16/10/2009

Ex. (péssimos) de espaço público (7)





Pç. Afonso do Paço (Campo de Ourique)




Lg. Dr. António Viana (Sta. Isabel)

Neste dois largos é o que se vê, e seria bom que o novo executivo da CML corrigisse esta barafunda de espaço público. Trata-se de 2 largos em que o uso e abuso de estacionamento se tornou omnipresente e o espaço público de fruição pelos moradores, com recurso à sombra e ao lúdico se tornou uma miragem. Há que corrigir ambas as situações, até porque isso é relativamente fácil.

15 comentários:

Anónimo disse...

E qual seria a solução de estacionamento para essas pessoas?

António C. disse...

Caro Anónimo, a solução passa por soluções de CarSharing. Já ouviu falar? Na compra de um carro, não vem grátis um lugar à porta de casa.

Anónimo disse...

Seria uma solução, mas parece-me que isso só serviria para desertificar ainda mais Lisboa. Com os centros de emprego a deslocarem-se para Oeiras e Sintra, cada vez mais "rende" viver fora de Lisboa com casa maiores, lugares nas garagens e já sem necessidade de entrar em Lisboa...

pvb disse...

Por falar nestes dosi largos cuja situação já havia reparado, relembro a situação que se vive no Largo Bordalo Pinheiro no Chiado que está transformado num autêntido parque de estacionamento completamente selvagem. Para quando uma intervenção da CML neste assunto.

Anónimo disse...

Caro Anónimo das 11h49:

E qual é a solução para quem quiser passear ou simplesmente passar no passeio?
Ou estar um pouco a disfrutar de um pequeno jardim de proximidade e da sombra de uma árvore?

f.

Miguel Carvalho disse...

Enquanto se achar que a CML tem a obrigação de arranjar lugar de estacionamento para os moradores, dificilmente resolveremos isto.

Paulo Ferrero disse...

Com efeito, o Largo Bordalo Pinheiro é mais outro exemplo de péssimo espaço público, e por isso mesmo a CML aprovou uma proposta dos CPL (Proposta Nº 816/2008) cujo ponto 2 prevê exactamente a correcção desse estado de coisas. O próximo mandato tem que ser o tempo de a pôr em marcha.

Xico205 disse...

Culpem quem aprovou a construção desses predios enormes e não se precaveu quanto a estacionamento.

Querem credito vão ao Totta, querem milagres vão à igreja.

Anónimo disse...

Oh pessoal, algum de voçês tem carro?

Anónimo disse...

a solução é uma familia nao ter um carro per capita.
a solução é nao comprar 3 carros se nao ha sitio legal para o meter.
(isso na parte dos moradores)

na parte da CML a solução passa por construir silos em altura exclusivos para moradores mediante uma mensalidade. assim deixa de haver desculpas para os moradores nao terem lugar

Anónimo disse...

A solução é o Car Sharing?

Ele há cada poeta...

Anónimo disse...

Em qualquer país civilizado, a solução para isto seria um parque de residentes, enterrado nessa praça, com capacidade de resolver o problema da procura e tolerência zero à superfície - que seria um jardim.

Anónimo disse...

Se os residentes estiverem dispostos a pagar do seu bolso o custo total desse parque enterrado na praça, concordo.

Caso contrário, lamento, mas não pago impostos para suportar que os exmos moradores possam ter um lugar privado para estacionar o carro.

A solução é simples: melhorar os transportes públicos, reservar os poucos lugares disponíveis à superficíe para os residentes e controlar o estacionamento ilegal (pilaretes + bloqueadores).

Mesmo assim não haverão lugar para todos, nem transportes para todo o lado, por isso, naturalmente haverá quem prefira comprar uma casa na periferia com garagem. Não há nada de errado nisso. Quem dá prioridade ao carro, pode viver um estilo de vida suburbano, quem prefere uma vivência citadina, que tenha direito a usufruir da sua cidade como peão e/ou utilizador de transportes públicos.

Não percebo como há quem ainda recusa aceitar isto. Já foram lá fora?

jj disse...

"Quem dá prioridade ao carro, pode viver um estilo de vida suburbano..."

Estilo de vida suburbano? O que é isso? O que quer dizer?
Aconselho-o a ver os telejornais e os dois carros da polícia que foram incendiados na madrugada anterior em pleno Bairro Alto e que por pouco não incendiavam também os prédios.

Ora aqui está o exemplo de uma boa vivência citadina, que não suburbana!

Xico205 disse...

Anónimo disse...
Se os residentes estiverem dispostos a pagar do seu bolso o custo total desse parque enterrado na praça, concordo.

Caso contrário, lamento, mas não pago impostos para suportar que os exmos moradores possam ter um lugar privado para estacionar o carro.







Vejam bem esta pérola!!!!
Não paga impostos para a camara criar estacionamentos, mas não se importa de pagar para a camara aprovar edificios sem garagem e demitir-se da sua função de garantir que a densidade populacional não é excedida!!!!! Inteligente esta personagem!!! Nada o preocupa que esta praceta seja identica a uma qualquer do Cacem, mas aposto que pelos comentarios que faz é o 1º a atacar os suburbios!!!!!! Ha com cada cromo!!!!! As conversas feitas normalmente dão em lixo quando não se sabe o que se diz!
Depois vem dizer que o ideal é o melhoramento dos TP,s! Mais um que ainda não percebeu que os carros são dos residentes, e que haja os TP,s que houver as pessoas têm carro à mesma!