20/11/2009

ASCENSORES HISTÓRICOS CRÓNICAMENTE GRAFITADOS




O Ascensor do Lavra está novamente vandalizado com grafitos. Que esteja assim no seu 125º aniversário é particularmente lamentável. Mas infelizmente é cada vez mais frequente ver a frota dos Ascensores Históricos de Lisboa neste estado.

Pelo que observei esta semana, os 3 ascensores (Bica, Glória e Lavra) estão vandalizados.

Estamos conscientes da dificuldade em manter estes monumentos nacionais com a dignidade instituída na Lei. Mas é preciso agir. Não podemos baixar os braços.

Em guias turísticos e revistas estrangeiras aparecem cada vez mais fotografias dos nossos Ascensores cobertos de grafitos - é uma vergonha nacional, um atestado à nossa incapacidade em encontrar uma solução.

Tem de haver urgência na resolução deste problema. Porque é que a CARRIS não considera a contratação de uma empresa para a manutenção dos Ascensores Históricos limpos de grafitos?

8 comentários:

Anónimo disse...

é um pouco dificil manter isto limpo

esses vandalos estragam tudo o que vêm limpo
é impossivel a carris limpar os elevadores todos os dias

Efcm disse...

a falta de protecção adequado contra os vândalos
talvez uma coisa deste género seja solução http://www.dyrup.pt/Sobre%20a%20Dyrup/News%20and%20press/News/DYRUP%20lanca%20tinta%20de%20proteccao%20anti-graffiti.aspx

Xico205 disse...

E os custos que envolve estar sempre a pintá-los? Em condições normais uma pintura duraria uns 15 anos, mas são pintados todos os anos, não há nada a fazer.
Mas tambem não é por haver graffitis que os turistas deixam de andar nos elevadores e que eles são rentaveis.

Alem disso há um movimento proprio do graffiti que consiste em só pintar trasnportes publicos. A CP e a TST tambem sofrem muito com os graffitis.

Anónimo disse...

Vi a carris à cerca de 3 semanas a retirar todos os grafitis do elevador da Glória. Pelo que percebi é um trabalho complexo e não tão fácil de fazer. Como é óbvio a carris não pode de 3 em 3 semanas limpar os seus meios de transporte.

pvb disse...

E tudo uma questão de cidadania e de civismo.

A solução terá de partir pela responsabilização de quem "grafitta".

Anónimo disse...

se os armazens do chiado conseguem manter as paredes limpas, em especial a parede que ladeia as escadinhas do espírito santo, de certeza que a carris também consegue manter os elevadores limpos se quiser mesmo. o que falta é vontade. com uma tinta apropriada e limpeza imediata dos actos de vandalismo estes de certo que tenderiam a acabar.

Anónimo disse...

Os Armazéns do Chiado têm Cãmaras exteriores que abrangem toda a àrea circundante do edifício ... responsabilização dos VÂNDALOS, é a única forma de combater este fenómeno ...peço desculpa, esta praga ...

Rui Dias disse...

O elevador da Glória recomeçou esta semana a circular, depois de várias semanas em manutenção profunda. Está impecável. Recordo-me de que durante um tempo, a Carris pintava frequentemente os elevadores. esta é inclusivé um forma de desincentivar os grafiti pois estes são uma forma de passar mensagem. Noutra altura, foi colocada publicidade institucional nos elevadores, com um grafismo que passave por grafiti. Apesar de preferir ve-los nas cor amarela, mas a verdade á que enquanto a publicidade lá esteve foram poucos os "tags", e os que lá apareciam passavam despercebidos.

Relativamente a alguns posts acima, se os Armazéns conseguem, com o recurso à video-vigilância, então que se instale a video-vigilância também nos elevadores, e se necessário cobri-los ou guardá-los durante a noite.

Efectivamente deixá-los grafitados é não pode ser pois é um incentivo a quem grafita.