21/09/2009

S.O.S. Capela de Santo Amaro



Exmo. Senhor
Cardial Patriarca de Lisboa
D. José Policarpo

Exmo. Senhor
Prof. Luís Marques
Director-Geral de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo


Vimos por este meio chamar a atenção de Vossas Exas., representantes máximos das entidades que tutelam a Capela de Santo Amaro, Monumento Nacional e jóia de Alcântara, para o estado lastimável em que se encontra o exterior deste templo maneirista, por demais conspurcado não só pelos “graffiti” que vão sendo desenhados nos muros e na escadaria em seu redor, mas também pelo lixo que, aparentemente, é deixado sistematicamente pelos escuteiros que neste momento usufruem da condição de “moradores” no adro murado da Capela.


Como Vossas Exas. poderão comprovar facilmente através das imagens já publicadas na Net (http://lisboasos.blogspot.com/2009/09/capela-de-santo-amaro-uma-causa-lisboa.html, http://cidadanialx.blogspot.com/2009/09/ninguem-tem-vergonha-do-estado-que.html, http://blasfemias.net/2009/09/08/coisas-que-nao-se-entendem/), trata-se de uma situação que se arrasta há demasiado tempo e que é urgente acabar, até porque, não sendo aparentemente onerosas as obras de limpeza e manutenção, tal apenas depende da boa vontade e do interesse de Vossas Exas. pela causa pública.

Subsequentemente, serve o presente também para desafiar Vossas Exas. a tomarem a iniciativa de, em conjunto, encontrarem uma solução de longo prazo para este assunto, que garanta que a Capela de Santo Amaro volte a ser motivo de regozijo para todos quantos se interessam pela causa do património; estratégia essa que, a nosso ver, poderá passar por encontrar mecenas que, a par dos cidadãos, garantam não só a preservação da Capela de Santo Amaro mas tamém coisas simples como a sua abertura ao público.

Esperando que Vossas. Exas. acolham como bom este nosso contacto, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos



Paulo Ferrero, Júlio Amorim e Virgílio Marques




Foto: Lisboa S.O.S.

Sem comentários: