14/11/2009

21 de Novembro: «PLANTAR 1 ÁRVORE»

Um grupo de cidadãos está a organizar uma iniciativa de plantação de 1000 árvores num só dia em Lisboa. As árvores serão plantadas numa zona limítrofe de Monsanto no dia 21 de NOVEMBRO de 2009 às 10h.

As árvores serão adquiridas aos viveiros florestais de Monsanto e as espécies a plantar serão autóctones, essencialmente sobreiros e azinheiras. A C.M.L. apoia a iniciativa, através da disponibilização e preparação do terreno, e também fornecendo apoio logístico e técnico no dia da plantação. As árvores serão oferecidas pela C.M.L.

Cada participante poderá plantar uma ou mais árvores. Idealmente em média pretende-se que cada pessoa plante 3 árvores de forma a atingirmos as 1000 árvores com cerca de 300 participantes.

Esta inovadora iniciativa está a ser encarada como projecto piloto. Se funcionar bem poderá ser replicado noutra escala. Os participantes nesta iniciativa serão portanto os pioneiros.

Os interessados deverão inscrever-se no http://www.plantarumaarvore.org/

Nota: esta iniciativa devia ser replicada nos "bairros carecas" de Lisboa

12 comentários:

Julio Amorim disse...

A participação do cidadão enriquece sempre a cidade. Uma excelente iniciativa

Xico205 disse...

Ainda para mais quando a Camara andou a abater árvores em Monsantos nos ultimos anos. Foi feita "uma carecada" horrivel entre o Bairro da Liberdade e o Bº do Calhau junto à rotunda de Campolide. Hoje quem passeia em pleno Parque florestal de Monsanto pela entrada da Serafina junto ao aqueduto tem como barulho de fundo os carros do Eixo Norte-Sul, antes a barreira de árvores isolava o som.
Que plantem o maior numero possivel de arvores em Lisboa. Se querem abater algo, abatam os pombos que já são demais.

João Rosa disse...

Pertenço à organização. Agradecemos a divulgação. Escrevo apenas para corrigir um aspecto. As árvores serão oferecidas pela CMLisboa.
Estamos interessados em replicar a iniciativa, o que são os bairros carecas?
Vai juntar-se a nós no dia 21?

João Rosa

A.lourenço disse...

Uma boa iniciativa,lá estarei!

Anónimo disse...

A iniciativa é boa mas está ao contrário :
NÃO CORTAR UMA ÁRVORE na Cidade,estaria mais correcto!
Plantar mil árvores onde as já há aos milhares é uma "terapia de substituição" da autarquia para urbano-tontos ,para poder cortar mais na cidade...
Temos agora cortes anunciados no Príncipe Real,atrás da Lota em Cascais...e certamente muitos mais em cidades de todo o país,todas com a mesma "certidão de óbito" de problemas fito-sanitários,que ninguém conhece !
Que tal o ISA(Instituto Sup. de Agronomia) a passar essse atestado ?

FJorge disse...

Caro João Rosa,

Agardecemos os esclarecimentos.

"Bairros Carecas": aqueles que desde que foram construídos/planeados ainda não receberam árvores nos seus arruamentos. Exemplos:

-BAIRRO dos ACTORES (planeado na primeira década do séc. XX; dezenas de ruas sem uma única árvore).

-BAIRRO de CAMPO DE OURIQUE (planeado nos finais do séc. XIX por iniciativa de Ressano Garcia; tem apenas 3 arruamentos com árvores; mais de 1 século esperando pela plantação de árvores!)

-BAIRRO das COLÓNIAS (planeado no início do séc. XX; dezenas de ruas sem árvores, tem apenas 1 pequeno largo com meia dúzia de árvores)

Há ainda a considerar arruamentos centrais de Lisboa totalmente "carecas" e onde a plantação de árvores contribuiria para uma melhoria significativa do conforto Ambiental (ex: Rua Morais Soares).

Espero sinceramente que esta vossa iniciativa possa ser replicada nos bairros e ruas onde os lisboetas vivem sem a presença de qualquer árvore.

Xico205 disse...

As Laranjeiras tambem precisam de árvores. Imensas ruas sem uma unica árvore.
A Quinta dos Barros tem um quarteirão espectante a necessitar urgentemente dum jardim para tornar o bairro num espaço agradavel e urbano. Se lá construirem mais predios, mata-se de vez o conceito de bairro e fica mais um suburbio.

A.lourenço disse...

se não tiver nenhum impedimento profissional estarei presente mas é uma pena que a CML tenha dois pesos e duas medidas para as coisas. Por um lado apoia a plantação de árvores por outro é a própria que promove ou apoia a sua destruição em diversos pontos da cidade.

Xico205 disse...

A. Lourenço, a renovação de gerações faz-se com nascimentos e mortes.

A.lourenço disse...

Claro Chico, sem duvida. Mas as fotos que mostro mais acima não ilustram isso, bem pelo contrario.
Cumprimentos.

Amigos do Jardim Botânico disse...

Uma óptima ideia que deve, sem dúvida, ser replicada em contexto urbano. Há ainda milhares de munícipes que vivem em ruas sem árvores ou vivem demasiado longe de um jardim ou parque. A CML tem a obrigação de alterar este cenário cinzento. Lisboa precisa de milhares de árvores novas.

Xico205 disse...

Eu moro numa rua sem arvores, mas duvido que plantem arvores na minha rua, porque debaixo dos passeios há garagens. Mas nasce musgo entre as pedras da calçada. Eu não gosto porque encobre os presentes que os donos dos caes deixam para as solas dos sapatos dos outros.