22/12/2009

Câmara de Lisboa forçada a adiar votação

António Costa diz que por lapso 40 propostas dos munícipes para o Orçamento Participativo não foram analisadas

A Câmara de Lisboa adiou a votação dos projectos do Orçamento Participativo depois de detectar que 40 propostas apresentadas pelos cidadãos não tinham sido consideradas pelos serviços camarários, explicou o presidente daquela autarquia, António Costa, refere a Lusa.

«Houve um serviço que não fez sequer o tratamento das propostas e estas não foram incorporadas. É inadmissível e tem de o fazer agora. Houve outros serviços que excluíram projectos com fundamentos que não entendemos como aceitáveis. (¿) Em Janeiro vamos votar não só os projectos que já estavam para votação como cerca de 40 ideias que não foram consideradas», explicou António Costa, à margem de uma conferência de imprensa sobre a corrida Red Bull Air Race.

Questionado sobre se temia que este tipo de falhas do serviço desprestigiasse o orçamento participativo, o autarca respondeu que foi «exactamente por isso que adiaram a votação».

«O orçamento participativo assenta na confiança das pessoas e se as pessoas vêm que as suas propostas não são tidas verdadeiramente em conta sentem-se frustradas e não acreditam neste processo. Foi por isso que não deixamos passar em branco», afirmou António Costa.

A votação das propostas dos cidadãos de Lisboa vai decorrer entre 30 de Dezembro e 15 de Janeiro.

Este é o segundo ano em que a capital apresenta um orçamento participativo e no último dia de apresentação das propostas dos cidadãos 721 pessoas registaram-se on-line e inscreveram 296 projectos.

Em 2010, a fatia do orçamento dedicada aos projectos decididos pelos munícipes mantém o montante de cinco milhões de euros reservado em 2009, cerca 5,4 por cento do orçamento de investimento anual da autarquia.

Via http://www.tvi24.iol.pt

2 comentários:

Jorge Tadeu disse...

Por lapso, alguns lisboetas votaram em António Costa (o resto foi mesmo partidarite...)
Agora, com maioria absoluta, vão ver o que vai doer...

Xico205 disse...

Os outros não foram por partidarite coisa nenhuma. Uns gostam do Santana, outros gostam do Bloco porque um partido que defende a legalização da droga, dos ocupanços, das nacionalizações e do casamento dos homosexuais é fixe!
Outros como eu votaram no Ruben porque mal por mal escolhem o menos mau, e sempre é este o candidato com melhor senso. Não me revejo no comunismo de todo; mas se alguem até hoje esteve bem na CML foi o PCP entre 1989-2001. Nas legislativas o meu voto vai para outro extremo.