23/12/2009

Lisboa vai poupar dois milhões por ano em iluminação

In Público (23/12/2009)
Por Inês Boaventura

«A Câmara de Lisboa prevê poupar mais de dois milhões de euros por ano com a aposta na eficiência na iluminação pública - através de medidas como a substituição das luzes dos monumentos - e nos semáforos - substituindo as lâmpadas por LEDem toda a cidade. Para tal, a autarquia vai investir "seis a oito milhões de euros", valor que quer recuperar ao fim de quatro anos.

Estes números foram divulgados ontem pelo vereador José Sá Fernandes, numa conferência de imprensa destinada a fazer o balanço do primeiro ano de aplicação da Estratégia Energético-Ambiental de Lisboa e a apresentar novas medidas a concretizar até 2013. "Copenhaga falhou, mas Lisboa espero sinceramente que não falhe", afirmou o autarca com o pelouro do Ambiente Urbano, explicando que para atingir uma maior eficiência o município vai também apostar no plano verde, recolha selectiva e limpeza urbana, redução do consumo de energia primária, energias renováveis e mobilidade.

"A responsabilidade das cidades é imensa e ainda maior depois do fracasso de Copenhaga", disse, por sua vez, o presidente da câmara, acrescentando que vê como um "dever ético" trabalhar para vencer o desafio das alterações climáticas, "mesmo que os outros façam menos". Entre as medidas a concretizar, António Costa destacou a criação de 400 postos de carregamento de veículos eléctricos em 2010, que, disse, "vai colocar Lisboa na primeira linha ao nível mundial das cidades comprometidas com a "discriminação positiva" do carro eléctrico". A autarquia vai avançar também com zonas de velocidade máxima de 30 km/hora e com a separação da cidade em três áreas, que terão tarifas de estacionamento diferenciadas. Segundo Sá Fernandes, "Lisboa é a única das 13 principais cidades europeias que possui um tarifário de estacionamento on-street único e indiscriminado".»

8 comentários:

Anónimo disse...

"Segundo Sá Fernandes, "Lisboa é a única das 13 principais cidades europeias que possui um tarifário de estacionamento on-street único e indiscriminado".

Isso não é verdade. Em Lisboa também há 2 preços, um para os cidadãos comuns, outro para os funcionários da Emel.

Filipe Melo Sousa disse...

Vai gastar 10 milhões em lâmpadas "económicas" para poupar 2 milhões em luz. Alguém já ensinou os analfabetos a descontar cash flows?

Unknown disse...

"
«A Câmara de Lisboa prevê poupar mais de dois milhões de euros por ano com a aposta na eficiência na iluminação pública ....... Para tal, a autarquia vai investir "seis a oito milhões de euros", valor que quer recuperar ao fim de quatro anos.
"

Ó Filipe, acho que dá para perceber..

Anónimo disse...

Segundo li, serão 6 a 8 milhões que terão benefícios a longo prazo. Caro FMS, as contas não podem ser feitas assim.
É uma medida muito bem-vinda! Deviam também combater o desperdício de água com a rega dos jardins e espaços verdes.
Luís Alexandre

Xico205 disse...

Sobretudo em dias de chuva, como estes!

Filipe Melo Sousa disse...

Ser feitas "assim"? Pelo que vejo a CML não faz contas. Não as faz nem assim nem assado. Apenas anuncia a "poupança" sem se preocupar minimamente com o que custa o investimento. Já ouviu falar em break-even? NPV? Eles nem se preocupam com os cash outflows quanto mais vir-me precisar o período de retorno.

Anónimo disse...

Filipe MS, se você afirma isso, presumo que tenha conhecimento fundado sobre as práticas da CML, coisa que eu não tenho, e por isso não posso discutir.
A idéia que eu tenho é que a CML tem bons quadros na àrea financeira e terá condições e saber para fazer essas contas.
Luís Alexandre

Filipe Melo Sousa disse...

Claro, por isso é que a CML tem 12.000 funcionários, e presta o serviço que presta. Você entende portanto que os recursos são bem geridos.. eh eh.. pior que analfabetismo económico é a cegueira total