25/09/2009

"Cassiano Branco uma Obra para o Futuro", da autoria da Câmara Municipal de Lisboa – Pelouro da Cultura, Dezembro de 1991.




Avenida Santos Dumont, 76 (Cassiano Branco, 1934)
.
Será mesmo para o futuro....C.M.L. ?

5 comentários:

Anónimo disse...

uma obra é mais do que o estilo ou a forma. uma obra é também a qualidade da construção e esta obviamente esteve ausente neste caso. não há justificação para o edifício estar neste estado ao fim de menos de 100 anos a não ser pela falta de qualidade da construção, o que aliás é patente na armadura da varanda na imagem. o arquitecto talvez fosse bom mas o construtor foi um trolha. em casos como este não se perde nada em mandar abaixo e contruir de novo.

Lesma Morta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
HOMOSAPIENS disse...

Um dia destes ainda vai haver alguém que vai levar com um bocado de betão em cima da cabeça, e depois, quem vai ser o culpado.É que em Portugal esperasse que aconteça um desastre para depois ir arremediar, enfim...

Cumpts.

Julio Amorim disse...

Sem manutenção periódica não há "obra de qualidade" que resista.
Mas, neste caso, parece-me que foi exactamente uma "manutenção" desastrosa que para além de alterar o desenho de origem das varandas, lhes veio trazer problemas de retenção de águas (?)
Repare-se que, os "anéis" originais das varandas foram outrora tapadas por uma espessa camada de reboco.

Xico205 disse...

Se até os edificios publicos vão caindo aos bocado quanto mais os privados. Uma vez na escola caiu-me um bocado de betão no ombro. A escola tambem já tinha os ferros à mostra e iam caindo bocados.

A Escola era a Padre Antonio Vieira.