19/08/2009

Bloco quer fiscalização de antiga pedreira do Alvito para acabar com "lixeira" ilegal

In Público (19/8/2009)

«Os candidatos do Bloco de Esquerda à junta e assembleia de freguesia de Alcântara querem que a Câmara de Lisboa fiscalize os terrenos da antiga pedreira do Alvito, ocupados por "uma lixeira clandestina e perigosa".
Depois de uma visita ao local, o bloquista Vítor Sarmento disse à Lusa que o espaço está a servir para vazamento de entulhos de obras e outros resíduos (há semanas foi encontrado um cadáver), mesmo "a paredes-meias com o Parque de Monsanto, inclusive o parque infantil".
O candidato defendeu que, "enquanto não se resolve o diferendo" entre alguns dos mais de 70 comerciantes arrendatários e o proprietário do terreno, a imobiliária Encosta da Tapada, "é necessário que a câmara intervenha com urgência junto dos proprietários" e que fiscalize a área, de forma a impedir "que esteja ali um 'cancro'".
Vítor Sarmento aponta ainda outro problema na zona: "Ao lado, há também uma piscina municipal construída há mais de dois anos com milhares de euros e sempre fechada. Não percebemos por que motivo não abre portas". O BE quer que o executivo municipal avance com o plano de pormenor do Alvito, cujos termos de referência estiveram em fase de participação pública até 2 de Junho e que está em elaboração, segundo fonte camarária. O plano, em mais de 20 hectares, abrange os terrenos do antigo bairro social do Alvito, o complexo desportivo do Atlético Clube de Portugal, a antiga pedreira e uma zona com habitação de realojamento, com 25 por cento dos fogos para habitação a custos controlados ou para arrendamento apoiado.»

...

De facto aquela antiga pedreira é uma vergonha municipal. A melhor vista sobre o monstro em todo o seu "esplendor" é desde o topo sul da Tapada da Ajuda. É urgente acabar com aquilo. Vem aí um Plano de Pormenor (mais um). Vamos ver no que dá.

Sem comentários: