17/06/2009

Arranjo do espaço público do Terreiro do Paço começa no final de Agosto

In Público (17/6/2009)

«O presidente da Câmara Municipal de Lisboa anunciou ontem, à margem da sessão da assembleia municipal, que "o arranjo do espaço público" do Terreiro do Paço deverá arrancar "no final de Agosto". António Costa garantiu que tal só acontecerá depois de a autarquia aprovar o projecto do arquitecto Bruno Soares, que será apresentado no dia 26, no Fórum Lisboa, numa sessão com lugar a "debate público".
Já o vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, afirmou que, ao contrário do que já foi defendido pela presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Paula Teixeira da Cruz, a remodelação da praça "não obriga a um plano de pormenor", por se tratar de uma intervenção num espaço público de uma zona histórica. Também para a "pedonalização da Rua Augusta", lembra Manuel Salgado, não foi necessário tal procedimento.
Na reunião de ontem da assembleia municipal, o presidente da Câmara de Lisboa anunciou ainda que foram "devolvidas" pelos seus inquilinos 14 habitações municipais "indevidamente atribuídas". "Foram e vão continuar a ser, porque connosco estas práticas irregulares tiveram um fim", assegurou António Costa.
O autarca reagia assim a críticas do líder da bancada do PSD, Saldanha Serra, que considerou "vergonhoso" que o regulamento para atribuição de casas camarárias ainda não tenha sido levado à assembleia. António Costa apelou ao "bom senso" do partido da oposição para não "agitar" o tema, numa referência à acusação deduzida pelo Ministério Público contra Helena Lopes da Costa por abuso de poder nesta matéria.
Com os votos contra do Partido Socialista, a assembleia municipal aprovou ainda uma moção pedindo a suspensão do plano de reordenamento da superfície na envolvente da estação de metro de São Sebastião e o início de uma consulta pública à população da zona (ver texto ao lado). I.B.»

...

Andam a brincar connosco. As obras continuam a decorrer preparando a colocação dos malditos dos degraus no TPaço como se nada de mais se passasse, e todos andássemos com pálas nos olhos, para depois nos dizerem: fatto.

Mas o que é isso de confundir debate público sobre o Terreiro do Paço como sessão na AML em que o público pode intervir? Andam a brincar connosco.

6 comentários:

Anónimo disse...

Realmente, andam a fazer pouco da gente. Como não se fez plano de pormenor quando a R. Augusta foi «pedonalizada», não é preciso plano de pormenor para o T. do Paço.

E se calhar quando D. Afonso Henriques conquistou Lisboa, também não fez nenhuns planos de pormenor.

Por que raio se haviam de fazer agora?

Bem, no tempo do Zé embargador eram necessários, mas agora o Zé passou a vendido.

Anónimo disse...

Antonio Costa ainda não percebeu, era necessário muita humildade. Mas agora é tarde, e se nas legislativas o país vai penalizar quem nos governou com tiques totalitaristas, mais depressa em Lisboa Antonio Costa será penalizado, pois os disparates sucedem-se, retirar o trânsito é pura demagogia pois cria outros problemas a montante.
O fundamentalismo e os dogmas são apanágio das ditaduras socialistas e fascistas.

Julio Amorim disse...

De todos os males...esses degraus, são o absolutamente pior!

E sinceramente Sr. arquitecto..não podia ter encontrado outro local para fazer o seu xixi?

Anónimo disse...

Onde se pode conhecer o projecto?
Desculpem, mas se têm algum link disponível, eu não o encontrei.
Ana Balcão Reis

Daniel disse...

Boa tarde a todos, conheci este blog há uma semana apenas, tenho passado "horas" ao computador a percorrer todos os posts. Oxála este blog chegue a cada vez mais pessoas pois é uma forma de dar a conhecer situações que devem ser do interesse de todos.
Gostava humildemente de colocar apenas uma questão, eu ainda não tenho uma opinião completamente formada em relação ao projecto para o Terreiro do Paço, mas verifico que aqui neste blog já todos têm e de uma forma geral é extremamente negativa, no fundo apenas gostava de ouvir a vossa opinião, o que é que realmente não gostam no projecto? o que é que torna este projecto tão polêmico? São as formalidades/ilegalidades ou é mesmo o projecto/imagem que acham ser incrívelmente horrivel e vos faz odia-lo?
Atenção sou imparcial, não estou a tirar por ninguém, apenas queria perceber o porque de tanta revolta, és este projecto extraordináriamente horrivel?

Ferreira arq disse...

Sem ofensas, esse projecto que anda a ser apresentado ao público às pinguinhas, é mesmo fraco.
Não compreendeu sequer os termos em que foi edificada esta praça, projectada há mais de 200 anos para "Praça do Comércio", referencial de um país que nessa data geria um império.

Foi edificada no pós terramoto, no mesmo local do antigo Terreiro do Paço, velho largo de características quase medievais.

A actual praça tem subjacente um plano de uma interacção social muito marcada, para a escala de uma capital, que não foi compreendida pelos intervenientes do projecto.

Estes relegaram aquilo que deveria ser, na capital, a principal praça "com alma", apenas em benefício de um projecto individualista, marcante da identidade do seu autor, do tipo "área de eventos" de um centro comercial.
Tudo isto nos entristece.

Fica o link de alguns posts sobre estas alterações à nossa Praça do Comércio:
http://forumsociedadecivil.blogspot.com/search/label/a%20pra%C3%A7a%20do%20com%C3%A9rcio