20/11/2009

Ondas Verdes

1.Onda Verde é um instrumento da gestão de tráfego que consiste em organizar os semáforos de tal maneira a que os veículos que circulam numa via num determinado sentido apanhem vários semáforos verdes consecutivamente. Assim aumenta-se várias vezes a capacidade de escoamento dessa via. Para apanhar os verdes seguidos é necessário circular a uma determinada velocidade - tipicamente de 50 a 70km/h - que por vezes está sinalizadas como na foto acima, mas na maioria das vezes não é sequer comunicada.

Na "Avenida" da República também existe uma onda verde não assinalada, de manhã no sentido Entrecampos-Saldanha e vice-versa à tarde. Ao manter-se a 60km/h por hora os veículos só apanham verdes. Sim, eu medi. E sim leram bem, 60km/h! É a própria câmara que incentiva velocidades ilegais no centro da cidade.

2. Para comparação, em Copenhaga e Amesterdão existem existem ondas verdes mas de 18 ou 20km/h, obviamente a pensar nos ciclistas. Assim se incentiva a bicicleta, garantido menos esperas , menos esforço e uma velocidade média muito maior, e desincentiva o automóvel (que irá mais lento que a bicicleta).

Em Londres também estão planeadas 12 "super-cicloestradas" radiais, com 1,5m de largura (algo que em Lisboa os peões não têm em lado algum). A ver aqui o vídeo apresentação do projecto.

18 comentários:

NA disse...

Desconhecia a existência deste instrumento. Bem interessante.

António C. disse...

Caro Miguel, já contactou o departamento de tráfego da Câmara a reclamar (eventualmente num livro amarelo qualquer) que o departamento de tráfego induz velocidades ilegais na cidade, ou é só escrever em blogs?

Paulo Ribeiro disse...

Do Cais do Sodré até Alcântara, pode-se ir a 57 km/h sempre a apanhar verdes.
(testado dezenas de vezes)

Anónimo disse...

Se mediu é porque ia a 60 Km logo ia a velocidades "ilegais", já se apresentou à polícia? Lá porque os semáforos o permitem não implicam que um condutor seja obrigado a conduzir a essa velocidade. De resto os semáforos na Av. da República estão lá para regular o trânsito nessa Av. como nas suas transversais tendo como prioridade o escoamento do trânsito de maneira integrada com o resto da cidade.
Manuel Costa

Miguel Carvalho disse...

@António, obrigado pela sugestão!

@Paulo, obrigado pelo exemplo. Já agora neste caso eu escrevi 60, e são 60 exactos (não são 59 ou 61), medidos com um relógio.

Anónimo disse...

claro que isto não passa de especulação. é possível obter outra onda verde indo suficientemente devagar...

RF disse...

Mais um bom post, Miguel Carvalho.
Informações muito úteis. Fica sempre uma crítica, mas logo seguida de sugestões. Cumprimentos

Miguel Carvalho disse...

Manuel Costa,
não lhe passou pela cabeça que há outras maneiras de o medir. Assim, por exemplo com um cronómetro no Saldanha e contar o tempo que demora a cair o verde. Pense nisso.

A questão é que "o escoamento integrado" promove velocidades ilegais. Ninguém falou em obrigação.

Xico205 disse...

Quando os limites são feitos por teoricos, são os proprios agentes de autoridade que andam no terreno que incitam ao desrespeito, porque senão não se despacha serviço.

O limite de 50 é ridiculo. Não me venham com estorias, ah e tal voce devia ser atropelado para não dizer isso, porque quem for atropelado a 50 tambem fica com lesões ou pode mesmo morrer.

Os carros actuais têm sistemas de travões cheios de componentes electronicos que fazem com que a eficiencia de travagem seja de tal modo eficaz que o carro nem patina e em muitos poucos metros imobiliza. Caso não consiga parar a tempo do obstaculo (que é raro aocntecer) pode-se desviar que não bloqueia as rodas. Tudo isto se tiver ABS e ESP ou Retarder, mas já quase todos os carros têm.

A maioria dos atropelamentos são causados por distrações, não são por velocidade. E está provado que na maioria das vezes o peão teve culpa no atropelamento, ou porque atravessou quando e onde não podia ou porque ia alcoolizado.

Anónimo disse...

Estou de acordo com o Xico!
Proponho que comecemos um movimento: "Arrasemos Lisboa e construamos um tapete de alcatrão!!" Seremos conhecidos por como o primeiro país autódromo!!Xico para presidente!

Iletrado disse...

Caro Xico205
Esqueceste-te de referir que os peões também são culpados nos atropelamentos em cima do passeio que, como se sabe, são locais de estacionamento de carros.
Boas pedaladas.

Xico205 disse...

Iletrado, tem conhecimento de atropelamentos nos passeios? Eu nunca vi nenhum.

T disse...

Concordo em absoluto com o Xico. Alguém resolveu meter a cabecinha debaixo da areia. Os carros neste momento são culpados de tudo, no entanto são os poucos que ainda evoluem a pensar nos outros, ja' as pessoas continuam egoistas, peões e condutores.

Fui e sou peão. Ando tambem de bicicleta em Lisboa, tal como ando de carro.

Insisto, as vezes so quem anda de carro e' que vê a quantidade de gente que atravessa fora da passadeira sem sequer olhar, com carrinhos de bebe inclusive'!!!

Então ali no saldanha/monumental, os peoes inventaram por la uma passadeira, chegam a ser dezenas a passar no sinal verde de quem vem do monumental para a fontes pereira de melo numa curva!

Ja' aqui uma vez postei sobre isto. Os peões acham-se donos da razão a atravessar uma via, seja ela qual for. Para se circular eh preciso olhar, respeitar, prevenir. Atravessar não e' por um pe' e zau. Existem regras para os peões. LEIAM.

A maioria anda de mp3s nos ouvidos, não olha para nenhum dos lados e culpa logo os carros.

Existem carros em cima do passeio? Sim, tambem existem assaltantes na rua. Serão todos os condutores infractores de passeios? NAO, serão todos os transeuntes assaltantes, não me parece.

Ja' chega desta falácia para justificar tudo.

Isto para não falar do argumento anterior, CÓMICO. Quer dizer, la fora e' de 50 a 70, aqui eh 60 passa logo a escândalo.CÓMICO.

Miguel Carvalho disse...

Nota:
Acabei de remover um comentário anónimo que voltava a acusar este blogue de não ter publicado um comentário que nunca chegou a existir.

Xico205 disse...

Alguem com um comentario decente, finalmente!


Acrescento que nos anos 80, e ainda no principio dos 90, o limite nas localidades portuguesas era de 60kms/h. Nessa altura o parque automovel português tinha em média 13 anos, o que significa que eram em média do principio dos anos 70, logo com o sistema de travões que se conhece da época, e os carros sem serem aerodinamicos e sem eficiencia de travagem quase nenhuma.
Hoje que o parque automovel tem uma média de 6 anos, ou seja em média os carros são do ano de 2003, praticamente todos têm ABS, cintos de segurança, aerodinamica e uma eficiencia de travagem como nunca, reduzem a velocidade maxima de circulação!!!! Bem sei que são mariquices da União Europeia que eles impingem, e à boa maneira portuguesa os politicos vão logo dar o rabinho, porque sempre recebem algum por baixo da mesa!

Anónimo disse...

Miguel Carvalho disse...
Nota:
Acabei de remover um comentário anónimo que voltava a acusar este blogue de não ter publicado um comentário que nunca chegou a existir.

9:22 AM








Se começar a aprovar automaticamente acabam-se as duvidas, não lhe parece!!!!

Miguel Carvalho disse...

Os comentários SÃO aprovados automaticamente. Deixe-se de brincadeiras.

Anónimo disse...

São aprovados automaticamente passado horas ou dias. Que automatismo tão lento!!!!