14/12/2009

Estátua adulterada



Chegado por e-mail:


O Hotel Gat Rossio preencheu o nicho existente no prédio que restaurou e transformou, na Rua Jardim do Regedor, com esta «Senhora Gata».O hotel é o Hotel Gat Rossio‎, na Rua Jardim do Regedor 27-35, 1150-193 Lisboa. A decoração é toda feita à base do tema gatos e por isso alteraram a imagem de Nossa Senhora...

Caro Concidadão,
Por favor vá ao site http://www.thepetitionsite.com/1/esttua-adulterada
e caso concorde, assine a petição.
Ajude-nos a difundi-la reenviando-a todos seus amigos e conhecidos.

Muito obrigada


...

Independentemente deste pormenor kitsch, o pior desta intervenção é nada do que era do antigo prédio ali restou. Tratou-se de uma pura construção nova, inclusive destruindo um espaço interessante que era a antiga casta de pasto da Adega do Ribatejo, que dava para a Rua do Regedor. O resto é um hotel supostamente avant garde, com alumínio por todo o lado e totalmente dispensável numa zona que se pretende ter aura histórica.

10 comentários:

Rui M disse...

está encontrada a petição mais absurda do ano

Filipe Melo Sousa disse...

mas quem vai assinar uma petição destas? o que eles arranjam para implicar. a brigada dos costumes não pára!

Anónimo disse...

Eu gosto.
Proponho que o próximo "santo" a ser homenageado seja o Maomé.

Anónimo disse...

Esta rede de hotéis, tem base na Catalunha. Já mereceu rasgados elogios numa reportagem de um jornal lisboeta.

É como em Barcelona, cidade-mito, criado pelos arquitectos e lóbi do betão. Cidade onde se destroem interiores, constroem-se mais pisos, etc etc

Por exemplo, no Bairro Gótico, com residências medievais únicas, destruiram-se os interiores, colocaram vidros a fechar as loggias, juntaram-se cinco ou seis, para instalar o Museu Picasso.

Barcelona, de maus exemplos, neste, como em muitos outros aspectos.

Salvador, disse...

Caso fosse uma estátua representando Maomé, ou Chiva, ou qualquer outro Deus ou profeta de qualquer outra religião, já tinhamos o mundo inteiro contra e não faltariam vozes, cá dentro, a bradar aos céus, gritando tratar-se de racismo, intolerância religiosa ou outras coisas afins.
Nós católicos, vamos lá com petições:
Enfim...

Anónimo disse...

... e qual é o problema de uma "pessoa" com cabeça de gata?

Quanto ao conceito de "Adulterado" julgo que pressupõe que a estátuta já lá existisse o que julgo não ser verdade.

f.

Anónimo disse...

eu gosto de gatinhos.

Anónimo disse...

Após confirmação (por fotos minhas anteriores à intervenção) o nicho encontrava-se vazio, pelo que a dita escultura não é mais do que, como refere o post "um pormenor Kitsch". Não percebo é, como pode isto incomodar terceiros a ponto de gerar uma petição (que já vai com cerca de 1500 assinaturas). Será que uma figura antropomorfica, com véu e coroa dourada é um exclusivo patenteado dos católicos?

Quanto à reprovação da intervenção por parte da Cidadania Lx, parece-me como habitualmente fundamentalista (aliás como a dita petição), a recuperação do edificio manteve bem mais do que a fachada como se faz crer: foram mantidas as partes comuns: como as escadas e os vestíbulos de acesso, o pituresco páteo a tardoz e o pequeno edifício anexo, até o processo construtivo de gaiola em madeira foi mantido.
As caixilharias da fachada para a Rua do Jardim do Regedor são de madeira e não de alúmnio, e mantêm as portadas interiores com o desenho original (sim, têm uma luz verde fluorescente quando fechadas será este apontamento mais atrevido o seu pecado?).
Só no tardoz surge a intervenção de cariz mais marcadamente contêmporaneo, onde o edificio existente não possia a mesma qualidade arquitectónica e construtiva e numa zona toda ela de traseiras e bastante desqualificada, que tem muito a ganhar com esta intervação.

Talvez valesse a pena dar uma olhada nos alvos das vossas críticas, antes de lançar reprobos sobre tudo o que é novo, assim não sendo, lá parecem a famosa figura camoniana que ficava na praia a resmungar...

(Nota: A obra encontra-se documentada fotograficamente em ruajardimdoregedor.blogspot.com)

E quanto a "dispensabilidade" deste hotel numa zona que "se pretende ter aura histórica", não vejo como Lisboetas podem demonstrar tal ingratidão com um Hotel que nos traz visitantes e turistas e que juntamente com outros que apostam neste conceito inovador de Hotel Design low-cost e que de um momento para o outro colocaram a Nossa Cidade como líder mundial deste segmento.

Termino citando uma frase recente de Olympia Rodrigues:

“O fundamentalista... não debate, vocifera; não propõe, determina; não discerne, delimita; não opina, julga; não sugere, ordena; não discorda, censura; não advoga, condena.”

f.

Anónimo disse...

petição absurda...
não tenho nenhuma religião, mas mesmo assim gostei da estátua pois adoro gatos e todos os outros animais.
não percebo a indignação das pessoas, que deviam considerar isto não como algo depreciativo mas sim como um elogio.
os animais são uma das melhores "coisas" da vida.

Helena disse...

Eu sou católica, das chamadas não praticantes, e acho esta petição de uma enormissima estupidez.
Pelos vistos não estava estátua nenhuma no nicho e fizeram esta com a cabeça de uma gatita. Qual o problema? Existe algum? Está tudo doido?
Ora se se preocupassem com coisas realmente graves e não com uma estátua kitsch faziam melhor.