22/09/2009

LISBOA: BAIRRO DO ARCO DO CEGO


Este bairro merecia melhor destino. A sua não classificação pelo IGESPAR, tem implícita a possibilidade da sua total descaracterização, pela facilidade de demolição do edificado.
Apesar de não partilhar das ideias, de que o estado deve regular tudo e mais alguma coisa, a verdade é que devem existir regras que imponham limites, áquilo a que a especulação privada pode aspirar.
Não podemos continuar a permitir a sucessiva adulteração de toda uma cidade, com o argumento de que cada um pode e deve fazer o que lhe apetece naquilo que é seu.
O património construído e adquirido, como bem comum que é, a cidade com escala humana e a sua história e memórias, não pode estar única e exclusivamente entregue ao gosto e ao critério do interesse privado.
O Estado deve intervir e, de uma vez por todas, acabar com a destruição de Lisboa.
Aos colegas arquitectos, cabe também o papel da defesa do património urbano edificado, arrasando com as teorias maquiavélicas de alguns, que defendem que a cidade como entidade viva, deve ser constantemente substituida (pelos seus projectos, claro).

1 comentário:

Anónimo disse...

A demolição total da moradia foi devido à falta de condições na sua restruturação das paredes exteriores pois verificou se um incêndio na mesma. Contudo parece me que o resultado final é bastante positivo pois respeitou se a volumetria existente assim como todos os detalhes que caracterizavam a fachada anteriormente e cércea resultando deste modo no bom exemplo a seguir na necessidade de recuperação das casas que definem o bairro.