14/08/2009

Ciclovia Telheiras / Quinta da Granja: uma proposta

Como não gosto de criticar por criticar, resolvi passar algum tempo no terreno e preparar uma proposta simples e barata que, aplicada (perdoem-me a imodéstia), permitirá evitar o caos automobilístico que resultará das obras da ciclovia Telheiras/Quinta da Granja.
Assim, mantendo-se a ciclovia nos exactos termos previstos, delineei uma proposta que remeti para as Juntas de Freguesia de Carnide, do Lumiar e para a Câmara Municipal.
Aqui vai:
Travessa da Luz
- Duas faixas no sentido descendente em toda a extensão da Travessa;
- Uma faixa no sentido ascendente até à intersecção com a Conselheiro J.S.Ribeiro, onde passa a ter duas faixas;
- A saída para a Estrada da Luz faz-se no sentido da Segunda Circular (esquerda);
- Não há qualquer alargamento da estrada.
Rua do Seminário
- Ciclovia;
- Faixa BUS para as carreiras 3 e 767;
- Fim do restante trânsito e redução do estacionamento.
Rua Conselheiro J.S. Ribeiro
- Dois sentidos em toda a extensão;
- A ligação à Estrada da Luz fax-se obrigatoriamente no sentido do Largo da Luz (direita).
- Não há alargamento da estrada, mantém-se estacionamento.
Rua Fernando Namora
- Ciclovia;
- Redução para uma faixa em cada sentido;
- Mantêm-se duas faixas nos seguintes pontos: ligação à Travessa da Luz, e nas zonas de viragem à esquerda (no sentido Luz/Eixo, para a Alameda da Q.ª de S.º António e, no sentido inverso, para a Rua António Quadros);
- Os pontos com duas faixas sacrificam estacionamento e não área pedonal.
Estrada da Luz
- Duas faixas em cada sentido, incluindo duas faixas BUS, para as carreiras 768, 64 e 726 no sentido Segunda Circular/Luz e 3, 767, 768, 64 e 726 no sentido inverso;
- O aumento do espaço não reservado ao automóvel é aproveitado para zona pedonal e estacionamento que compesará a redução na Rua do Seminário.
É esta a minha proposta.

16 comentários:

Nuno Santos Silva disse...

O Presidente da Junta de Freguesia já respondeu:
Caro morador,

agradeço o envio do seu email com a sua proposta.

Agradeço a sua participação cidadã e irei analisar a proposta e colocá-la à consideração dos meus restantes colegas.

À disposição.

Cumprimentos.

O Presidente da Junta

Paulo Quaresma

AJM disse...

Não gosta de criticar por criticar?
Não foi o que fez até aqui nos Posts anteriores? Porque não publicou logo este Post e andou mesmo a criticar por criticar? Do seu primeiro post para este vai uma grande diferença. Parabéns pela evolução. Mas não se esqueça que os projectistas disto andaram meses a trabalhar nisto, não os desconsidere nas suas opções.
Para operar um doente é preciso ter curso de médico, para projectar convém ter curso... de projectista. Em qualquer dos casos podemos sempre opinar mas não estaremos dentro de toda a informação e do conhecimento para o fazer como o fez até agora.

RF disse...

Começa bem!
Você abre o trânsito na Rua do Seminário e põe lá autocarros!!!, uma rua estreita e com saída de alunos aos magotes nas horas de ponta!
Você foi mesmo ao local???
Esta rua foi alterada há anos por pressão de moradores, pais e alunos, hoje só tem algum estacionamento eventual. Pelo que percebo do que lá fizeram, vai ficar quase pedonalizada mantendo acesso a moradores para estacionar. Isto parece ser pensado para você, automobilista, não ficar no cruzamento das bombas de gasolina e fazer corta-mato ou estarei errado?

Anónimo disse...

Parabéns!

Já agora, onde é que estão os estudos para esta proposta?

e ouviu a população? onde, nos cafés?

Já agora faça o mesmo para a cidade, porque tempo nas mãos já vi que tem...

Anónimo disse...

Anónimo, mas toda a gente tem sempre o direito de propôr a sua solução, mas ao que parece esta aqui proposta solução terá algumas deficiências se abre ruas ao trânsito que estão fechadas. Deixe vêr o que dá, se há outras.
As pessoas ao que parece estão revoltadas sobretudo pelo pó e pelas obras. Parece que há obras de gás a decorrer por lá ao mesmo tempo, aquilo deve estar um pandemónio e ninguém gosta, já se sabe.

Nuno Santos Silva disse...

RF, sim autocarros.
Duas carreiras.
No máximo 8 autocarros por hora.
É muito?
Não me parece...

RF disse...

Você faz um pé de vento por causa de uma ciclovia e em defesa dos moradores e agora tira o estacionamento todo de uma rua por causa de 8 autocarros por hora?
Não percebo...um luxo de faixa BUS, não acha?

Nuno Santos Silva disse...

RF,
compreendo o que você diz.
Provavelmente a fluidez de circulação do 3 e do 767 (no sentido do Largo da Luz) conseguirá ser boa mesmo passando pela Conselheiro Ribeiro, porque a maioria do trânsito é canalizada pela Trav. da Luz.
Obrigado pela observação.

Anónimo disse...

Caro Nuno Santos Silva,
Prefiro o projecto em curso, o Nuno Santos Silva farta-se de tirar estacionamento, o da CML pelo menos mantêm-no ou aumenta-o. Até aqui em Telheiras propõe tirar, nós já não temos lugar de estacionamento. E não quero perder esta oportunidade de ter esta ciclovia já que não fizeram o Jardim em frente à biblioteca...

João disse...

Nuno:

Acho que peca por tardar. Acredite quando digo que sou insuspeito de ser aliado do vereador Sá Fernandes, mas o que é facto é que participei no orçamento participativo, sendo uma das pessoas a votar que se dedicasse dinheiro a alargar passeios e melhorar as condições para bicicletas. Estas propostas foram vencedoras num orçamento participativo em que pela primeira vez na sua história, o município dedicou 5 milhões de euros a projectos propostos e votados pelos munícipes.

Houve coisas neste processo com que não concordei e a decisão por ciclovias ao invés da simples suavização de trânsito também não me agradou muito, mas sempre que quis ser ouvido e discutir o assunto, o vereador e os seus assessores tiveram a gentileza e abertura para me receber e ouvir coisas que se calhar preferiam não ouvir.

Nas isto foi há 3,4,5 meses atrás, quando estava a ser projectada a rede de mobilidade suave/ciclovias. Isto para dizer que 1: o vereador e a camara não podem de forma nenhuma ser acusados de não ouvir os cidadãos, já que estão a implementar um projecto proposto por eles e sempre se disponibilizaram para ouvir-nos sobre o projecto e 2: o Nuno interessa-se por este assunto , agora de forma construtiva , um pouco tarde de mais.

Anónimo disse...

A propósito, já está ao serviço a ciclovia ribeirinha Cais-do-Sodré - Belém prometida com grande alarido pelo Costa para o início do Verão.

Pelo meu calendário, o início do Verão foi vai para dois meses!

Devem estar à espera da licença da Liscont...

faltou o ponto de interrogação disse...

A propósito, já está ao serviço a ciclovia ribeirinha Cais-do-Sodré - Belém prometida com grande alarido pelo Costa para o início do Verão?

Anónimo disse...

Sim, já está 'ao serviço'.

Levante-se da cadeira em frente ao pc, e vá lá mesmo ver...

Anónimo disse...

Eh Eh já está PINTADA, só que não é inteiramente ribeirinha e falta tirar de lá os peões...

Eu bem sabia que iria haver quem achasse que aquilo era uma ciclovia...

The Caped Crusader disse...

A proposta da CML é muito melhor, sem demérito para o Nuno Santos Silva, que está esforçada.

Anónimo disse...

sou uma simples e pacata cidadã do mundo...deste, daquele onde deixam semáforos no meio da construção de novos passeios...talvez para daqui a uns meses quem sabe,...voltarmos a ter obras...e pergunto o que andam a fazer os pacatos como engenheiros na Fernando Namora...Hum...será que eles são engenheiros??? Não tenho nada contra ciclovias, acho fantástico...mas, não parece razoável que seja esta uma preocupação emergente, quando tanto num bairro como Telheiras está por fazer...Onde continua a não existir a preocupação pelo descanso em geral dos moradores, onde estão as barreiras sonoras...que há anos que estão prometidas...passadeiras para os piões, que não existem desde a Simoes Raposo até aos semaforos da Azinha do Fato... Eu não com ciclovias, mas gostaria de andar a pé e sentir segurança...Onde estão os parques verdes...os parques infantis...ou será que se resume akela coisa...de 4 por 4 ...
que vão construir junto nas traseiras do sanatório...falem de ciclovias...quando existir dignidade e respeito pelo cidadão...por aquele que circula que vive, que anda a pé, que leva os seus filhos a passear...e corre para não ser atropelado...que coloca janelas de vidro duplo para poder dormir, que paga para manter um bairro de luxo, que de luxo vai ter uma ciclovia...