12/08/2009

Jardim D. Carlos I



TORNA-SE URGENTE A RECUPERAÇÃO DO JARDIM NA AV. DOM CARLOS I

É este o estado de completo abandono em que há largo tempo se encontra o Jardim na Av. Dom Carlos I, sito na Freguesia de Santos-o-Velho em Lisboa, com a relva toda seca, a existência de cinco cepos de árvores cortadas há vários anos. Uma caldeira que desespera pela plantação de árvore, lixo por todo o lado, etc.

ENQUADRAMENTO:

Chafariz da Esperança


Monumento Nacional do Século XVIII. Projecto do Arqtº. Carlos Mardel de 1782. Integrou o Ramal da Esperança de Rede de Chafarizes das Águas Livres que através do arco de S. Bento terminava neste local. A água, à semelhança da maior parte das fontes em Lisboa , já há muito tempo não brota das suas bicas dando àquele Monumento Nacional um aspecto de inutilidade e morte antecipada não condizente com a sua dignidade mas sim com o desleixo dos homens.

Monumento ao Almirante Gago Coutinho, que com o Capitão de Fragata Sacadura Cabral fez a travessia aérea do Atlântico Sul – 30 de Março de 1922.

Na escultura de Soares Branco de 1924, pode ler-se:

Almirante Carlos V. Gago Coutinho (1869-1959).
Marinheiro, Geógrafo, Aviador Naval, Historiador. Adoptou o sextante à navegação aérea.

Encontra-se neste momento grafitizado, o que demonstra uma falta de respeito por aqueles que foram grandes figuras do Portugal contemporâneo.

Quartel do Regimento Sapadores Bombeiros – Sec. XIX.

Neste local existiu o convento da Esperança edificado em 1530. O Quartel dos Bombeiros que o substituiu com projecto do Arqtº. José Luis Monteiro, é datado de 1891.

Cartaz Publicitário

Mais recentemente surgiu um cartaz publicitário de cariz político, demonstrando falta de respeito pelos monumentos atràs citados e concomitantemente pelos lisboetas, mas bem integrado no estado de total abandono do local. De facto, Portugal deve avançar, mas não seguramente por este caminho.

A Associação Lisboa Verde solicita a quem de direito a rápida recuperação do Jardim em apreço..



Pinto Soares

15 comentários:

Anónimo disse...

E havia 2 bancos junto ao monumento que simplesmente desapareceram...

A vizinhança daquela coisa after-hours que já foi referida neste blog, que traz para a zona pessoal de todo indesejável não será estranha a esta bandalheira.

Assim como não é estranha a esta bandalheira a ida do Zé que (não) faz qualquer falta para a cml e é vereador destes assuntos.

Diannes disse...

E mais abaixo, no caminho para a estação dos comboios, o Jardim de Santos também está num estado vergonhoso, apesar de agora aquela zona se chamar pomposamente Santos Design District.

Os caminhos estão todos esburacados, a estátua de Ramalho Ortigão está grafitada, há lá um chafariz que mete nojo, lixo e copos de plástico por todo o lado, enfim, nada que não seja de esperar nesta pobre capital que temos.

Anónimo disse...

O Zé é culpado, já cá faltava. Culpado porque não arranjou o jardim. Se~for arranjar, culpado porque não ouviu este, porque não ouviu aquele, culpado porque se a CML não tiver dinheiro e fizer parcerias está mal. Em suma: culpado sempre. Livra...

Anónimo disse...

Para quem (voluntariamente) não sabe, os pelouros do Zé que é uma fraude são, segundo o site da CML: Ambiente, Espaços Verdes, Plano Verde, Higiene Urbana e Espaço Público.

Basta ver como estão em Lisboa estas áreas para concluir que só corrido de onde está e o mais rapidamente possível.

Anónimo disse...

Estão bem melhores que estavam no mandato anterior, bem melhores, sem comparação aliás. E é tão óbvio que...é isso que o irrita tanto...

Lesma Morta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lesma Morta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Estão MELHORES? Não sai mais bagaço para o anónimo das 6:39 PM.

Lesma Morta disse...

Caro Pinto soares. penso tratar-se de um lapso de escrita porém relembro que o monumento foi inaugurado a 18 de fevereiro de 1984 e não em 1924 como aliás não podia ser já que mestre Soares Branco nasceu em 1925

Anónimo disse...

Isso é mais um canteiro que um jardim. E claro, já cá faltava culparem os bares e discotescas...

Xico205 disse...

Anónimo disse...
O Zé é culpado, já cá faltava. Culpado porque não arranjou o jardim. Se~for arranjar, culpado porque não ouviu este, porque não ouviu aquele, culpado porque se a CML não tiver dinheiro e fizer parcerias está mal. Em suma: culpado sempre. Livra...

6:17 PM




Se ele arranjar o que necessita de ser arranjado e ouvir a população local, está o problema resolvido.

Ainda me lembro numa entrevista que lhe fizeram quando era candidato se havia dinheiro para fazer tudo o que ele dizia, e a resposta foi: "A Câmara tem muito dinheiro. Todos os dias entram nos cofres da CML muitos milhares de euros"! Enfim, quem se mete na política é de certo um aldrabão. E quem vota em quem promete mundos e fundos é parvo porque ainda acredita no Pai Natal.

Anónimo disse...

Xico205, já reparou que todos os jardins e todos os canteiros estavam abandonados em Agosto de 2007? Todos...uma lástima. Olhe, reprima essa raiva contra o Zé por um segundo e diga: em 2 anos de mandato e sem dinheiro ( e sabe bem porque é que a CML estava falida...), o que sugere que se faça primeiro: falar com as pessoas, arranjar o dinheiro ou arranjar o jardim? Não vale dizer arranjar todos os jardins e falar com toda a gente, vá. Pense e responda com calma, tem tempo...

Anónimo disse...

LOBO VILLA , 12-8-09

O popular "Zé" aqui referido, suponho ser uma referência ao Dr. José Sá Fernandes,em infeliz paralelo com o Zé-Povinho de Rafael Bordallo Pinheiro,aquele que ao menos fazia manguitos,ao poder estabelecido.
Este nem isso faz...

Lesma Morta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Caro/a Lesma Morta,

De facto, tem razão no seu comentário. O monumento foi inaugurado em 1984 e não em 1924 como por lapso referi.

Do facto peço desculpa aos leitores deste blogue

Pinto Soares