11/08/2009

ANTIGA FÀBRICA DÁ LUGAR A NOVO PARQUE HABITACIONAL

Ontem in "JN"

Mais de 300 habitações deverão nascer na área actualmente ocupada pelos edifícios da antiga Fábrica Simões, em Benfica, Lisboa um espaço degradado que há quase 30 anos aguarda intervenção.
Depois de anos de sucessivas alterações no projecto, e 14 anos após o violento incêndio que destruiu a ala norte do edifício principal da unidade fabril, a TDF - Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliários (dono da obra) e a autarquia chegaram a acordo sobre a "Villa Simões", loteamento a construir nos terrenos abandonados entre a Avenida Gomes Pereira e a Estrada de Benfica.
A manutenção da fachada do edifício principal da fábrica dos anos 20 ficou garantida, assim como a reserva de um corredor para que no futuro, se o aumento de tráfego o justificar, possa ser construído um túnel rodoviário a partir da Rua Morais Sarmento, passando por baixo dos edifícios da Junta de Freguesia e terminando perto do Centro Comercial Fonte Nova.
Segundo o processo em consulta pública, esta foi uma das condições impostas pela Divisão de Mobilidade e Rede Viária da autarquia para viabilizar o projecto.
"A conclusão da CRIL, com os nós das Portas de Benfica e Damaia, poderá representar uma sobrecarga excessiva na Estrada de Benfica", considerou a Divisão de Mobilidade.
A Fábrica Simões - indústria têxtil e de confecções - instalou-se em Benfica em 1913, numa zona antigamente composta por arrabaldes de quintas e hortas, e chegou a ter mais de 1000 operários.

8 comentários:

Fuschia disse...

TInha esperança que esse espaço viesse a ser uma extensão da Junta de Freguesia, que tem várias actividades desportivas e ainda a sala de espectaculos Carlos Paredes. Que fazer, vai tudo para prédios mesmo.

Anónimo disse...

Um túnel? Mas qual túnel! Ali devia fazer-se era uma ciclovia, carago.

Xico205 disse...

Mais predios numa zona ja com uma densidade enorme! A Av. Gomes Pereira não tem um unico lugar de estacionamento legal, é obrigatório ter que estacionar no passeio.

Que moral têm os lisboetas de falar da linha de Sintra, quando Benfica faz já parte da mesma!

Bic Laranja disse...

Parque habitacional é onde se estacionam casas, não é verdade...
Cumpts.

Helena disse...

Ora, ora, mais prédios significam mais dinheiro a entrar para os cofres da autarquia... Do que é que estavam à espera?

Anónimo disse...

E o Zé, não embarga essa construção?

Anónimo disse...

Não, o Zé não embarga. Quem embarga são os juízes. O Zé faz obras atrás de obras, mas de espaços verdes, não casas. Quem quer embargar agora é o ACP e o Presidente da Junta de Freguesia do PCP, em coligação com o PSD, claro.

Paulo Ferrero disse...

Este é um assunto sério e importante.
Sobre esta antiga Fábrica Simões existem muitos aspectos a considerar:
1. Pedido de classificação no IGESPAR, apresentado em tempo oportuno por cidadãos. Processo que nem ata nem desata.
2. Petição na Net: http://www.petitiononline.com/fasimoes/petition.html.
3. Dúvidas no último projecto (14/URB/2008), que se mantém em apreciação na CML, e que, portanto, ainda não foi votado nem licenciado pela CML, donde não se perceber a notícia que o dá como estando em discussão pública!!!
Dúvidas que se referem a incumprimentos vários sob o ponto de vista regulamentar; desvalorização deliberada do real valor histórico-arquitectónico do edifício a fim de que ninguém o reclame como mais-valia para a cidade; o projecto de túnel foi chumbado por Jorge Sampaio; etc.