11/06/2009

Cidadania vs Inércia - Largo de Jesus

O Largo de Jesus, freguesia das Mercês, é um largo especial.
Com um enquadramento digno: uma igreja lindíssima - romaria para muitos turistas (igreja das Mercês); um liceu cheio de história num edifício sumptuoso (Liceu Passos Manuel); um convento (convento de Jesus), dois palácios (Palácio Mendia e Palácio de Alcáçovas) e uma malha urbana que tem mantido a sua identidade (apesar de um parque de estacionamento subterrâneo bastante controverso).

Vale mesmo a pena visitá-lo (pode dar-se uma espreitadela aqui): Vista aérea - Largo Jesus

Em 7 de Abril de 2008, por causa disto:


Um cidadão enviou o seguinte email para a junta de freguesia das mercês (jfmerces@iol.pt):

Exmos, Senhores,

Na qualidade de residente desta freguesia, venho ao v/ encontro para vos informar do estado em que, incompreensivelmente se encontram suspensos alguns cabos (electricidade, etc) no Largo de Jesus, juntando para o efeito a respectiva foto.

Tal situação verifica-se desde o final das obras do parque de estacionamento deste largo da nossa freguesia, cujo projecto para além de não contemplar a introdução de árvores ou qualquer vegetação, em deterimento de pedra e candeeiros, tambem não salvaguardou a normal, eficiente e correcta fixação dos cabos em segurança e dos quais se envia foto.

Uma vez que os cabos se encontram suspensos na entrada do Liceu Passos Manuel, afigura-se que a persistência de tal situação poderá por em risco e mexer com as condições de segurança no seu acesso, maioritamente efectuado por crianças e adolescentes.

Atento o exposto, solicito a v/ intervenção no sentido da resolução desta situação.

Cumprimentos,

Paulo Rodrigues


A resposta, recebida no mesmo dia, pela voz do próprio presidente da Junta:


Exmo. Senhor,
Acusamos a recepção do mail de V. Exa., sobre o assunto referido em epígrafe, o qual nos mereceu a melhor atenção.
Somos a informar V. Exa. que dado tratar-se de um assunto que não é das competências da Junta de Freguesia, o mesmo foi encaminhado para o Senhor Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, responsável pelas relações com as Juntas de Freguesia e, no caso, pela área a que diz respeito a situação descrita.
Desde já gratos pela comunicação e interesse, somos com elevada consideração,
Alberto Bento
Presidente da Junta de Freguesia das Mercês



Ora, um ano e uns meses depois, os cabos lá continuam, saracoteando-se ao juízo do vento e do destino.

Alberto Bento (PS) terá feito o que lhe competia? Fez certamente o mais fácil. Enviou a batata quente para outro e daí lavou as suas mãos (caso o mesmo leia este blog, está convidado a indicar as diligências que tem feito para resolver a situação).

Quanto ao Vice-Presidente da CML, que em Abril de 2008 seria Marcos Perestrello (PS), ou não recebeu o email, ou recebendo-o, ele ou os seus assistentes terão feito o que de melhor se faz em Lisboa: nada.

3 comentários:

Anónimo disse...

ja agora tambem vale a pena perguntar o que e que o ignorante do assessor do marcos pestrelo para as freguesias anda a fazer pela camara para alem de embolsar 3.500 euros por mes, talvez o pedro asuncao saiba responder

Anónimo disse...

Estive na semana passada no Hospital de Jesus e foi uma surpresa ver aquele largo arranjado, sem a bandalheira dos carros amontoados, em cima dos passeios e a ocupar todos os espaços, como era antigamente.

Parabéns à Câmara. Desta vez fizeram um excelente trabalho.

Paulo Rodrigues disse...

Tambem acho que sim, só se esqueceram das arvores para embelezar e providenciar alguma frescura e sombra aos utilizadores e ainda preços mais convidativos para o parque no que respeita à sua utilização pelos moradores.