24/06/2009

Centros de saúde custam 7 milhões

In Diário de Notícias (24/6/2009)
por RUI PEDRO ANTUNESHoje

«Câmara discute hoje cedência de terrenos a Ministério da Saúde.

Cerca de 7,1 milhões de euros vão ser investidos em seis novos centros de saúde em Lisboa. Mas, para isso, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) terá de aprovar hoje, em sessão camarária, a celebração de um contrato-programa com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSL VT). Este acordo contempla a cedência de terrenos por parte da autarquia para a edificação desses equipamentos.

Belém, Boavista, Carnide, Campolide, Alta de Lisboa Norte e Benfica são as zonas que terão novas unidades de saúde.

O Centro de Saúde de Carnide custará 1,4 milhões de euros e terá uma área de construção de 1363 metros quadrados, num terreno com 4800 metros quadrados. Este é um dos casos que implica a cedência de terrenos da autarquia. Porém, tal não é consensual. O projecto do centro de Carnide implica a cedência de terrenos do Parque dos Artistas de Circo, mas há três meses, quando começaram a ser despejados pela polícia, os moradores resistiram e prometeram recorrer para tribunal.

Contratempos à parte, a minuta do contrato-programa a assinar entre a Câmara e a ARSLVT prevê que as obras deverão estar concluídas em dois anos.

O Centro de Saúde da Boavista custará 500 mil euros, Belém 900 mil, Campolide 1,2 milhões, Alta de Lisboa 1,7 milhões e Benfica 1,4 milhões. A área ocupada por todos os centros será de 15 465 metros quadrados.»

1 comentário:

Anónimo disse...

Registe-se o prazo de dois anos, para no fim se comparar com os 4 ou 5 reais.