22/09/2009

Percursos pedonais com elevadores vão unir o Castelo à Mouraria, Sé, Alfama e Graça

In Público (22/9/2009)

«A Câmara de Lisboa vai candidatar parte do projecto ao QREN e pretende pagar o restante com fundos do turismo e contrapartidas de promotores imobiliários


A Câmara de Lisboa quer criar quatro percursos pedonais servidos por meios mecânicos para melhorar a acessibilidade à colina do Castelo. O projecto, orçado em 12,5 milhões de euros, inclui a criação de mais de mil lugares de estacionamento.

Daqui a quatro anos, segundo as previsões do vereador do Urbanismo e Planeamento Estratégico da autarquia, será mais fácil visitar o Castelo de São Jorge e os restantes monumentos da colina. Nessa altura, a maioria dos desníveis existentes será vencida com o recurso a elevadores e escadas rolantes (que, sempre que possível, ficarão dissimulados no interior de edifícios municipais para diminuir o seu impacte visual) e na base dos novos caminhos haverá acesso facilitado a estações do Metropolitano de Lisboa e parques de estacionamento.

Mas a criação dos quatro percursos pedonais destina-se não só aos turistas, mas também à população residente na zona que, como frisou ontem o vereador Manuel Salgado, é bastante envelhecida e tem dificuldades de locomoção. A medida pretende quebrar o isolamento dos moradores e dinamizar actividades económicas locais.

Um dos percursos partirá do Campo das Cebolas até à Sé e daí para o Castelo. Este cruzar-se-á no Chão da Feira (uma das portas do monumento) com um outro, que vai ligar Alfama às Portas do Sol.

O terceiro trajecto unirá o Castelo à Graça, unindo-se na porta do Moniz (entrada do Castelo que, segundo a Câmara de Lisboa, não é usada actualmente) com o último trajecto, que vai fazer a ligação ao Martim Moniz.

Quando forem concretizados, estes percursos pedonais vão juntar-se a um outro já conhecido, cujas obras deverão iniciar-se "nos primeiros dias de Outubro", como adiantou o vereador Manuel Salgado. Trata-se do "percurso assistido" que parte da Rua dos Fanqueiros - onde, segundo o vereador, está "em fase adiantada" a compra pela autarquia de um edifício necessário para o efeito -, sobe ao Largo do Caldas e chega ao Castelo através do Mercado do Chão do Loureiro.

As quatro ligações anunciadas articulam-se com cinco novos parques de estacionamento, com um total de 1100 lugares: Chão do Loureiro, Terminal de Cruzeiros de Alfama, Campo das Cebolas, Coleginho da Rua Costa do Castelo e Rua dos Lagares.

Segundo Manuel Salgado, o investimento será concretizado em duas fases. A primeira, de 5,5 milhões de euros e que a autarquia vai candidatar a fundos do Quadro de Referência Estratégico Nacional, destina-se a espaço público e meios mecânicos. A segunda fase, de sete milhões de euros, inclui entre outras obras os parques de estacionamento, e o vereador explica que a intenção é que venha a ser paga com fundos do Instituto de Turismo de Portugal e com contrapartidas de algumas intervenções urbanísticas previstas para a zona.

Ontem, por ocasião da Semana Europeia da Mobilidade, a câmara anunciou a abertura do concurso público para a atribuição de 50 licenças para táxis adaptados ao transporte de pessoas com mobilidade reduzida. A ideia era que alguns dos 3550 veículos que circulam em Lisboa fossem adaptados para o efeito, mas a falta de interesse dos profissionais obrigou a optar pela atribuição de novas licenças.»

...

Correcção: o elevador do Mercado do Chão do Loureiro não chega ao castelo mas à Rua Costa do Castelo, que é coisa bem diferente. Por mim, fica bem assim porque não vejo como se poderá escavar a muralha do castelo, ou a base dela, para se construir a última parte do trajecto mecânico. Convém, aliás, que as pessoas se mexam um pouco e façam exercício...

6 comentários:

Anónimo disse...

Tudo patrocinado pelo HOLMES PLACES...destribuição automática de ténis e fatos de treino na baixa...cambada de idiotas

Julio Amorim disse...

Posso estar enganado...mas isto será daqueles projectos que iremos lamentar lá para 2019....

Anónimo disse...

Estão lembrados do elevador de João Soares? Haja paciência!

O que tu queres sei eu!?

Unknown disse...

além do elevador do mercado, o que se está a falar são escadas rolantes? alguém me pode elucidar sff?

escadas rolantes pelas escadas de São Miguel ou coisa parecida? do tipo da passadeira/escada coberta, felizmente acabada, que havia em Alcântara?

Campo das Cebolas, Alfama.. para quê estes dois?

tudo isto não me soa bem..

Anónimo disse...

se estes elevadores fossem para a frente(Que duvido) qual seria o aspecto?

Anónimo disse...

Curiosamente e como consequência de pesquisa sobre o assunto, deparo-me com estes comentários à data de hoje, 24 de Setembro de 2013, altura em que o dito elevador já está construído. Há que ter em conta que este tipo de projectos não visam facilitar a vida aos preguiçosos, mas antes possibilitar/viabilizar a concretização do direito à mobilidade e à vivência da cidade por parte dos cidadãos com mobilidade reduzida, nomeadamente pessoas mais idosas ou pessoas com algum tipo de deficiência/limitação física. Portanto, a meu ver, são de salutar!