30/10/2009

Prémio Valmor distingue edifício da Vodafone e Art"s Hotel, duas obras no Parque das Nações

In Público (30/10/2009)
Por Inês Boaventura

«O arquitecto Frederico Valsassina, autor do hotel na Avenida Dom João II, destaca o painel de Pop Art do islandês Erró e o uso público do piso térreo


O edifício da Vodafone e o Art"s Business & Hotel Center, ambos na Avenida Dom João II, foram distinguidos com o Prémio Valmor de 2005 e 2004, elevando para cinco o número de projectos galardoados no Parque das Nações. Se se contabilizarem também as menções honrosas, o total de distinções atribuídas desde 1997 nesta zona de Lisboa sobe para nove.

Para o ano de 2004 foram premiadas três obras: os Terraços de Bragança, de Siza Vieira, o Art"s Business & Hotel Center, de Frederico Valsassina, e o projecto de "qualificação da entrada norte de Lisboa", desenvolvido pela Câmara de Lisboa. No primeiro caso, o júri salientou a importância da obra no Chiado pelo "enquadramento e reabilitação urbana" e também as dificuldades de construção devido à "preservação das ruínas existentes da Muralha Fernandina" e à "clivagem topológica geográfica que divide o terreno".

Quanto ao Art"s Business & Hotel Center, o júri destacou "a originalidade da expressão arquitectónica e os valores plásticos presentes". O arquitecto Frederico Valsassina disse ao PÚBLICO que se trata de "um dos poucos edifícios que representam as ideias do plano do Parque das Nações", que previa que a entrada nos imóveis se fizesse a um nível superior, convertendo os pisos térreos em espaços privados de uso público, e destacou o painel do islandês Erró com personagens da banda desenhada.

Também na Avenida Dom João II foi premiado, para o ano de 2005, o edifício da Vodafone, de Alexandre Burmester e José Carlos Gonçalves, em relação ao qual o júri notou "as características emblemáticas e a qualidade e criatividade indiscutíveis". Para o ano de 2006 foi atribuída uma menção honrosa a um prédio na mesma artéria projectado por Maria Manuel Alvares e Rui Serra. No Parque das Nações já foram galardoados com o Prémio Valmor o seu espaço público, o Pavilhão de Portugal e o Pavilhão do Conhecimento, tendo sido atribuídas menções honrosas ao Oceanário, ao Pavilhão Atlântico e ao edifício da Parque Expo.»

...

Parabéns aos autores que foram premiados. Mas, oxalá que daqui a 60-70 anos não venham por aí uns palermas, incultos, corruptos e criminosos que deitem abaixo estes novos Prémios Valmor, como sucedeu e tem sucedido ao longo das últimas décadas a prédios galardoados com o mesmo prémio, da autoria de nomes tão "insignificantes" quanto Norte Júnior, Raul Lino, Cristino da Silva, Ventura Terra ou Cassiano. Bah!

3 comentários:

RFD disse...

Se ao menos também garantissem o bom estado de alguns dos edifícios galardoados ainda existentes já seria bom.

Anónimo disse...

Agradeçam a Santana Lopes de retomar e actualizar este Prémio em Lisboa. Infelizmente nem todos conseguiram actualizar, pois para vossa memória estamos em 2009.

Anónimo disse...

Cada vez mais , OS PRÉMIOS DO BETÃO

Então esse CRIME contra a paisagem urbana, uma NÓDOA na colina do Chiado vista do Tejo, e que até destruiu parte da muralha fernandina, além de contrariar a funcionalidade dessas de duas ruas

TERRAÇOS DE BRAGANÇA (do empresário Siza)

prémio Valmor

Um Ultraje e uma Provocação
a Lisboa