15/12/2009

Campo Grande, o que fazer primeiro?


Parece que o Campo Grande vai ser, finalmente, objecto de atenção por parte da CML. Daí eu deixar aqui a minha sugestão para uma intervenção de fundo no nosso "Parque de Retiro", o nosso "Hyde Park":

Sendo, como é, o principal problema do Campo Grande a segurança (leia-se roubos, prostituição e vandalismo continuado) e não tanto os equipamentos, o desenho do jardim, muito menos o estado fitossanitário das árvores ou a ciclovia que desemboca nos carros; parece-me que, qual ovo de Colombo, o ideal para já seria ... colocar-se uma vedação em toda a extensão das duas metades do jardim, com os necessários portões (quiçá imitando os do séc. XIX da gravura acima), claro, nos locais em que o desenho do jardim o exige.

Colocada a vedação, e respectivos guardas do parque, passar-se-ia a uma 2ª fase, a da recuperação/reutilização (conforme os casos) dos equipamentos existentes, e claramente deficitários, quer em termos estéticos quer funcionais, desde as casas dos guardas ao café-esplanada do lago e ao inenarrável Caleidoscópio, à imunda passagem subterrânea, etc.

Aguardemos, pois ...



Foto: Lisboa. Entrada do jardim do Campo Grande - 3º quartel do séc. XIX
Entrada do Passeio Publico do Campo Grande do lado de Lisboa
Gravura B. Lima, 1863
in Arquivo pittoresco, vol.6, 1863, p.277 (BN)

15 comentários:

FR disse...

"Aguardemos, pois ..."
Por mais abate de arvores?

Anónimo disse...

A colocação de vedações seria um erro gravíssimo! Cria a sensação de espaço fechado e insegurança.

Paulo Ferrero disse...

Ai as vedações é que trazem insegurança, é? Vá a Londres, a Paris, a Madrid, a Bruxelas. Vá.

Anónimo disse...

Se estivéssemos no século XVIII ou XIX a ideia até não seria má.

Já agora, porque não fazemos uma nova muralha fernandina? Aposto que nós, lisboetas, iríamos estar muito mais seguros.

Anónimo disse...

Já agora, não é preciso ir a Londres ou a Bruxelas para encontrar espaços verdes vedados. Também existem em Lisboa. Já lá foi? Vá.

Rodrigo disse...

o problema do campo grande é as duas vias rápidas que o cercam, deviam ser tranformadas em avenidas, e deviam haver inúmeras passagens áreas suavizadas como um prolongamento do jardim para as lateriais aproveitando os espaços da biblioteca nacional, fcul, avenida da igreja

Xico205 disse...

Tambem acho que a vedação só iria piorar o sentimento de insegurança. Quem se aventuraria a entrar? E se tivesse em perigo lá dentro, quem socorraria? Ninguem!

Os jardins são para estar abertos à cidade. Já não chega a porcaria que fizeram ao Parque da Bela Vista com o Rock in Rio!!!!! Diga-se que aquelas vedações de obras provisorias são lindas!!!
Ah, mas isso é em Chelas, maneira que não tem interesse para este blog (não é considerado Lisboa)!!!!!!

Paulo Ferrero disse...

Xico 205, não tenho pachorra para si.

Anónimo disse...

Mas olha que o Xico 205 tem razão desta vez. As vedações nos jardins são típicas do Séx XIX e tinham a mesma função que em Chelas: impedir que os pobres incomodassem a burguesia que passeava lá dentro. Até o Passeio Público tinha. Não faz sentido hoje em dia.

FR disse...

Anónimo das 3:09 TEM TODA A RAZÃO.
É engraçado, mas realmente não me lembro do ultimo post sobre a freguesia do Beato!
Deve ser por isso mesmo... não e Lisboa

Xico205 disse...

Acredito que quando a corrente é tendenciosa, quem vai contra ela não seja bem-vindo.

Xico205 disse...

Freguesias de Lisboa que ou não são referencia aqui, ou o são por maus motivos e no sentido depreciativo:

Sta. Maria dos Olivais, Marvila, Beato, Alto do Pina, S. João, Ameixoeira, Charneca e Lumiar. Alcantara e Ajuda tambem não costumam aparecer a não ser sobre o porto de Lisboa para o caso de Alcântara.


São tão Lisboa como as restantes freguesias.

rec disse...

mas o que é que estes 3 últimos comentários têm a ver com o post - que fala do jardim de Campo Grande?

É mesmo para só para chatear...

xico205chato, se quer um post sobre Chelas ou outras zonas, escreva um sobre um tema que lhe interesse e envie para o mail do Cidadania Lx - à semelhança do que eu e muitos outros já fizeram, tendo sido publicados.

pronto, voltemos à discussão...

(ah, e nada de começar outra vez com as teorias da conspiração e a alegar que ninguém gosta de si e de marvila)

Zezinho dos Anzois disse...

rec disse...
mas o que é que estes 3 últimos comentários têm a ver com o post - que fala do jardim de Campo Grande?





Provavelmente o mesmo que esta resposta:
Paulo Ferrero disse...
Xico 205, não tenho pachorra para si.

3:09 PM

!!!!!!!

Xico205 disse...

rec-iletrado eu respondi que os jardins são para estar abertos à cidade e não murados e disse que não queria o Campo Grande murado. Dei o exemplo do Parque da Bela Vista que esteve sempre aberto à cidade até ao ano de 2004 em que puseram umas chapas metalicas a vedar, iguais ás das obras, e aonde hoje lá estão!!! Chapas essas que estão constantemente a sair dos encaixes por estarem numa zona alta esposta à Nortada e que batem umas das outras fazendo um barulho incomodativo a um dos bairros mais calmos de toda a Lisboa!!!
Ficou horrivel o Parque da Bela Vista assim fechado. Antes estava muito melhor. Qualquer pessoa que conheça este que é o segundo maior parque urbano de Lisboa sabe que é assim.

Assim já compreende?