21/09/2009

Chapadas, metalizadas & plastificadas (1)

(clique para ampliar)

Não sei se esta luta foi travada...mas nesse caso, há muito perdida. Os olhos da cidade são falsificados aos milhares. Este...um dos largos mais belos de Lisboa merecia melhor. Lisboa e o poeta que lá nasceu...também mereciam melhor. As janelas "disneyland" passaram a ser regra. Onde está o Igespar e os responsáveis da C.M.L. ? Baixa-Chiado a Património Mundial ?

Chega de incompetência e laissez faire !

10 comentários:

Anónimo disse...

de certo que é um mal menor. certamente que não se está a defender as janelas originais... se na altura já houvesse janelas de vidro duplo decerto que teriam sido usadas.

portadas duplas (original por fora, e uma moderna com vidros duplos por dentro), podem ser uma solução em alguns casos, mas isso não funciona bem com janelas, apenas com portas.

JP disse...

Se o progresso chegar a Lisboa pela forma de janelas brancas de alumínio, não estou a ver qual o problema..

Acha que uma obra deverá ser impugnada, o seu licenciamento revogado - ou nem atribuído - caso no seu projecto ou construção se vão aplicar este tipo de janelas?

O prédio respeita a traça original, está bem conservado, as janelas assim garantem um melhor isolamento térmico e sonoro - moro em Santos e sem as minhas ricas janelas de alumínio branco e vidro duplo já me teria mudado há muito, por causa do barulho da rua.

Favor dirigir as carabinas para as marquises improvisadas, janelas de alumínio cru e outros atentados visuais.

Anónimo disse...

Que exagero. Não acho as janelas tão inestéticas assim. Habituei-me a ver coisas bem piores. Sinceramente, acho um bocado pateta este tipo de posts. Acho que desvirtuam o blog, que tem intervenções tão necessárias.

R Dias disse...

Mas o que são janelas "disneyland"?

O que vejo são janelas em PVC ou alumínio com vidro duplo, semdo que o bite está no seu interior.

É correcto? Bom, efectivamente não será o mais correcto do ponto de vista conservacionista, mas ao menos o edifício está recuperado.

A luta das janelas chegará, á medida que mais e mais pessoas fiquem sensibilizadas para o assunto, e que comecem a ver outras alternativas, por exemplo manter a janelas originais e pelo interior um novo par de janelas modernas, como se vê em alguns edifícios da Rua da Carmo.

Julio Amorim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Julio Amorim disse...

No norte da Europa as janelas de madeira e vidro...são substituídas por janelas IGUAIS de madeira e vidro e, funcionam perfeitamente para os diferentes tipos de isolamento (e por cá faz um bocadinho mais de frio !)

MO disse...

Onde está o problema destas janelas/portas? É só por não serem de madeira? Acho muito bem que não sejam pois são de muito mais fácil manutenção e limpeza e continuam a ter visualmente o aspecto das antigas.
Livra, que embirram com tudo, mesmo que tenha aspecto cuidado e limpo e que esteja visualmente em harmonia com a idade do edifício.

Anónimo disse...

se os problemas de Lx fossem estes estariamos nós bem..
deixem la as janelas em paz e preocupem-se com as marquises.

Exmo. Sr. Engenheiro disse...

Permitam-me discordar deste post. O problema em Lisboa é precisamente o contrário: é a CML não autorizar mais a implantação de janelas de PVC em lugar das de madeira, o que se traduziria em melhoramentos significativos tanto no interior dos edifícios como no exterior, uma vez que esteticamente o efeito é o mesmo e não há o inconveniente de ter que pintar de três em três anos.
A aposta não deve passar pela manutenção das janelas de madeira decrépitas, mas sim pela implementação de janelas de qualidade, como é o caso das de PVC, infelizmente muito pouco conhecidas por cá mas muito utilizadas já no estrangeiro.

Julio Amorim disse...

Manutenção...talvez também rebocos de Tartan ?