31/08/2009

Comunicado "Cidadãos pelo Capitólio":


From: capitolio_lx@hotmail.com
To: gab.manuel.salgado@cm-lisboa.pt; gab.rosalia.vargas@cm-lisboa.pt; gab.cpl@cm-lisboa.pt; helena.roseta@cm-lisboa.pt; jose.sa.fernandes@cm-lisboa.pt; gab.pcp@cm-lisboa.pt; gab.lcc@cm-lisboa.pt; gab.ps@cm-lisboa.pt; gab.psd@cm-lisboa.pt; aml@cm-lisboa.pt; aml.cds_pp@cm-lisboa.pt; gab.presidente@cm-lisboa.pt
CC: vera.pais@cm-lisboa.pt
Subject: Capitólio, no Parque Mayer
Date: Fri, 28 Aug 2009 17:48:49 +0100

Exmº Presidente Dr. António Costa,
Exmº Arq. Manuel Salgado,

Foi com preocupação que lemos a notícia da intenção da CML rebaptizar o Teatro Capitólio com o nome do recentemente falecido actor Raul Solnado.

Independentemente de todo o mérito de Raul Solnado, na nossa opinião é incorrecto homenagear um bem cultural à custa de outro. Enquanto monumento da arquitectura do séc. XX, classificado pelo Estado Português como Imóvel de Interesse Público, o Capitólio deve manter a designação que sempre teve desde a sua inauguração em 1931. Recordamos ainda que o Capitólio é a única estrutura classificada em todo o recinto do antigo Parque Mayer. A toponímia também é património.

Alterar a toponímia histórica de lugares e imóveis em função das circunstâncias, embora bem intencionadas, pode empobrecer a cidade e criar situações ambíguas pois muitas vezes as novas designações não são adoptadas pelos cidadãos como sabemos por experiências anteriores.

Enquanto movimento de cidadania que se tem esforçado por ver reconhecido, e salvaguardado, o valor patrimonial do Capitólio, fazemos um apelo à CML para que encontre uma maneira mais digna de homenagear o actor Raul Solnado.

Estamos certos que no contexto do Plano de Pormenor do Parque Mayer, será possível atribuir o nome do actor Raul Solnado a uma das novas salas de espectáculos previstas para o recinto. Lisboa pode enriquecer o Parque Mayer somando o nome de «Raul Solnado» mas sem subtraír o histórico nome «Capitólio».

Com os nossos melhores cumprimentos,

Pelo movimento cívico Cidadãos pelo Capitólio,
Maria João Torgal

Sem comentários: