caro RF,

Ora bolas!, e eu que não sabia sequer que estava mascarado. Enfim, para que a máscara caia completamente: vivo em Lisboa e não tenho sequer automóvel. Desloco-me de bicicleta e em transportes públicos. Não sei se isto inviabiliza opiniões sobre o Túnel do Marquês, o Jardim do Príncipe Real ou outra coisa qualquer que não sejam as ciclovias e as faixas Bus...

Alfação disse...

A verdade verdadinha é que o sr. Fernandes, que em tudo descortinava ilegalidades e toda a espécie de trafulhices, hoje, certamente por falta de consultas regulares ao oftalmologista, nada descortina e com tudo compactua.

Só alguém que deliberadamente queira defender contra toda a evidência o tal indivíduo pode afirmar o contrário.

Eu concordo em absoluto com a opinião da mãe da postadora.

Luís Serpa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luís Serpa disse...

E ainda nem sequer se falou da ampliação do terminal de Alcântara, esse modelo de transparência e virtudes, que o Zé (oops, perdão) defende.

Anónimo disse...

"Na minha opinião, todos os jardins requalificados que tive oportunidade de ver ficaram bem melhor depois da intervenção."

Pois, a diferença é entre quem acha isso, e quem acha que, para apresentar serviço, o vereador dos "espaços verdes" manda:

• alcatroar/empedrar espaços que estavam enlameados (é certo), mas que deviam ser ajardinados;

• fechar caldeiras vazias (é certo), em vez de as replantar;

• arrancar todos os arbustos de todo e qualquer jardim requalificado (é a opção mais barata, poderá até ser a melhor para não haver gente escondida no meio das moitas, mas deixa muito a desejar no que ao ambiente diz respeito).

Xico205 disse...

Este blog é um antro de socialistas e bloquistas, qual a duvida! A esquerda caviar, muito igualitarios mas mais finos que os outros e não querem misturas, e muito menos aceitar ideias ou comentarios com um pensamento diferente, mas há direita, mais correcto portanto!

Quando não gostam da mensagem sensuram-na como já me fizeram a muitas e mais uma hoje no post das marquises. Mas dizem-se muito democraticos! O PCP tambem se diz democratico e à 1a oportunidade q teve tentou instalar uma ditadura de esquerda e toca de roubar (nacionalizar) empresas privadas aos seus legitimos proprietarios para no Estado elas passarem a dar prejuizo conforme aconteceu com todas as empresas de camionagem que passaram a Rodov Nacional, e depois entregar tudo de bandeja à Barraqueiro!


Quero felicitar a ideia do Ideafix, muito boa ideia. Eu tambem acho que as pessoas devem dizer tudo o que pensam, e odeio sensuras e politicamente correcto que é a maior estupidez que há. Se os politicos são tudo menos correctos porquê que nos temos que moderar no que dizemos? Se isto fosse um país a serio as pessoas já tinham vindo para a rua exigir a demissão de mta gente de cargos publicos e exigir penas de prisão altas de acordo com a legislação dos crimes que essas pessoas cometeram. Mas ja se sabe, em PT vai para a prisao quem rouba 5€, e quem rouba 5 milhões ou mais está imune a ser responsabilizado!

Se uma pessoa pensa algo, diz o que pensa, afinal uma democracia é isto mesmo. É tão grave dizer como pensar e entre o pensar/dizer e o fazer vai uma distancia.

Diana Ralha, continue a escrever o que sente e o que pensa, e não ligue aqueles que se sentem tocados. É caso para dizer: os cães ladram mas a caravana passa.

Pena não se sentirem ofendidos com a incopetência do Sá Fernandes e com o dinheiro mal gasto que esse homem rouba ao herário publico! Podiamos aproveitar a ideia do que fizeram ao Berlusconi e mandar à cara do Sa Fernandes um Sto Antonio das Caldas ou um zé povinho de loiça.

Anónimo disse...

Se estivesse na oposição o Zé estaria de que lado na questão dos contentores? adivinhem , não é díficil.

Anónimo disse...

Adivinha-se facilmente, e não é apenas nesse caso.

A «requalificação» do Terreiro do Paço, a adulteração do Jardim de Santos, os muros da CRIL, tantas demolições ou descaracterizações de edifícios, os Skodas na Praça das Flores, Renaults a brincarem à Fórmula 1 na Av. da Liberdade, por exemplo, o que lá não faz falta nenhuma teria embargado tudo isso e mais alguma coisa...

AJM disse...

Nos tempos do antes não havia nada para criticar porque não havia quaisquer projectos de requalificação de largos, jardins ou fosse o que fosse. 90% do orçamento da mobilidade foi para...radares (e para túneis).
O Príncipe Real? A cair de podre?
Os miradouros? A cair de podre. São Pedro de Alcântara parado por falta de pagamento
Jardim da Estrela? Às escuras.
Monsanto? Cheio de mato
Vale do Silêncio? Abandonado?
Mata de Alvalade? Abandonada
Espaços Verdes? Abandonados (a Praça de Espanha era um exemplo, entre muitos)
Corredor Verde? Não existia nem se pretendia que existisse
Quiosques nos jardins? Decrépitos
Gestão do Arvoredo? Parada. Árvores podres a cairem todos os dias

Podia estar aqui a noite (todos sabemos que a lista é infelizmente triste e longa) toda mas tenho que ir passear o Ideafix à rua enquanto os Srs. preparam os próximos Posts sobre o túnel do Marquês e o contrato da LISCONT feito pelo Governo ou sobre qualquer coisa em que valha a pena insultar o José Sá Fernandes. Boas noites

Anónimo disse...

Pois é, o Príncipe Real, por exemplo, agora está uma autêntica marabilha marabilhosa.

É o que eu digo: quem quer ser cego voluntário...

Anónimo disse...

Mas vai estar, faltam 4 meses para a inauguração que, com este aparato mediático, será um sucesso concerteza. O Zé agradece a mobilização! Até a TV irá lá nesse dia...

Unknown disse...

AJM tem razão em alguma coisa mas perde-a quando pelo meio manda umas bacoradas e faz demagogia barata. Já percebemos que é muito proximo(a) de Sá Fernandes, e isso não é nenhum mal, mas olhe que mesmo dos mais próximos já muitos fugiram.abra os olhos que o mundo não é a preto e branco . Ninguém retira as coisas boas que ele fez ou faz mas o balanço é muito negativo. Podia apoiar ou rebater, a maioria dos pontos e até acrescentar alguns bem negativos, mas não tenho paciência para isso. No que é essencial tem falhado e contradiz todos os dias o seu passado.

Anónimo disse...

Anónimo das 10:48, o Príncipe Real está em obras agora, queria que em obras estivesse maravilhoso? Nunca fez em obras em casa? Acha que tinha a casa maravilhosa durante as obras?

AJM disse...

Ao contrário de muitos que foram a correr apoiá-lo quando "chegou", como umas alfaces-voadoras, só lhe dei o valor que merece mais tarde quando percebi que não era (mais) um contestatário do tipo anarco-sindicalista a mandar tudo baixo mais sim alguém que, depois de contestar um determinado modelo de gestão e cidade, arregaça as mangas para construir outro diferente. Os que se foram embora não estavam para lutar contra as dificuldades que se tem a fazer coisas diferentes. Os outros, ou estão a chegar ou já chegaram e mantêm o seu apoio. Vida a preto e branco é invariavelmente atacar tudo o que ele faz sem olhar a meios, mas isso faz parte da estratégia da "vingança"...eu percebo mas não alinho, é só isso.

Xico205 disse...

O quê que o Sá Fernandes fez de bom?