21/12/2009

Carruagens revelam meio século de Metro

Desde que foi inaugurado, a 29 de Dezembro de 1959, até aos dias de hoje, o Metropolitano de Lisboa mudou muito. Recordar como era nos anos 60 é o objectivo da exposição que será inaugurada hoje na estação Cais do Sodré.

A mostra intitula-se "50 anos a transportar Lisboa - Uma viagem no tempo" e foi montada nas duas primeiras carruagens "ML7" que circularam na rede do Metropolitano de Lisboa (ML) há 50 anos.

A inauguração está marcada para as 17.30 horas de hoje, na estação Cais do Sodré, seguindo-se, a partir das 19 horas, um concerto de gala pela Lisboa Film Orchestra, que tocará em exclusivo bandas sonoras cinematográficas de renome.

A partir de amanhã, as duas carruagens poderão ser visitadas na estação Alvalade, entre as 10 e as 19.30 horas, todos os dias, até 15 de Janeiro. Trata-se de mais um evento incluído nas comemorações para assinalar o 50º aniversário da inauguração do ML.

Uma das atracções da exposição será o filme realizado por Artur Duarte, precisamente em 1959 - ano da entrada em funcionamento do ML - , e que serviu para explicar aos futuros clientes como funcionava e como utilizá-lo.

O filme foi encomendado pelo administração do ML à Tóbis e foi exibido, no dia 15 de Novembro desse ano, nas salas do S. Luís, Alvalade, Tivoli, Condes, Éden e Monumental. No filme, Artur Agostinho servia de cicerone a um jovem casal, interpretado pela actriz estreante Gina Maio e o já falecido antigo jogador de futebol do Benfica Francisco Calado.

Como complemento ao filme, a empresa distribuiu milhares de desdobráveis intitulados "Manual do Passageiro", através do qual, com recurso a pequenos textos e imagens, explicava como interpretar a sinaléctica existente nas estações e nos comboios, como adquirir os bilhetes e que cuidados de segurança a ter.

Durante a fase de obra, tinham também sido distribuídos uns folhetos intitulados "Manual do Mirone", tal a curiosidade dos lisboetas face aos trabalhos de construção e o número de pessoas que diariamente espreitava pelas janelas feitas propositadamente nos tapumes dos estaleiros .

Exemplares destes dois manuais estarão também expostos nas carruagens, bem como outros documentos originais, diversas fotografias que ilustram as várias fases pelas quais passou ML, o fardamento utilizado pelos funcionários e antigos equipamentos.

In JN

Sem comentários: