21/09/2009

Jardim do Parque da Fonte Luminosa em Lisboa




Chegado por e-mail:


«Ex.mos Senhores,


Gostaria de saber quando devolvem o jardim do Parque da Fonte Luminosa aos cidadãos?
A instalação do estaleiro do Metro de Lisboa no jardim há 6 anos parece ser uma situação permanente, agora após a inauguração do troço Alameda – São Sebastião não existem movimentações que revelem o desmantelamento do estaleiro. Esta situação preocupa muito os moradores e comerciantes silenciados pelo facto de fazer queixa nada parecer solucionar o caso.
Esta instalação do estaleiro veio a aumentar os casos de criminalidade na zona, com constantes assaltos aos alunos do Instituto Superior Técnico, tal como de carros estacionados na zona.
Relembramos o facto de que, na altura da Expo 98 a construção da estação Alameda II e a respectiva extensão até à Expo 98, privou os seus cidadãos de 4 anos sem o jardim com a instalação do estaleiro nesta mesma zona.
Construído na década de 40, o jardim e a fonte luminosa outrora a maior da Europa, comemorava a entrada das águas do vale do Tejo na cidade de Lisboa, um exemplo da engenharia do séc.XX em Portugal. Possuía um grande jardim em que se oponham em cada topo uma fonte monumental e o Instituto Superior Técnico, hoje em dia utilizado como estaleiro e local de publicidade para as campanhas eleitorais, nem a fonte já se avista da rua e resta metade do jardim para os cidadãos, o que parece bem ilustrado nas fotografias deste ano que junto anexo.


Com os melhores cumprimentos,
Natasha Redin
(moradora na Alameda D. Afonso Henriques)

Sem comentários: